O dissídio de Professor Das Séries Iniciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Das Séries Iniciais.
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 5.138,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
17.547 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.483,95
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.022 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais
R$ 5.917,97
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
15.229 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor Das Séries Iniciais
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O profissional Professor Das Séries Iniciais deve comunicar-se, efetuar registros burocráticos pedagógicos, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, ministrar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve manter vínculos afetivos com os alunos, preparar instrumentos para registro do evento, divulgar os trabalhos dos alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, sugerir metodologias de ensino, dialogar com os alunos, propor situações-problema aos alunos, registrar frequência dos alunos, fixar objetivos de avaliação, produzir material didático, criar atividade paralela de reforço, preparar roteiro de observação para os alunos, ajustar planejamento à classe, preencher fichas descritivas, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, relatar evasão escolar, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, atuar em reuniões de professores, opinar sobre propostas pedagógicas, consultar legislação educacional, analisar material didático e paradidático, escolher temas para reuniões, selecionar material didático, criar material didático, sugerir projetos para a comunidade escolar, registrar conceitos e notas dos alunos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, organizar visitas a espaços culturais, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, formar grupos para atuação nos eventos, interagir com a comunidade escolar, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, empregar atividades de recuperação paralela, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, definir critérios de avaliação, traçar os objetivos dos eventos, trocar experiências com os pares e especialistas, corrigir trabalhos dos alunos, convencionar regras de convivência, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, expressar-se em vários níveis de linguagem, atualizar-se, notificar os pais sobre a situação dos alunos, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, revisar conteúdos, discutir o conteúdo científico com os alunos, divulgar os eventos da escola, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, monitorar trabalhos em grupo, atuar em reuniões de pais, proceder com criatividade, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, propor trabalhos e atividades, comunicar-se com diferentes faixas etárias, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, organizar palestras, registrar aulas previstas e dadas, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer estratégias de avaliação, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, proceder com clareza, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, programar pauta das reuniões, pesquisar material didático e paradidático, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, exercer autoridade com critério, apresentar relatórios às autoridades competentes, definir metodologias de ensino, estabelecer cronograma de atividades, conversar com os pais dos alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, sugerir formas para qualificação do docente, apresentar capacidade de trabalho em equipe, anotar ocorrências anômalas, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, planejar as atividades periódicas da área, discutir conceitos de religiosidade, registrar conteúdos e atividades ministrados, determinar objetivo da aula, preparar o cronograma dos eventos, definir estratégias de ensino, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, acompanhar trabalho diário do aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, estabelecer conteúdos mínimos por série, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, listar fontes de pesquisa para o aluno, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, sugerir objetivos gerais e específicos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, relacionar os conteúdos aos temas transversais, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, proceder com ética e moral, dominar a modalidade escrita da língua, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, contatar instituições para viabilização de atividades, divulgar a produção da escola na comunidade, definir temas transversais e interdisciplinares, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, instruir os alunos para participar dos eventos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Das Séries Iniciais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 7.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Das Séries Iniciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025
O salário de Professor Das Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Das Séries Iniciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: