O dissídio de Professor de Didática (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Didática (ensino Superior).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Didática (ensino Superior)

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Didática (ensino Superior) deve orientar alunos, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, sistematizar conteúdos, elaborar pareceres, avaliar planos de ação pedagógica, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, elaborar programas e cronogramas, orientar monitores, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de reuniões, atender alunos, individualmente e em grupo, produzir cartazes, redigir relatórios de pesquisa, avaliar currículos de alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, compromissar-se social e politicamente, estudar outros idiomas, analisar os problemas da realidade brasileira, atuar em banca examinadora docente e discente, coletar dados e materiais para pesquisa, atuar em comissões editoriais, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), utilizar diferentes instrumentos de avaliação, sugerir composição de bancas examinadoras, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar a legislação educacional, prever fontes de financiamento, estudar diferentes formas de comunicação, participar de associações científicas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar reuniões, planejar a produção de materiais didáticos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, demonstrar postura crítica, participar de colegiados, atuar em debates, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, redigir publicações científicas, planejar pesquisas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de congressos e eventos científicos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, analisar pesquisas educacionais, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, produzir vídeos, produzir transparências, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar a própria prática de pesquisa, exercer cargos de direção, estabelecer relações com os órgãos de fomento, participar de associações de classe, planejar projetos de intervenção pedagógica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, programar cursos para atendimento a demandas externas, divulgar resultados de pesquisas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), coordenar equipes de trabalho, participar de atividades culturais, gerenciar convênios, coordenar cursos, produzir textos para uso pedagógico, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, trabalhar em equipe, orientar alunos de iniciação científica, gerenciar projetos, estudar a produção científica da área, atuar no processo de seleção de alunos e professores, avaliar o desenvolvimento das aulas, desenvolver atividades interativas, participar de comissões, auto avaliar-se, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar cursos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, elaborar projetos de extensão, avaliar políticas educacionais, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, analisar dados e materiais de pesquisa, produzir hipertextos, produzir planos de cursos e de aulas, dialogar com os professores da instituição, coordenar pesquisas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, preencher relatórios de atividades, proferir palestras, discutir resultados de avaliação, dialogar com as entidades representativas, desenvolver propostas de avaliação, demonstrar postura ética, planejar aulas, treinar auxiliares de pesquisa, organizar coletâneas, colaborar em comissões de avaliação, realizar revisão da literatura na área, prestar assessoria a órgãos públicos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar projetos de pesquisa, constituir grupos de pesquisa, coordenar projetos de extensão, atribuir notas e conceitos, avaliar material didático, organizar publicações, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar eventos, coordenar grupos de pesquisa, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, planejar projetos de extensão, dominar a língua portuguesa, atuar em projetos de extensão, planejar os ambientes de aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, realizar eventos, coordenar projetos pedagógicos, exercer cargos de representação, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, produzir instrumentos de avaliação, produzir artigos para divulgação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar projetos de extensão, coordenar convênios, dialogar com os alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar propostas e políticas educacionais, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, planejar eventos e seminários, avaliar trabalhos científicos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Didática (ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Didática (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Didática (ensino Superior) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Didática (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Didática (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Didática (ensino Superior) CBO 234505 salário