O dissídio de Maquinista de Locomotiva 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Locomotiva.

Estado com maior salário médio

Paraíba

R$ 3.979,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

406 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 3.711,00

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

259 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Maquinista de Locomotiva

O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.

Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem.

Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.

Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem

O profissional Maquinista de Locomotiva deve transportar passageiros, trabalhar com segurança, vistoriar teleférico, atuar em falhas de equipamentos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), transportar cargas, conduzir trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem deve usar equipamentos de proteção individual (epi), observar perfil de via, solicitar prefixo do trem, obedecer sinalização de via, solicitar licenciamento para partida, anunciar energização do veículo, verificar ficha e documentação do trem, manobrar para manutenção, liberar o freio, monitorar equipamentos de bordo, obedecer velocidade máxima autorizada, manobrar para pesagem de vagões, solicitar reboque, operar aparelho de mudança de via (amv), demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, informar posicionamento, preparar trem para reboque, acatar sinalização do painel de bordo, manobrar para lavagem, solicitar desenergização da via, desligar o veículo, prestar informações ao usuário, preencher livro de bordo, comunicar entrada na via, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), engatar locomotivas e vagões na composição, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), treinar funcionários, comunicar-se com clareza, cumprir tempo de parada, observar condições de via, verificar vazamentos de carga, atentar para passagem de nível e pedestres, solicitar resgate de passageiros, evacuar veículo, manter farol aceso, conferir número, quantidade e peso dos vagões, efetuar reboque, estacionar para limpeza, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, estacionar em local predeterminado, acionar freio de emergência em situação de risco, vistoriar dispositivos de segurança, solicitar equipe de segurança, movimentar o veículo na modalidade manual, demonstrar firmeza nas decisões, comunicar impedimentos de circulação do veículo, acatar instruções via rádio, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar percepção, manobrar para testes operacionais, verificar dispositivos de segurança, retirar equipamento detector de trem completo (dtc), verificar condições de limpeza, concentrar-se nas suas atribuições, cumprir licenciamento via satélite, emitir relatório de ocorrência, solucionar pequenas falhas, posicionar vagão para carga e descarga, demonstrar assiduidade, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), informar situação de risco ao longo da via, aplicar freio de estacionamento e calços, conduzir trem em licenciamento emergencial, solicitar interdição da via, repor equipamento de segurança, aperfeiçoar-se, zelar pelos equipamentos de trabalho, comunicar ocorrências externas ao sistema, testar sistemas elétrico e pneumático, obedecer sinais de manobra, preencher relatório de viagem, demonstrar autocontrole, conferir acondicionamento da carga, recolher veículo, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, verificar existência de fita velocimétrica, detectar falhas de equipamentos, acionar buzina, verificar livro de bordo, conferir documentação da carga, cumprir paradas programadas, demonstrar acuidade visual, separar vagões por destino, verificar níveis de combustível e areia, interromper manobra em caso de perda de contato, conferir limite de tração, confirmar destino, cumprir horários, demonstrar segurança, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, demonstrar iniciativa, trabalhar em equipe, conferir a formação da composição, informar nome das estações, informar ocorrências com o usuário, demonstrar responsabilidade, testar sistema de comunicação, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, solicitar manutenção, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, inspecionar equipamentos de bordo, prestar primeiros-socorros, conduzir veículo para a via principal, remover vagões avariados, ligar o veículo, manobrar guindaste para prestar socorro, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, monitorar embarque e desembarque de passageiros, verificar controle de falhas, desengatar locomotivas e vagões da composição, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), conferir lacre, portas e lonas dos vagões, combater incêndios em casos de emergência, adequar a condução ao tipo de veículo, cumprir tempo de percurso, uniformizar-se, verificar o comportamento da composição durante a viagem, vistoriar freio manual, anunciar mensagens, demonstrar rapidez de raciocínio.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Maquinista de Locomotiva ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Locomotiva e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Locomotiva em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Maquinista de Locomotiva ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Maquinista de Locomotiva mostrado aqui é resultado do levantamento de 987 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Locomotiva com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Maquinista de Locomotiva CBO 782610 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Maquinista de Locomotiva em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Maquinista de Locomotiva por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 2.022,56 2.100,95 2.964,92 9,89 6.50%
Minas Gerais 40h 2.322,85 2.412,87 3.405,12 12,12 6.90%
Espírito Santo 39h 2.492,12 2.588,71 3.653,26 13,13 7.60%
Maranhão 40h 2.767,42 2.874,68 4.056,83 14,47 8.30%
Rio de Janeiro 41h 3.432,08 3.565,09 5.031,17 17,25 6.40%
Mato Grosso 44h 2.017,27 2.095,45 2.957,16 9,52 6.10%
Rio Grande do Sul 44h 2.153,54 2.237,01 3.156,94 10,17 7.00%
Goiás 39h 2.114,29 2.196,24 3.099,40 11,13 4.90%
Paraná 44h 2.116,28 2.198,30 3.102,31 9,99 7.90%
Bahia 34h 2.145,09 2.228,22 3.144,53 13,17 5.30%
Ceará 44h 1.805,08 1.875,04 2.646,11 8,52 6.00%
Pará 39h 3.824,18 3.972,39 5.605,96 20,17 6.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Maquinista de Locomotiva.

Dissídio de Maquinista de Locomotiva por cidade

Quanto ganha um Maquinista de Locomotiva nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Maquinista de Locomotiva na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.044,41 2.123,65 2.996,96 9,67 7.60%
Belo Horizonte, MG 38 2.312,48 2.402,11 3.389,93 12,70 7.60%
Vitoria, ES 39 2.453,99 2.549,10 3.597,36 13,01 4.80%
Paulínia, SP 38 1.954,37 2.030,12 2.864,97 10,60 4.90%
São Luís, MA 40 2.767,42 2.874,68 4.056,83 14,47 5.80%
Juiz de Fora, MG 44 2.310,02 2.399,55 3.386,32 10,91 6.10%
Araraquara, SP 44 1.971,53 2.047,94 2.890,11 9,31 5.20%
Rondonópolis, MT 44 2.020,33 2.098,63 2.961,65 9,54 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.572,54 3.711,00 5.237,08 17,85 6.60%
Serra, ES 41 2.565,58 2.665,01 3.760,94 13,08 6.60%
Curitiba, PR 44 2.116,28 2.198,30 3.102,31 9,99 8.20%
Ipatinga, MG 40 2.354,75 2.446,01 3.451,89 12,10 6.70%
Canoas, RS 44 1.986,30 2.063,29 2.911,77 9,38 6.90%
Alagoinhas, BA 35 2.137,10 2.219,93 3.132,83 12,71 4.10%
Ouro Preto, MG 40 1.993,43 2.070,69 2.922,22 10,31 7.00%
Leopoldo de Bulhoes, GO 35 2.234,66 2.321,27 3.275,85 13,13 7.10%
Anápolis, GO 44 1.981,89 2.058,70 2.905,30 9,36 4.40%
Canela, RS 44 1.912,38 1.986,50 2.803,41 9,03 4.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Maquinista de Locomotiva. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Maquinista de Locomotiva no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte ferroviário de carga 2.154,06 2.237,54 3.157,69 4.70%
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 4.176,18 4.338,04 6.121,97 8.00%
Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não 2.487,58 2.583,99 3.646,60 6.00%
Parques de diversão e parques temáticos 1.912,38 1.986,50 2.803,41 5.50%
Produção de semi-acabados de aço 1.740,61 1.808,07 2.551,60 8.00%
Produção de laminados planos de aços especiais 2.537,89 2.636,25 3.720,36 7.80%
Construção de edifícios 2.912,88 3.025,77 4.270,06 5.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.369,71 2.461,55 3.473,82 4.30%
Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio 2.547,80 2.646,55 3.734,89 8.20%
Extração de minério de alumínio 1.964,70 2.040,85 2.880,11 4.50%
Manutenção e reparação de veículos ferroviários 1.973,51 2.050,00 2.893,02 8.00%
Agências de viagens 3.425,41 3.558,17 5.021,40 5.90%
Transporte metroviário 2.173,03 2.257,25 3.185,50 7.90%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 1.973,51 2.050,00 2.893,02 6.80%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.538,13 2.636,50 3.720,71 8.00%
Serviços de engenharia 3.679,88 3.822,50 5.394,43 6.20%
Fabricação de outros produtos de metal 2.044,75 2.124,00 2.997,45 4.20%
Restaurantes e similares 1.925,19 1.999,80 2.822,18 4.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.406,72 2.500,00 3.528,08 5.30%
Comércio varejista de móveis 1.614,43 1.677,00 2.366,63 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.