O dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232105 no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 25.391,52
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
392 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Trindade - GO
R$ 6.893,12
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
143 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de artes no ensino médio Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Artes no Ensino Médio
O Professor de artes no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.
Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.
Propõe projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de artes no ensino médio
O profissional Professor de Artes no Ensino Médio deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, comunicar-se, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio
Um Professor de artes no ensino médio deve indicar compra de material didático e pedagógico, elaborar instrumentos de avaliação, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, preparar-se para concursos docentes, incentivar a capacidade criadora dos alunos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, definir objetivos para a área de conhecimento, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, subsidiar os alunos para autoavaliação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, escolher material didático e pedagógico, determinar temas e conteúdos da disciplina, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, intervir na definição dos orçamentos da escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, adequar o planejamento às aulas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular a continuidade da escolaridade, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, medir o conhecimento específico, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, estruturar a transmissão do conhecimento, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, refletir continuamente sobre a própria prática docente, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, atentar para reações dos alunos na sala, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, acompanhar processo de aprendizagem, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, expressar-se com clareza, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, interagir com os alunos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, indicar os avanços da aprendizagem, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, influir na definição dos planos de carreira, discutir questões pedagógicas com os pares, requisitar material pedagógico, estabelecer empatia com os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, relacionar-se com a comunidade escolar, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, dialogar com os alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, ministrar aulas teóricas e práticas, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, selecionar textos e bibliografia da aula, definir o calendário, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, aplicar instrumentos de avaliação, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, atender pais e alunos, administrar conflitos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, comentar os resultados das avaliações com os alunos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, escolher livro didático, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, assumir cargos de coordenação, representação, direção, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, ler jornais, revistas, periódicos e livros, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Artes no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1239 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Artes no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 28h | 3.726,99 | 3.871,43 | 5.463,49 | 27,76 | 4.40% |
Rio de Janeiro | 29h | 4.575,29 | 4.752,61 | 6.707,03 | 32,89 | 6.20% |
Paraná | 30h | 2.623,45 | 2.725,13 | 3.845,79 | 18,07 | 6.50% |
Distrito Federal | 30h | 5.801,66 | 6.026,52 | 8.504,80 | 39,85 | 6.50% |
Minas Gerais | 30h | 2.870,31 | 2.981,56 | 4.207,66 | 20,01 | 6.60% |
Santa Catarina | 31h | 3.839,52 | 3.988,33 | 5.628,44 | 25,34 | 6.20% |
Goiás | 36h | 4.112,69 | 4.272,09 | 6.028,90 | 24,02 | 7.10% |
