O dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232105 no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 31.138,80

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

411 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.556,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

157 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.789,09

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

418 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de artes no ensino médio Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Artes no Ensino Médio

O Professor de artes no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de artes no ensino médio

O profissional Professor de Artes no Ensino Médio deve ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio deve estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, preparar-se para concursos docentes, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, adequar o planejamento às aulas, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, escolher livro didático, expressar-se com clareza, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, medir o conhecimento específico, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, definir objetivos para a área de conhecimento, comentar os resultados das avaliações com os alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, incentivar a capacidade criadora dos alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, indicar compra de material didático e pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, refletir continuamente sobre a própria prática docente, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, administrar conflitos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, estimular a participação do aluno nas atividades, subsidiar os alunos para autoavaliação, relacionar-se com a comunidade escolar, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, acompanhar processo de aprendizagem, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, ministrar aulas teóricas e práticas, conceber o projeto pedagógico da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, selecionar textos e bibliografia da aula, interagir com os alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, influir na definição dos planos de carreira, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, escolher material didático e pedagógico, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, indicar os avanços da aprendizagem, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, requisitar material pedagógico, estimular a continuidade da escolaridade, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, determinar temas e conteúdos da disciplina, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, estabelecer empatia com os alunos, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, atender pais e alunos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, estruturar a transmissão do conhecimento, discutir questões pedagógicas com os pares, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, ler jornais, revistas, periódicos e livros, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, dialogar com os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, assumir cargos de coordenação, representação, direção, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, definir o calendário, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, intervir na definição dos orçamentos da escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Artes no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.235 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 232105 salário