O dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232125 no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 34.115,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

166 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.256,46

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

55 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de filosofia no ensino médio Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Filosofia no Ensino Médio

O Professor de filosofia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.

Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do Professor de filosofia no ensino médio

O profissional Professor de Filosofia no Ensino Médio deve planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, ensinar, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, participar de atividades institucionais, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio

Um Professor de filosofia no ensino médio deve discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, acompanhar processo de aprendizagem, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, expressar-se com clareza, conceber o projeto pedagógico da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, indicar os avanços da aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, estruturar a transmissão do conhecimento, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, subsidiar os alunos para autoavaliação, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, incentivar a capacidade criadora dos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, atentar para reações dos alunos na sala, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, integrar grupos de estudos interdisciplinares, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, determinar temas e conteúdos da disciplina, dialogar com os alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, adequar o planejamento às aulas, administrar conflitos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, relacionar-se com a comunidade escolar, definir objetivos para a área de conhecimento, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, estabelecer empatia com os alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, medir o conhecimento específico, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, assumir cargos de coordenação, representação, direção, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, atender pais e alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, ministrar aulas teóricas e práticas, intervir na definição dos orçamentos da escola, interagir com os alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, influir na definição dos planos de carreira, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, indicar compra de material didático e pedagógico, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, elaborar instrumentos de avaliação, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, ler jornais, revistas, periódicos e livros, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, requisitar material pedagógico, escolher material didático e pedagógico, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, definir o calendário, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, preparar-se para concursos docentes, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, estimular a continuidade da escolaridade, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Filosofia no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Filosofia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 608 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Filosofia no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Filosofia no Ensino Médio CBO 232125 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Filosofia no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Filosofia no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 22h 3.855,29 4.004,71 5.651,56 37,21 6.40%
Rio de Janeiro 25h 2.859,13 2.969,94 4.191,26 23,31 6.10%
Minas Gerais 24h 3.727,99 3.872,47 5.464,95 31,87 7.40%
Pará 30h 3.800,81 3.948,12 5.571,71 26,68 6.70%
Paraná 27h 3.614,67 3.754,77 5.298,84 27,88 4.60%
Rio Grande do Sul 19h 3.236,16 3.361,59 4.743,97 35,52 7.50%
Santa Catarina 21h 3.544,85 3.682,24 5.196,49 35,19 6.50%
Bahia 21h 3.456,02 3.589,96 5.066,26 34,39 6.10%
Sergipe 27h 2.706,17 2.811,06 3.967,05 21,17 4.60%
Pernambuco 31h 4.618,49 4.797,49 6.770,36 31,27 7.10%
Goiás 29h 4.457,13 4.629,88 6.533,82 31,86 5.60%
Distrito Federal 25h 4.507,89 4.682,60 6.608,23 37,86 6.60%
Mato Grosso 20h 3.628,30 3.768,92 5.318,82 38,43 5.70%
Amapá 31h 2.350,74 2.441,85 3.446,01 15,71 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Filosofia no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Filosofia no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Filosofia no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 21 4.097,64 4.256,46 6.006,84 41,36 6.20%
Rio de Janeiro, RJ 22 2.747,26 2.853,73 4.027,27 25,52 5.90%
Belém, PA 26 3.670,02 3.812,26 5.379,98 29,27 7.00%
Aracaju, SE 27 2.706,17 2.811,06 3.967,05 21,17 4.50%
Belo Horizonte, MG 19 4.480,99 4.654,66 6.568,79 48,85 4.20%
Brasília, DF 25 4.507,89 4.682,60 6.608,23 37,86 5.90%
Salvador, BA 18 4.059,92 4.217,27 5.951,53 46,86 4.70%
Curitiba, PR 34 5.334,70 5.541,46 7.820,28 32,67 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Filosofia no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Filosofia no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.717,05 3.861,11 5.448,91 7.60%
Ensino médio 3.964,50 4.118,15 5.811,66 6.80%
Educação infantil - pré-escola 3.894,35 4.045,28 5.708,82 8.10%
Cursos preparatórios para concursos 3.932,85 4.085,27 5.765,26 8.10%
Educação infantil - creche 3.569,91 3.708,27 5.233,22 7.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.731,92 3.876,56 5.470,72 5.00%
Educação profissional de nível técnico 3.153,97 3.276,21 4.623,49 4.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 6.477,65 6.728,70 9.495,74 5.80%
Educação superior - graduação 3.083,37 3.202,88 4.519,99 6.40%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.016,15 2.094,29 2.955,52 6.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.555,30 2.654,33 3.745,87 4.60%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.454,47 2.549,60 3.598,07 6.90%
Administração pública em geral 4.244,74 4.409,25 6.222,47 6.50%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.924,80 5.115,67 7.219,38 8.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.279,65 2.368,00 3.341,79 7.80%
Ensino de idiomas 8.161,68 8.478,00 11.964,41 5.10%
Educação superior - pós-graduação e extensão 5.175,90 5.376,50 7.587,48 8.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.684,71 1.750,00 2.469,65 7.10%
Atividades de organizações religiosas 1.625,02 1.688,00 2.382,16 8.00%
Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos 2.079,41 2.160,00 3.048,26 4.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.