O dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.257,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

147 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 1.686,57

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

136 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

R$ 3.325,96

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

138 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)

O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.

Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem metropolitano

O profissional Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) deve manobrar trem, bonde e metrô, transportar passageiros, trabalhar com segurança, conduzir trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), demonstrar competências pessoais, vistoriar teleférico, transportar cargas, operar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano

Um Maquinista de trem metropolitano deve demonstrar percepção, cumprir tempo de parada, combater incêndios em casos de emergência, movimentar o veículo na modalidade automática, informar situação de risco ao longo da via, cumprir licenciamento via satélite, monitorar embarque e desembarque de passageiros, cumprir horários, solucionar pequenas falhas, solicitar equipe de segurança, vistoriar sistema de comunicação visual, conferir limite de tração, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, emitir relatório de ocorrência, controlar abertura e fechamento das portas, inspecionar equipamentos de bordo, demonstrar assiduidade, verificar livro de bordo, posicionar vagão para carga e descarga, comunicar impedimentos de circulação do veículo, testar sistemas elétrico e pneumático, solicitar manutenção, preencher relatório de viagem, vistoriar freio manual, prestar primeiros-socorros, manobrar para lavagem, aperfeiçoar-se, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, concentrar-se nas suas atribuições, aplicar freio de estacionamento e calços, manobrar para testes operacionais, ligar o veículo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, manobrar para manutenção, demonstrar firmeza nas decisões, comunicar-se com clareza, cumprir paradas programadas, liberar o freio, demonstrar segurança, solicitar prefixo do trem, verificar controle de falhas, orientar passageiros sobre regras de segurança, estacionar para limpeza, solicitar resgate de passageiros, acionar buzina, verificar dispositivos de segurança, conferir a formação da composição, cumprir tempo de percurso, uniformizar-se, conduzir usuário na passagem de emergência, usar equipamentos de proteção individual (epi), atentar para passagem de nível e pedestres, observar perfil de via, operar aparelho de mudança de via (amv), recolher veículo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, engatar locomotivas e vagões na composição, adequar a condução ao tipo de veículo, acatar instruções via rádio, confirmar destino, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, acionar freio de emergência em situação de risco, comunicar ocorrências externas ao sistema, anunciar mensagens, demonstrar responsabilidade, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, prestar informações ao usuário, estacionar em local predeterminado, movimentar o veículo na modalidade manual, monitorar equipamentos de bordo, verificar condições de limpeza, preencher livro de bordo, demonstrar iniciativa, verificar níveis de combustível e areia, interromper manobra em caso de perda de contato, demonstrar autocontrole, preparar trem para reboque, solicitar desenergização da via, manobrar para manutenção de via permanente, evacuar veículo, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), demonstrar acuidade visual, obedecer velocidade máxima autorizada, desligar o veículo, obedecer sinais de manobra, zelar pelos equipamentos de trabalho, efetuar reboque, informar posicionamento, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, testar sistema de comunicação, solicitar interdição da via, testar sistema de portas, verificar existência de fita velocimétrica, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, informar ocorrências com o usuário, trabalhar em equipe, informar nome das estações, solicitar reboque, obedecer sinalização de via, treinar funcionários, conduzir veículo para a via principal, acompanhar circuito fechado de televisão, comunicar entrada na via, manter farol aceso, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar rapidez de raciocínio, repor equipamento de segurança, observar condições de via, desengatar locomotivas e vagões da composição, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), preencher relatório de quilometragem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) mostrado aqui é resultado do levantamento de 206 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) CBO 782615 salário