O dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano).

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 5.310,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

101 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 3.021,59

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

99 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)

O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.

Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem metropolitano

O profissional Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) deve inspecionar trem, bonde e metrô, transportar cargas, trabalhar com segurança, transportar passageiros, vistoriar teleférico, operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, conduzir trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), atuar em falhas de equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano

Um Maquinista de trem metropolitano deve demonstrar assiduidade, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, verificar níveis de combustível e areia, estacionar para limpeza, manobrar para manutenção de via permanente, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar responsabilidade, obedecer velocidade máxima autorizada, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, interromper manobra em caso de perda de contato, engatar locomotivas e vagões na composição, desligar o veículo, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, combater incêndios em casos de emergência, preencher livro de bordo, demonstrar autocontrole, demonstrar firmeza nas decisões, demonstrar percepção, obedecer sinais de manobra, solucionar pequenas falhas, prestar primeiros-socorros, operar aparelho de mudança de via (amv), inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, acatar instruções via rádio, anunciar mensagens, manobrar para testes operacionais, obedecer sinalização de via, ligar o veículo, cumprir tempo de percurso, orientar passageiros sobre regras de segurança, solicitar prefixo do trem, demonstrar iniciativa, efetuar reboque, conferir limite de tração, estacionar em local predeterminado, desengatar locomotivas e vagões da composição, treinar funcionários, solicitar desenergização da via, inspecionar equipamentos de bordo, verificar controle de falhas, emitir relatório de ocorrência, informar ocorrências com o usuário, prestar informações ao usuário, informar nome das estações, demonstrar acuidade visual, demonstrar segurança, aplicar freio de estacionamento e calços, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), verificar livro de bordo, repor equipamento de segurança, conduzir veículo para a via principal, comunicar ocorrências externas ao sistema, concentrar-se nas suas atribuições, verificar existência de fita velocimétrica, liberar o freio, trabalhar em equipe, verificar dispositivos de segurança, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, preparar trem para reboque, movimentar o veículo na modalidade manual, cumprir horários, adequar a condução ao tipo de veículo, testar sistema de comunicação, preencher relatório de viagem, demonstrar rapidez de raciocínio, informar situação de risco ao longo da via, conferir a formação da composição, acionar buzina, solicitar resgate de passageiros, testar sistemas elétrico e pneumático, acionar freio de emergência em situação de risco, controlar abertura e fechamento das portas, solicitar equipe de segurança, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, monitorar embarque e desembarque de passageiros, conduzir usuário na passagem de emergência, observar condições de via, posicionar vagão para carga e descarga, solicitar manutenção, testar sistema de portas, uniformizar-se, solicitar reboque, cumprir licenciamento via satélite, usar equipamentos de proteção individual (epi), vistoriar sistema de comunicação visual, solicitar interdição da via, atentar para passagem de nível e pedestres, recolher veículo, verificar condições de limpeza, monitorar equipamentos de bordo, evacuar veículo, cumprir paradas programadas, cumprir tempo de parada, preencher relatório de quilometragem, aperfeiçoar-se, observar perfil de via, vistoriar freio manual, manobrar para manutenção, acompanhar circuito fechado de televisão, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), comunicar-se com clareza, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, manter farol aceso, movimentar o veículo na modalidade automática, comunicar entrada na via, confirmar destino, manobrar para lavagem, zelar pelos equipamentos de trabalho, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, informar posicionamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) mostrado aqui é resultado do levantamento de 166 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) CBO 782615 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 2.278,87 2.367,20 3.340,66 11,79 6.70%
Ceará 42h 1.528,87 1.588,13 2.241,21 7,49 4.20%
Rio de Janeiro 44h 2.851,02 2.961,52 4.179,38 13,46 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano).

Dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) por cidade

Quanto ganha um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 2.281,58 2.370,01 3.344,63 11,83 7.00%
Fortaleza, CE 42 1.528,87 1.588,13 2.241,21 7,49 6.40%
Rio de Janeiro, RJ 44 2.908,85 3.021,59 4.264,16 13,73 6.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 2.308,26 2.397,73 3.383,74 7.10%
Transporte metroviário 2.003,95 2.081,61 2.937,63 6.80%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.389,39 2.482,00 3.502,67 6.20%
Comércio varejista de pedras para revestimento 2.144,87 2.228,00 3.144,22 5.30%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.230,55 2.317,00 3.269,82 4.10%
Comércio atacadista de materiais de construção em geral 1.444,03 1.500,00 2.116,85 6.60%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.636,57 1.700,00 2.399,09 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.