O dissídio de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234435 no cargo de Professor de Clínica Médica (ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 12.358,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

327 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 4.210,32

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

186 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento Hospitalar

R$ 10.457,36

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

716 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de medicina Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Clínica Médica (ensino Superior)

O Professor de medicina planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.

Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.

Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.

Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.

Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.

Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.

Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.

Funções do Professor de medicina

O profissional Professor de Clínica Médica (ensino Superior) deve preparar aulas teóricas e práticas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, participar da administração universitária, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de extensão, orientar alunos, planejar cursos, desenvolver pesquisas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de medicina

Um Professor de medicina deve orientar execução de tarefas, ministrar atividades de campo, participar de bancas de concursos, definir elenco de disciplinas, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, atualizar literatura, argumentar com clareza e consistência, definir políticas acadêmicas, definir carga horária, supervisionar experimentos, agir com senso crítico, definir bibliografia, identificar pré-requisitos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, identificar demanda de mercado, revisar avaliações, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, coordenar seminários e grupos de discussão, estabelecer número de vagas, preparar avaliações, ter visão global, elaborar projetos, constituir equipe de pesquisa, coordenar eventos científicos, propor alterações em estrutura curricular, presidir órgãos colegiados, agir com disciplina, registrar resultados de avaliações, estimular atitude crítica, liderar pessoas, definir critérios e calendário de avaliação, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, instruir alunos em técnicas especiais, estabelecer intercâmbio científico, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, gerenciar recursos das pesquisas, coordenar implantação de cursos, coordenar disciplinas, trabalhar em grupo, registrar frequência de aluno, ministrar aulas expositivas, analisar processo de avaliação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, discutir avaliação com aluno, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), estimular desenvolvimento de conduta ética, selecionar conteúdo, proferir palestras e conferências, demonstrar capacidade de síntese, coordenar missões científicas, preparar material didático, coordenar pesquisa, definir perfil de profissional de conclusão, oferecer cursos, preparar apresentação de resultados, elaborar ementas, estimular realização de trabalhos em grupo, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, orientar percurso acadêmico do aluno, expressar-se por escrito, prestar assessorias e consultorias, supervisionar estágios curriculares, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, coordenar projetos institucionais, expressar-se oralmente, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, instruir alunos na formação de atitudes, constituir corpo docente, executar consultoria ´ad hoc´, coletar dados, revisar literatura, submeter textos para publicação, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), revisar textos, treinar equipe de pesquisa, corrigir trabalhos acadêmicos, integrar direção de associações científicas e profissionais, demonstrar criatividade, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, implementar ações educativas e preventivas, analisar dados, ministrar aulas práticas, elaborar pareceres diversos, selecionar metodologia de ensino, participar de eventos científicos, demonstrar capacidade de motivação, integrar corpo editorial de revistas, chefiar departamento, propor convênios, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, obter financiamento para publicação, demonstrar capacidade de organização, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, demonstrar capacidade de análise, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, partilhar conhecimento, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, participar de órgãos colegiados, interpretar mensagens orais (compreensão oral), adaptar equipamentos e materiais, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, orientar elaboração de projetos e textos científicos, elaborar proposta de criação de curso, desenvolver equipamentos e materiais, elaborar cronograma de atividades, definir objetivos de cursos, estabelecer metodologia de pesquisa, estimular auto aprendizado, captar recursos materiais e financeiros, conceder entrevistas à mídia, redigir boletins, esclarecer dúvidas, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, participar de comissões, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, divulgar resultados de avaliação, compor apresentação final de publicações, preparar documentação científica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Clínica Médica (ensino Superior) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Clínica Médica (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Clínica Médica (ensino Superior) ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025

O salário de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.524 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Clínica Médica (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Clínica Médica (ensino Superior) CBO 234435 salário