O dissídio de Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234435 no cargo de Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 12.358,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
327 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 4.210,32
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
186 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Atendimento Hospitalar
R$ 10.457,36
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
716 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de medicina Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior)
O Professor de medicina planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do Professor de medicina
O profissional Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) deve avaliar alunos, disciplinas e cursos, comunicar-se, planejar cursos, realizar atividades de extensão, participar da administração universitária, desenvolver pesquisas, divulgar produção acadêmica, demonstrar competências pessoais, ministrar atividades didáticas, preparar aulas teóricas e práticas, orientar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina
Um Professor de medicina deve presidir órgãos colegiados, conceder entrevistas à mídia, expressar-se oralmente, prestar assessorias e consultorias, identificar demanda de mercado, expressar-se por escrito, orientar execução de tarefas, compor apresentação final de publicações, coordenar implantação de cursos, analisar processo de avaliação, coordenar missões científicas, coordenar projetos institucionais, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, participar de bancas de concursos, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), participar de órgãos colegiados, executar consultoria ´ad hoc´, divulgar resultados de avaliação, gerenciar recursos das pesquisas, propor alterações em estrutura curricular, liderar pessoas, elaborar proposta de criação de curso, revisar literatura, selecionar conteúdo, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, preparar documentação científica, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, coordenar eventos científicos, definir bibliografia, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, orientar elaboração de projetos e textos científicos, elaborar pareceres diversos, supervisionar estágios curriculares, supervisionar experimentos, partilhar conhecimento, chefiar departamento, elaborar projetos, coordenar disciplinas, definir elenco de disciplinas, ministrar atividades de campo, participar de eventos científicos, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, integrar corpo editorial de revistas, adaptar equipamentos e materiais, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, oferecer cursos, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, demonstrar capacidade de análise, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, instruir alunos em técnicas especiais, agir com disciplina, estabelecer intercâmbio científico, definir critérios e calendário de avaliação, estimular desenvolvimento de conduta ética, preparar avaliações, argumentar com clareza e consistência, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, demonstrar criatividade, captar recursos materiais e financeiros, preparar apresentação de resultados, redigir boletins, estabelecer metodologia de pesquisa, estabelecer número de vagas, interpretar mensagens orais (compreensão oral), discutir avaliação com aluno, analisar dados, submeter textos para publicação, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes, demonstrar capacidade de síntese, proferir palestras e conferências, definir perfil de profissional de conclusão, implementar ações educativas e preventivas, definir carga horária, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, esclarecer dúvidas, ministrar aulas práticas, orientar percurso acadêmico do aluno, constituir corpo docente, atualizar literatura, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, identificar pré-requisitos, estimular atitude crítica, preparar material didático, registrar resultados de avaliações, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, definir objetivos de cursos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, demonstrar capacidade de motivação, definir políticas acadêmicas, elaborar cronograma de atividades, integrar direção de associações científicas e profissionais, demonstrar capacidade de organização, estimular realização de trabalhos em grupo, agir com senso crítico, ter visão global, treinar equipe de pesquisa, elaborar ementas, registrar frequência de aluno, propor convênios, coordenar seminários e grupos de discussão, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, estimular auto aprendizado, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, obter financiamento para publicação, coordenar pesquisa, trabalhar em grupo, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), selecionar metodologia de ensino, coletar dados, participar de comissões, revisar avaliações, ministrar aulas expositivas, revisar textos, corrigir trabalhos acadêmicos, desenvolver equipamentos e materiais, constituir equipe de pesquisa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.524 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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