O dissídio de Professor de Didática (ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Didática (ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 7.720,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.185 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campinas - SP

R$ 14.832,21

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

926 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Didática (ensino Superior)

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Didática (ensino Superior) deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, orientar alunos, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve avaliar projetos de pesquisa, elaborar pareceres, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), treinar auxiliares de pesquisa, elaborar programas e cronogramas, coletar dados e materiais para pesquisa, compromissar-se social e politicamente, exercer cargos de direção, constituir grupos de pesquisa, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar convênios, atuar em debates, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar equipes de trabalho, avaliar material didático, prestar assessoria a órgãos públicos, elaborar projetos de extensão, avaliar projetos de extensão, planejar pesquisas, coordenar eventos, planejar projetos de extensão, divulgar resultados de pesquisas, produzir cartazes, atribuir notas e conceitos, planejar os ambientes de aprendizagem, coordenar pesquisas, demonstrar postura ética, participar de comissões, dialogar com os professores da instituição, produzir transparências, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar cursos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar políticas educacionais, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, realizar revisão da literatura na área, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar eventos e seminários, planejar a produção de materiais didáticos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, prever fontes de financiamento, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, organizar publicações, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, trabalhar em equipe, gerenciar convênios, analisar dados e materiais de pesquisa, gerenciar projetos, orientar monitores, colaborar em comissões de avaliação, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, organizar coletâneas, planejar aulas, planejar projetos de intervenção pedagógica, produzir artigos para divulgação, redigir publicações científicas, coordenar cursos, demonstrar postura crítica, avaliar trabalhos científicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, redigir relatórios de pesquisa, avaliar currículos de alunos, participar de associações de classe, coordenar projetos de extensão, exercer cargos de representação, atuar em projetos de extensão, participar de reuniões, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, proferir palestras, produzir planos de cursos e de aulas, estudar propostas e políticas educacionais, coordenar grupos de pesquisa, estudar diferentes formas de comunicação, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dialogar com as entidades representativas, avaliar o desempenho dos alunos, produzir textos para uso pedagógico, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, sistematizar conteúdos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, orientar alunos de iniciação científica, atuar em banca examinadora docente e discente, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, produzir vídeos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar áreas, disciplinas e turmas, produzir hipertextos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, analisar pesquisas educacionais, produzir instrumentos de avaliação, auto avaliar-se, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir resultados de avaliação, estabelecer relações com os órgãos de fomento, desenvolver atividades interativas, dominar a língua portuguesa, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, coordenar reuniões, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), trabalhar com diferentes formas de interação humana, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, estudar a legislação educacional, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, dialogar com os alunos, realizar eventos, coordenar projetos pedagógicos, programar cursos para atendimento a demandas externas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de colegiados, participar de congressos e eventos científicos, preencher relatórios de atividades, participar de atividades culturais, participar de associações científicas, avaliar a própria prática de pesquisa, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar outros idiomas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atender alunos, individualmente e em grupo, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, estudar a produção científica da área, atuar em comissões editoriais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Didática (ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Didática (ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024

O salário de Professor de Didática (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 11049 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Didática (ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Didática (ensino Superior) CBO 234505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Didática (ensino Superior) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Didática (ensino Superior) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 27h 7.321,91 7.605,68 10.733,37 57,18 4.40%
Minas Gerais 22h 5.452,99 5.664,33 7.993,68 50,75 6.40%
Ceará 33h 4.185,00 4.347,20 6.134,90 26,19 5.10%
Santa Catarina 28h 6.417,52 6.666,24 9.407,60 47,57 6.70%
Goiás 24h 4.796,20 4.982,09 7.030,87 42,33 7.10%
Rio Grande do Sul 23h 6.662,88 6.921,11 9.767,28 60,95 6.40%
Pernambuco 35h 5.754,25 5.977,27 8.435,30 34,60 5.50%
Rio de Janeiro 24h 5.649,50 5.868,46 8.281,75 48,43 4.80%
Paraná 26h 3.776,58 3.922,95 5.536,19 30,00 4.80%
Pará 35h 7.196,46 7.475,37 10.549,47 42,25 5.80%
Bahia 32h 3.940,70 4.093,43 5.776,77 25,97 7.10%
Espírito Santo 28h 5.664,88 5.884,44 8.304,29 42,35 7.50%
Rondônia 42h 6.300,97 6.545,18 9.236,76 31,26 6.70%
Paraíba 35h 4.178,37 4.340,31 6.125,18 24,70 5.90%
Amazonas 42h 7.432,10 7.720,14 10.894,90 37,07 4.10%
Maranhão 29h 5.389,34 5.598,21 7.900,37 38,88 7.80%
Alagoas 37h 4.723,42 4.906,49 6.924,18 26,29 4.60%
Piauí 33h 4.527,72 4.703,21 6.637,31 28,55 8.00%
Sergipe 20h 2.956,56 3.071,15 4.334,10 31,36 6.30%
Mato Grosso 30h 5.972,00 6.203,46 8.754,50 40,83 4.70%
Distrito Federal 26h 4.688,77 4.870,49 6.873,38 36,99 4.70%
Rio Grande do Norte 28h 2.563,04 2.662,37 3.757,22 19,03 4.40%
Tocantins 22h 5.116,19 5.314,48 7.499,95 47,38 8.00%
Roraima 30h 2.670,70 2.774,21 3.915,05 18,49 7.80%
Mato Grosso do Sul 13h 2.509,68 2.606,94 3.679,00 41,01 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Didática (ensino Superior).