Mato Grosso | 24h | 2.371,98 | 2.463,91 | 3.477,14 | 20,40 | 4.20% |
Bahia | 28h | 2.376,84 | 2.468,96 | 3.484,26 | 17,57 | 7.30% |
Ceará | 28h | 24.444,14 | 25.391,52 | 35.833,27 | 183,43 | 5.00% |
Rio Grande do Sul | 21h | 3.436,50 | 3.569,69 | 5.037,65 | 34,66 | 6.70% |
Pará | 31h | 4.395,41 | 4.565,77 | 6.443,35 | 29,79 | 7.70% |
Maranhão | 27h | 4.242,43 | 4.406,85 | 6.219,08 | 33,07 | 5.20% |
Mato Grosso do Sul | 18h | 2.111,56 | 2.193,40 | 3.095,39 | 24,30 | 7.20% |
Pernambuco | 32h | 2.904,04 | 3.016,59 | 4.257,10 | 18,89 | 4.80% |
Amazonas | 29h | 3.437,34 | 3.570,56 | 5.038,88 | 24,68 | 5.10% |
Sergipe | 30h | 3.986,72 | 4.141,23 | 5.844,23 | 27,89 | 5.40% |
Alagoas | 30h | 2.996,15 | 3.112,28 | 4.392,14 | 20,54 | 7.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Artes no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 30 | 4.358,95 | 4.527,89 | 6.389,89 | 30,36 | 7.70% |
Brasília, DF | 30 | 5.801,66 | 6.026,52 | 8.504,80 | 39,85 | 7.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 32 | 6.416,56 | 6.665,25 | 9.406,19 | 41,76 | 6.80% |
Campos Novos, SC | 41 | 4.818,53 | 5.005,28 | 7.063,60 | 24,54 | 6.20% |
Trindade, GO | 44 | 6.635,93 | 6.893,12 | 9.727,78 | 31,33 | 6.00% |
Cuiabá, MT | 18 | 2.209,71 | 2.295,35 | 3.239,26 | 25,38 | 6.20% |
Curitiba, PR | 25 | 2.568,46 | 2.668,01 | 3.765,17 | 21,49 | 7.50% |
Goiânia, GO | 31 | 2.846,90 | 2.957,24 | 4.173,34 | 18,96 | 4.10% |
Apucarana, PR | 43 | 1.870,79 | 1.943,30 | 2.742,44 | 9,00 | 5.40% |
Salvador, BA | 30 | 2.881,78 | 2.993,47 | 4.224,48 | 19,71 | 8.20% |
Manaus, AM | 29 | 3.437,34 | 3.570,56 | 5.038,88 | 24,68 | 4.80% |
São Bernardo do Campo, SP | 32 | 3.753,43 | 3.898,90 | 5.502,24 | 24,23 | 7.80% |
Bertioga, SP | 40 | 4.880,47 | 5.069,63 | 7.154,41 | 25,35 | 6.70% |
Niterói, RJ | 32 | 3.192,07 | 3.315,79 | 4.679,34 | 20,49 | 7.50% |
Extrema, MG | 19 | 1.885,91 | 1.959,00 | 2.764,60 | 20,90 | 5.30% |
Louveira, SP | 26 | 5.091,66 | 5.289,00 | 7.464,00 | 41,21 | 5.30% |
São Luís, MA | 25 | 4.683,48 | 4.865,00 | 6.865,63 | 39,06 | 6.30% |
Santo André, SP | 32 | 5.075,38 | 5.272,09 | 7.440,13 | 33,23 | 5.10% |
Maceió, AL | 28 | 3.021,76 | 3.138,87 | 4.429,67 | 22,28 | 5.10% |
Congonhas, MG | 41 | 3.100,35 | 3.220,51 | 4.544,88 | 15,85 | 7.00% |
Belém, PA | 31 | 5.453,89 | 5.665,26 | 7.994,99 | 36,23 | 5.40% |
São José dos Campos, SP | 36 | 3.289,70 | 3.417,20 | 4.822,46 | 19,09 | 6.30% |
Recife, PE | 37 | 3.823,22 | 3.971,40 | 5.604,56 | 21,24 | 5.50% |
Tauá, CE | 14 | 49.251,17 | 51.160,00 | 72.198,53 | 741,45 | 7.50% |
Barroso, MG | 29 | 3.547,51 | 3.685,00 | 5.200,38 | 25,86 | 5.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Artes no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Artes no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.966,26 | 4.119,98 | 5.814,24 | 6.00% | |
Ensino médio | 4.871,57 | 5.060,38 | 7.141,36 | 6.50% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.350,07 | 3.479,91 | 4.910,96 | 6.10% | |
Administração pública em geral | 3.682,87 | 3.825,60 | 5.398,80 | 7.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.342,08 | 3.471,61 | 4.899,24 | 6.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.756,79 | 5.979,91 | 8.439,02 | 5.20% | |
Educação infantil - creche | 2.715,54 | 2.820,78 | 3.980,77 | 5.00% | |
Agências de publicidade | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.607,79 | 4.786,37 | 6.754,67 | 7.70% | |
Educação superior - graduação | 6.950,83 | 7.220,23 | 10.189,40 | 6.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.033,34 | 2.112,14 | 2.980,72 | 5.20% | |
Ensino de música | 1.870,79 | 1.943,30 | 2.742,44 | 7.90% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 40.933,96 | 42.520,44 | 60.006,13 | 6.80% | |
Ensino de esportes | 2.139,31 | 2.222,22 | 3.136,07 | 7.30% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 2.231,38 | 2.317,86 | 3.271,03 | 7.40% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.915,26 | 4.067,00 | 5.739,47 | 5.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.479,25 | 2.575,34 | 3.634,40 | 5.80% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7.40% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 2.009,13 | 2.087,00 | 2.945,24 | 7.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.829,76 | 2.939,43 | 4.148,21 | 6.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |