O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.284,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

400 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guapimirim - RJ

R$ 8.567,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

207 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga

R$ 11.641,06

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

184 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Primeiro Oficial de Náutica (imediato) deve operar cargas, gerenciar operações, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal, administrar pessoal.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve conferir certificação da tripulação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, emitir permissão para trabalho, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de segurança, coordenar reuniões de segurança, coordenar postos de emergência, avaliar as condições para desamarração, trabalhar em equipe, proferir palestras, operar equipamentos de navegação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, orientar estagiário-aluno a bordo, transportar passageiros, acionar plano de contingência, conduzir embarcação rápida de salvamento, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar material de passadiço, operar guincho de manuseio de âncoras, verificar peação da carga, avaliar a quantidade de carga movimentada, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de autocontrole, verificar compatibilidade de cargas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, operar cobertas de cargas, realizar comunicação de bordo, demonstrar raciocínio matemático, executar procedimentos para navegação costeira, controlar atmosfera do tanque, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de adaptação, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar postos de manobra de amarração, inspecionar equipamentos de convés, supervisionar equipe de convés, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, demonstrar capacidade de negociação, elaborar plano de manuseio da carga, coordenar operações de manuseio de âncora, trabalhar sob pressão, preparar a unidade para reboque, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, testar equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, operar sistema de posicionamento dinâmico, acionar plano de emergência, executar procedimentos para navegação em águas rasas, supervisionar postos de manobra de fundeio, elaborar planos de carregamento descarga, inspecionar condições de navegabilidade, fiscalizar o uso de epi, supervisionar equipe de conexão de mangote, conferir certificação da embarcação, operar o sistema de lastro, coordenar operações de resgate, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), elaborar conteúdo programático, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar rancho, demonstrar raciocínio sintético, ministrar treinamento em terra, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de comunicação, controlar planos de bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, ministrar aulas de formação profissional, controlar material de combate à poluição, efetuar embarque e desembarque da tripulação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar material de custeio, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar certificação da tripulação, avaliar as condições de calado, avaliar estanqueidade dos porões, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, efetuar embarque e desembarque de passageiros, conduzir embarcação de salvamento, realizar o plano de viagem, avaliar as condições meteorológicas, elaborar material didático, elaborar apresentações, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, operar rampas de acesso, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, inspecionar as condições de segurança, preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, supervisionar equipe de combate à poluição, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, discriminar sons e ruídos, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar equipamentos de segurança, operar tampas de escotilha, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar percepção espacial, avaliar as condições de atracação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, operar rampas de cargas, efetuar auditorias internas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, tomar decisões, demonstrar comportamento proativo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar o preparo da tripulação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar certificados regulamentares de bordo, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar operação de controle à poluição, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, orientar a navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, avaliar as condições para amarração, consultar legislação, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar temperatura dos tanques, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar operações de reboque, demonstrar criatividade, ministrar treinamento a bordo, discriminar cores, definir área segura para trabalho, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar percepção cinemática, manusear cargas a bordo, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar liderança, orientar praticante-aluno a bordo, elaborar o plano para reboque, testar equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de navegação, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, verificar marcação das cargas, supervisionar operações de carga e descarga, operar guincho de reboque, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, avaliar as condições para desatracação, controlar medicamento de bordo, controlar epi e epc, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar o sms, supervisionar seção de câmara, manobrar a embarcação, aplicar legislação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), executar procedimentos de serviços no porto.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (imediato) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (imediato) ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) CBO 215125 salário