Dissídio de Professor de Didática (ensino Superior) por cidade

Quanto ganha um Professor de Didática (ensino Superior) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Didática (ensino Superior) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 22 5.950,76 6.181,39 8.723,36 56,34 5.50%
Belo Horizonte, MG 17 4.735,30 4.918,83 6.941,60 56,99 4.30%
Goiânia, GO 19 4.318,90 4.486,29 6.331,19 46,66 7.80%
Sobral, CE 32 4.359,39 4.528,35 6.390,54 28,53 5.30%
Campinas, SP 41 14.278,80 14.832,21 20.931,66 72,68 5.70%
Recife, PE 35 6.995,82 7.266,96 10.255,35 41,62 6.80%
Fortaleza, CE 24 3.384,94 3.516,13 4.962,07 28,72 6.90%
Belém, PA 37 8.066,52 8.379,16 11.824,92 44,95 7.10%
Salvador, BA 29 4.092,96 4.251,60 5.999,98 29,29 5.60%
Crato, CE 44 4.231,97 4.395,99 6.203,75 20,08 7.80%
Palhoça, SC 27 5.381,21 5.589,77 7.888,45 41,15 4.20%
Manaus, AM 42 7.432,10 7.720,14 10.894,90 37,07 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 23 6.953,62 7.223,12 10.193,49 61,66 8.30%
Joinville, SC 37 9.323,13 9.684,47 13.667,01 52,15 6.90%
Maceió, AL 37 5.156,77 5.356,63 7.559,44 29,23 6.80%
Sete Lagoas, MG 37 7.520,83 7.812,32 11.024,98 42,10 7.20%
São Leopoldo, RS 5 1.617,48 1.680,17 2.371,11 67,21 7.70%
Porto Velho, RO 42 6.992,06 7.263,05 10.249,83 34,21 4.90%
Guarulhos, SP 32 6.101,03 6.337,48 8.943,65 39,93 6.70%
Vitoria, ES 35 7.179,39 7.457,64 10.524,45 42,72 7.20%
Brasília, DF 26 4.688,77 4.870,49 6.873,38 36,99 6.80%
São Luís, MA 29 5.119,29 5.317,70 7.504,49 36,41 7.50%
Aracaju, SE 20 2.953,37 3.067,83 4.329,41 30,95 7.60%
Palmas, TO 21 5.019,45 5.213,99 7.358,13 48,77 7.60%
Teresina, PI 35 4.869,62 5.058,35 7.138,49 28,98 7.00%
Bragança Paulista, SP 40 9.079,63 9.431,53 13.310,05 47,54 5.30%
Canoas, RS 26 9.414,42 9.779,29 13.800,83 75,02 6.10%
João Pessoa, PB 34 3.178,46 3.301,65 4.659,39 19,32 4.10%
Criciúma, SC 15 3.638,38 3.779,39 5.333,59 50,27 5.50%
Passo Fundo, RS 36 8.906,62 9.251,82 13.056,44 51,03 6.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Didática (ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Didática (ensino Superior) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 6.157,89 6.396,55 9.027,00 6.60%
Educação superior - graduação 5.211,56 5.413,54 7.639,75 6.60%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.840,33 3.989,17 5.629,64 7.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 7.151,54 7.428,71 10.483,62 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 2.799,40 2.907,90 4.103,71 6.90%
Ensino fundamental 4.897,69 5.087,51 7.179,64 6.80%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas 6.313,79 6.558,49 9.255,54 8.30%
Administração pública em geral 5.231,76 5.434,53 7.669,37 6.10%
Ensino médio 5.093,11 5.290,51 7.466,12 7.80%
Educação infantil - pré-escola 1.958,15 2.034,04 2.870,50 7.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 8.314,39 8.636,63 12.188,27 5.50%
Educação profissional de nível técnico 4.735,68 4.919,22 6.942,15 4.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.901,19 4.052,39 5.718,86 6.20%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 4.587,89 4.765,70 6.725,50 6.60%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 8.111,57 8.425,95 11.890,95 8.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 6.101,63 6.338,11 8.944,53 7.70%
Ensino de idiomas 3.974,50 4.128,54 5.826,32 6.90%
Educação infantil - creche 1.509,98 1.568,50 2.213,51 5.80%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 9.693,96 10.069,67 14.210,62 8.10%
Cursos preparatórios para concursos 3.673,24 3.815,60 5.384,69 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.