O dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232125 no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 7.559,06

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

211 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 4.418,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

86 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Infantil - Pré-Escola

R$ 5.826,26

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

340 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de filosofia no ensino médio Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Filosofia no Ensino Médio

O Professor de filosofia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.

Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do Professor de filosofia no ensino médio

O profissional Professor de Filosofia no Ensino Médio deve comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, preparar aulas, participar de atividades institucionais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio

Um Professor de filosofia no ensino médio deve orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, definir o calendário, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular a participação do aluno nas atividades, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, discutir questões pedagógicas com os pares, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, incentivar a capacidade criadora dos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, adequar o planejamento às aulas, atender pais e alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, requisitar material pedagógico, administrar conflitos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, determinar temas e conteúdos da disciplina, indicar os avanços da aprendizagem, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, assumir cargos de coordenação, representação, direção, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, aplicar instrumentos de avaliação, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, estruturar a transmissão do conhecimento, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, dialogar com os alunos, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, elaborar instrumentos de avaliação, indicar compra de material didático e pedagógico, subsidiar os alunos para autoavaliação, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, definir objetivos para a área de conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, ler jornais, revistas, periódicos e livros, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, interagir com os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, selecionar textos e bibliografia da aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, influir na definição dos planos de carreira, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, expressar-se com clareza, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, escolher material didático e pedagógico, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, conceber o projeto pedagógico da escola, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, medir o conhecimento específico, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, relacionar-se com a comunidade escolar, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, estimular a continuidade da escolaridade, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, acompanhar processo de aprendizagem, atentar para reações dos alunos na sala, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, estabelecer empatia com os alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, preparar-se para concursos docentes, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Filosofia no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Filosofia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Filosofia no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 232125 salário