O dissídio de Operador de Trem Metropolitano 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Trem Metropolitano.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 5.310,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

111 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 2.707,86

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

107 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Trem Metropolitano

O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.

Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem metropolitano

O profissional Operador de Trem Metropolitano deve conduzir trem, bonde e metrô, transportar cargas, operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, transportar passageiros, inspecionar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), vistoriar teleférico, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano

Um Maquinista de trem metropolitano deve testar sistema de portas, monitorar embarque e desembarque de passageiros, cumprir paradas programadas, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, uniformizar-se, trabalhar em equipe, solicitar desenergização da via, conduzir usuário na passagem de emergência, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, interromper manobra em caso de perda de contato, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, acatar instruções via rádio, demonstrar assiduidade, posicionar vagão para carga e descarga, recolher veículo, observar perfil de via, solicitar manutenção, combater incêndios em casos de emergência, preencher livro de bordo, liberar o freio, orientar passageiros sobre regras de segurança, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), verificar existência de fita velocimétrica, ligar o veículo, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, efetuar reboque, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), anunciar mensagens, cumprir horários, adequar a condução ao tipo de veículo, solicitar reboque, desligar o veículo, evacuar veículo, conferir limite de tração, comunicar-se com clareza, movimentar o veículo na modalidade manual, atentar para passagem de nível e pedestres, repor equipamento de segurança, informar ocorrências com o usuário, manobrar para manutenção, cumprir tempo de percurso, prestar primeiros-socorros, demonstrar iniciativa, obedecer sinalização de via, demonstrar percepção, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, treinar funcionários, obedecer sinais de manobra, estacionar para limpeza, monitorar equipamentos de bordo, manobrar para manutenção de via permanente, informar situação de risco ao longo da via, acionar buzina, usar equipamentos de proteção individual (epi), vistoriar freio manual, comunicar entrada na via, preencher relatório de viagem, manobrar para testes operacionais, observar condições de via, preparar trem para reboque, testar sistema de comunicação, acionar freio de emergência em situação de risco, conduzir veículo para a via principal, engatar locomotivas e vagões na composição, acompanhar circuito fechado de televisão, demonstrar capacidade de assimilação, informar nome das estações, prestar informações ao usuário, solicitar equipe de segurança, inspecionar equipamentos de bordo, verificar níveis de combustível e areia, emitir relatório de ocorrência, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, manter farol aceso, zelar pelos equipamentos de trabalho, desengatar locomotivas e vagões da composição, operar aparelho de mudança de via (amv), solicitar interdição da via, confirmar destino, demonstrar segurança, demonstrar acuidade visual, obedecer velocidade máxima autorizada, estacionar em local predeterminado, manobrar para lavagem, conferir a formação da composição, demonstrar responsabilidade, demonstrar firmeza nas decisões, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, cumprir tempo de parada, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar rapidez de raciocínio, movimentar o veículo na modalidade automática, aplicar freio de estacionamento e calços, verificar controle de falhas, preencher relatório de quilometragem, solicitar resgate de passageiros, controlar abertura e fechamento das portas, demonstrar autocontrole, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, verificar condições de limpeza, verificar dispositivos de segurança, solucionar pequenas falhas, informar posicionamento, solicitar prefixo do trem, aperfeiçoar-se, testar sistemas elétrico e pneumático, cumprir licenciamento via satélite, vistoriar sistema de comunicação visual, concentrar-se nas suas atribuições, verificar livro de bordo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Trem Metropolitano e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 4.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Trem Metropolitano em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Operador de Trem Metropolitano mostrado aqui é resultado do levantamento de 184 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Trem Metropolitano com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Trem Metropolitano CBO 782615 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Trem Metropolitano em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Trem Metropolitano por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 2.589,70 2.690,07 3.796,31 13,39 7.10%
Ceará 41h 1.569,72 1.630,56 2.301,10 7,93 4.70%
Rio de Janeiro 44h 2.876,89 2.988,39 4.217,30 13,58 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Trem Metropolitano.

Dissídio de Operador de Trem Metropolitano por cidade

Quanto ganha um Operador de Trem Metropolitano nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Trem Metropolitano na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 2.606,83 2.707,86 3.821,41 13,53 6.90%
Fortaleza, CE 41 1.569,72 1.630,56 2.301,10 7,93 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 44 2.945,79 3.059,97 4.318,31 13,91 5.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Trem Metropolitano. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Trem Metropolitano no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 2.632,27 2.734,29 3.858,71 7.60%
Transporte metroviário 1.933,98 2.008,93 2.835,06 4.80%
Comércio atacadista de materiais de construção em geral 1.444,03 1.500,00 2.116,85 6.00%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.132,84 2.215,50 3.126,58 6.80%
Comércio varejista de materiais de construção 2.252,69 2.340,00 3.302,28 5.70%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.636,57 1.700,00 2.399,09 6.80%
Comércio varejista de pedras para revestimento 2.144,87 2.228,00 3.144,22 6.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.