O dissídio de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234435 no cargo de Professor de Clínica Médica (ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 12.358,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
327 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 4.210,32
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
186 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Atendimento Hospitalar
R$ 10.457,36
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
716 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de medicina Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Clínica Médica (ensino Superior)
O Professor de medicina planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do Professor de medicina
O profissional Professor de Clínica Médica (ensino Superior) deve demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, planejar cursos, divulgar produção acadêmica, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, comunicar-se, participar da administração universitária, orientar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina
Um Professor de medicina deve chefiar departamento, definir bibliografia, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, definir carga horária, coordenar implantação de cursos, demonstrar capacidade de organização, agir com senso crítico, coordenar missões científicas, definir elenco de disciplinas, estimular atitude crítica, estabelecer número de vagas, preparar avaliações, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar disciplinas, estimular auto aprendizado, selecionar metodologia de ensino, demonstrar capacidade de motivação, definir critérios e calendário de avaliação, partilhar conhecimento, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, definir políticas acadêmicas, participar de bancas de concursos, instruir alunos em técnicas especiais, revisar literatura, identificar demanda de mercado, elaborar pareceres diversos, trabalhar em grupo, propor alterações em estrutura curricular, demonstrar capacidade de síntese, orientar elaboração de projetos e textos científicos, atualizar literatura, revisar avaliações, preparar documentação científica, definir objetivos de cursos, registrar resultados de avaliações, elaborar ementas, ministrar atividades de campo, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, estimular desenvolvimento de conduta ética, coletar dados, ter visão global, coordenar seminários e grupos de discussão, argumentar com clareza e consistência, elaborar proposta de criação de curso, oferecer cursos, submeter textos para publicação, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, treinar equipe de pesquisa, interpretar mensagens orais (compreensão oral), discutir avaliação com aluno, participar de eventos científicos, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, estabelecer intercâmbio científico, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, preparar material didático, gerenciar recursos das pesquisas, presidir órgãos colegiados, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, revisar textos, prestar assessorias e consultorias, agir com disciplina, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, divulgar resultados de avaliação, ministrar aulas práticas, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, analisar processo de avaliação, coordenar pesquisa, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, compor apresentação final de publicações, demonstrar capacidade de análise, expressar-se oralmente, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, estabelecer metodologia de pesquisa, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, esclarecer dúvidas, orientar execução de tarefas, redigir boletins, registrar frequência de aluno, participar de comissões, constituir corpo docente, integrar direção de associações científicas e profissionais, ministrar aulas expositivas, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, expressar-se por escrito, estimular realização de trabalhos em grupo, orientar percurso acadêmico do aluno, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), identificar pré-requisitos, supervisionar estágios curriculares, propor convênios, integrar corpo editorial de revistas, adaptar equipamentos e materiais, constituir equipe de pesquisa, supervisionar experimentos, corrigir trabalhos acadêmicos, preparar apresentação de resultados, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, obter financiamento para publicação, implementar ações educativas e preventivas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, elaborar cronograma de atividades, elaborar projetos, analisar dados, liderar pessoas, executar consultoria ´ad hoc´, coordenar eventos científicos, coordenar projetos institucionais, selecionar conteúdo, participar de órgãos colegiados, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, conceder entrevistas à mídia, desenvolver equipamentos e materiais, instruir alunos na formação de atitudes, proferir palestras e conferências, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, captar recursos materiais e financeiros, definir perfil de profissional de conclusão, demonstrar criatividade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Clínica Médica (ensino Superior) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 4.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Clínica Médica (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Clínica Médica (ensino Superior) ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.524 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Clínica Médica (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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