O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Didática

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Didática deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, comunicar-se, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, discutir resultados de avaliação, estudar propostas e políticas educacionais, participar de colegiados, atuar em debates, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir artigos para divulgação, exercer cargos de representação, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar convênios, organizar publicações, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, demonstrar postura ética, elaborar pareceres, participar de reuniões, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), dialogar com os professores da instituição, estudar a produção científica da área, estudar outros idiomas, dialogar com as entidades representativas, gerenciar projetos, coordenar grupos de pesquisa, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, realizar revisão da literatura na área, planejar eventos e seminários, colaborar em comissões de avaliação, avaliar o desenvolvimento das aulas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, dominar a língua portuguesa, avaliar material didático, avaliar a própria prática de pesquisa, planejar pesquisas, produzir instrumentos de avaliação, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, participar de associações de classe, coordenar equipes de trabalho, gerenciar convênios, planejar a produção de materiais didáticos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar planos de ação pedagógica, orientar monitores, produzir planos de cursos e de aulas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estudar a legislação educacional, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), divulgar resultados de pesquisas, atuar em banca examinadora docente e discente, trabalhar em equipe, avaliar projetos de pesquisa, constituir grupos de pesquisa, avaliar projetos de extensão, proferir palestras, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar aulas, analisar os problemas da realidade brasileira, prestar assessoria a órgãos públicos, atuar em comissões editoriais, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, produzir transparências, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar pesquisas, coordenar cursos, avaliar currículos de alunos, produzir vídeos, analisar pesquisas educacionais, auto avaliar-se, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, dialogar com os alunos, redigir relatórios de pesquisa, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, desenvolver propostas de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar no processo de seleção de alunos e professores, sugerir composição de bancas examinadoras, compromissar-se social e politicamente, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, participar de atividades culturais, trabalhar com diferentes formas de interação humana, redigir publicações científicas, produzir hipertextos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, participar de comissões, atender alunos, individualmente e em grupo, avaliar trabalhos científicos, realizar eventos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, exercer cargos de direção, treinar auxiliares de pesquisa, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, desenvolver atividades interativas, planejar os ambientes de aprendizagem, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, prever fontes de financiamento, demonstrar postura crítica, coordenar eventos, atribuir notas e conceitos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, coordenar reuniões, preencher relatórios de atividades, planejar projetos de extensão, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, organizar coletâneas, sistematizar conteúdos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar políticas educacionais, coordenar projetos de extensão, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de associações científicas, produzir textos para uso pedagógico, coordenar projetos pedagógicos, orientar alunos de iniciação científica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, avaliar o desempenho dos alunos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar projetos de extensão, atuar em projetos de extensão, produzir cartazes, programar cursos para atendimento a demandas externas, avaliar cursos, elaborar programas e cronogramas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, participar de congressos e eventos científicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Didática CBO 234505 salário