O dissídio de Professor de Didática (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Didática (ensino Superior).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Didática (ensino Superior)

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Didática (ensino Superior) deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, demonstrar competências pessoais, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar reuniões, coordenar eventos, elaborar programas e cronogramas, estudar a legislação educacional, atuar em projetos de extensão, coordenar projetos pedagógicos, planejar pesquisas, planejar projetos de extensão, avaliar currículos de alunos, avaliar material didático, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, gerenciar convênios, participar de reuniões, estudar a produção científica da área, planejar a produção de materiais didáticos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, dialogar com as entidades representativas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar monitores, treinar auxiliares de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar grupos de pesquisa, sistematizar conteúdos, coordenar cursos, exercer cargos de direção, avaliar currículos e propostas pedagógicas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir hipertextos, dominar a língua portuguesa, coordenar convênios, auto avaliar-se, sugerir composição de bancas examinadoras, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), discutir resultados de avaliação, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de associações científicas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, redigir publicações científicas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, estudar propostas e políticas educacionais, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, realizar revisão da literatura na área, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coordenar equipes de trabalho, atuar em debates, produzir vídeos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, desenvolver propostas de avaliação, avaliar políticas educacionais, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, constituir grupos de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, avaliar o desempenho dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar os ambientes de aprendizagem, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, demonstrar postura ética, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir artigos para divulgação, participar de congressos e eventos científicos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, organizar coletâneas, redigir relatórios de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir cartazes, produzir instrumentos de avaliação, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, atuar em comissões editoriais, avaliar projetos de extensão, organizar publicações, participar de comissões, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, participar de colegiados, estudar diferentes formas de comunicação, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, planejar aulas, demonstrar postura crítica, planejar eventos e seminários, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, programar cursos para atendimento a demandas externas, participar de atividades culturais, estudar a constituição de profissões no campo educacional, avaliar projetos de pesquisa, dialogar com os alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar cursos, avaliar a própria prática de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), avaliar o desenvolvimento das aulas, prever fontes de financiamento, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, atribuir notas e conceitos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, analisar dados e materiais de pesquisa, gerenciar projetos, avaliar trabalhos científicos, proferir palestras, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, orientar alunos de iniciação científica, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar pesquisas, trabalhar em equipe, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, divulgar resultados de pesquisas, elaborar pareceres, realizar eventos, colaborar em comissões de avaliação, preencher relatórios de atividades, compromissar-se social e politicamente, prestar assessoria a órgãos públicos, analisar pesquisas educacionais, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir planos de cursos e de aulas, participar de associações de classe, coletar dados e materiais para pesquisa, exercer cargos de representação, estudar outros idiomas, produzir transparências, desenvolver atividades interativas, elaborar projetos de extensão, dialogar com os professores da instituição, analisar os problemas da realidade brasileira.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Didática (ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Didática (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Didática (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Didática (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Didática (ensino Superior) CBO 234505 salário