O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.495,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

420 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio das Ostras - RJ

R$ 10.323,32

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

183 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Primeiro Oficial de Náutica (imediato) deve coordenar manutenção de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, qualificar pessoal.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve elaborar apresentações, tomar decisões, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, ministrar treinamento em terra, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, controlar temperatura dos tanques, efetuar embarque e desembarque de passageiros, coordenar operações de reboque, trabalhar em equipe, acionar plano de emergência, avaliar as condições para desamarração, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, testar equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar as condições de calado, coordenar operação de controle à poluição, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar criatividade, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, operar tampas de escotilha, verificar compatibilidade de cargas, operar o sistema de lastro, demonstrar raciocínio matemático, manobrar a embarcação, operar rampas de cargas, testar equipamentos de salvatagem, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar manutenção de equipamentos de convés, avaliar as condições meteorológicas, transportar passageiros, definir área segura para trabalho, controlar rancho, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, efetuar os registros pertinentes, elaborar plano de manuseio da carga, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar certificação da tripulação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, operar guincho de manuseio de âncoras, realizar comunicação de bordo, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, supervisionar operações de carga e descarga, verificar peação da carga, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, supervisionar equipe de conexão de mangote, coordenar postos de emergência, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, avaliar as condições para amarração, operar cobertas de cargas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, realizar o plano de viagem, demonstrar capacidade de adaptação, conduzir embarcação de salvamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar percepção espacial, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar material de passadiço, conferir certificação da embarcação, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), discriminar cores, verificar marcação das cargas, elaborar conteúdo programático, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar planos de bordo, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar material de custeio, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar operações de resgate, controlar atmosfera do tanque, supervisionar seção de câmara, manusear cargas a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, executar procedimentos para navegação costeira, avaliar estanqueidade dos porões, realizar manutenção de equipamentos de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar publicações regulamentares de bordo, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar medicamento de bordo, trabalhar sob pressão, conferir certificação da tripulação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar capacidade de improvisação, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), operar sistema de posicionamento dinâmico, avaliar as condições para desatracação, ministrar treinamento a bordo, fiscalizar o uso de epi, ministrar aulas de formação profissional, controlar material de combate à poluição, operar guincho de reboque, orientar estagiário-aluno a bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de autocontrole, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, supervisionar equipe de combate à poluição, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar equipe de convés, operar equipamentos de navegação, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar raciocínio analítico, supervisionar o sms, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar a operação do guincho de reboque, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, orientar praticante-aluno a bordo, efetuar embarque e desembarque da tripulação, coordenar reuniões de segurança, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar postos de manobra de fundeio, elaborar material didático, avaliar o preparo da tripulação, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, acionar plano de contingência, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, proferir palestras, avaliar as condições de atracação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, controlar epi e epc, controlar manuais técnicos de bordo, orientar a navegação, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, efetuar auditorias internas, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), discriminar sons e ruídos, controlar as condições da carga durante a viagem, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, inspecionar equipamentos de salvatagem, verificar a permissão de acesso de terceiros, aplicar legislação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar as condições de segurança, demonstrar liderança, executar procedimentos para navegação com o prático, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, avaliar a quantidade de carga movimentada, elaborar o plano para reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, inspecionar equipamentos de segurança, preparar documentação para despacho da embarcação, consultar legislação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar comportamento proativo, inspecionar equipamentos de navegação, operar rampas de acesso, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar condições de flutuabilidade, conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar raciocínio sintético, emitir permissão para trabalho, elaborar planos de carregamento descarga, demonstrar percepção cinemática, preparar a unidade para reboque, controlar sobressalentes de equipamentos de convés.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Primeiro Oficial de Náutica (imediato) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (imediato) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Primeiro Oficial de Náutica (imediato) ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 454 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) CBO 215125 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Primeiro Oficial de Náutica (imediato) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 9.141,37 9.495,67 13.400,57 45,27 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica (imediato).

Dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) por cidade

Quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (imediato) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 8.043,62 8.355,37 11.791,35 39,83 5.20%
Macaé, RJ 42 9.853,95 10.235,86 14.445,15 48,27 7.40%
Rio das Ostras, RJ 40 9.938,15 10.323,32 14.568,59 51,93 8.20%
Niterói, RJ 42 7.075,77 7.350,01 10.372,55 34,67 6.60%
São João da Barra, RJ 40 8.240,91 8.560,30 12.080,56 42,80 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica (imediato). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Náutica (imediato) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 8.733,34 9.071,82 12.802,42 5.50%
Locação de mão-de-obra temporária 6.705,27 6.965,14 9.829,42 7.50%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 11.390,98 11.832,46 16.698,32 4.50%
Atividades de agenciamento marítimo 7.449,11 7.737,81 10.919,83 4.90%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 12.168,84 12.640,47 17.838,61 6.50%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 10.334,41 10.734,94 15.149,47 7.20%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 7.820,46 8.123,56 11.464,21 5.80%
Escafandria e mergulho 8.240,08 8.559,44 12.079,34 5.10%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.840,77 3.989,63 5.630,28 6.80%
Navegação de apoio portuário 2.670,21 2.773,70 3.914,32 5.70%
Atividades de estudos geológicos 8.252,56 8.572,40 12.097,63 6.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 7.668,30 7.965,50 11.241,15 4.40%
Operações de terminais 4.935,23 5.126,50 7.234,67 6.00%
Operador de transporte multimodal - otm 10.171,77 10.566,00 14.911,06 7.50%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 22.141,85 23.000,00 32.458,29 6.70%
Extração de petróleo e gás natural 12.961,89 13.464,25 19.001,15 7.70%
Serviços de engenharia 17.581,83 18.263,25 25.773,65 7.60%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 11.826,31 12.284,67 17.336,49 6.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.694,79 5.915,50 8.348,13 7.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.973,49 6.205,00 8.756,68 4.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.