O dissídio de Operador de Trem Metropolitano 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Trem Metropolitano.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.257,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
147 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 1.686,57
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
136 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
R$ 3.325,96
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
138 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Trem Metropolitano
O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.
Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Maquinista de trem metropolitano
O profissional Operador de Trem Metropolitano deve transportar cargas, conduzir trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, operar teleférico, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), vistoriar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, inspecionar trem, bonde e metrô, transportar passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano
Um Maquinista de trem metropolitano deve solicitar prefixo do trem, solicitar interdição da via, preencher relatório de quilometragem, verificar controle de falhas, repor equipamento de segurança, obedecer velocidade máxima autorizada, obedecer sinalização de via, conferir a formação da composição, orientar passageiros sobre regras de segurança, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, acompanhar circuito fechado de televisão, concentrar-se nas suas atribuições, manobrar para manutenção de via permanente, demonstrar firmeza nas decisões, desligar o veículo, trabalhar em equipe, verificar condições de limpeza, confirmar destino, informar posicionamento, controlar abertura e fechamento das portas, demonstrar rapidez de raciocínio, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), aperfeiçoar-se, cumprir licenciamento via satélite, verificar existência de fita velocimétrica, verificar livro de bordo, desengatar locomotivas e vagões da composição, comunicar impedimentos de circulação do veículo, ligar o veículo, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, testar sistemas elétrico e pneumático, uniformizar-se, testar sistema de portas, treinar funcionários, liberar o freio, evacuar veículo, verificar dispositivos de segurança, atentar para passagem de nível e pedestres, anunciar mensagens, operar aparelho de mudança de via (amv), estacionar para limpeza, movimentar o veículo na modalidade manual, solicitar manutenção, acatar instruções via rádio, testar sistema de comunicação, acionar freio de emergência em situação de risco, monitorar equipamentos de bordo, interromper manobra em caso de perda de contato, recolher veículo, adequar a condução ao tipo de veículo, preencher relatório de viagem, conferir limite de tração, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, verificar o comportamento da composição durante a viagem, posicionar vagão para carga e descarga, efetuar reboque, demonstrar acuidade visual, solicitar desenergização da via, movimentar o veículo na modalidade automática, demonstrar assiduidade, solicitar equipe de segurança, manobrar para testes operacionais, demonstrar autocontrole, prestar informações ao usuário, observar condições de via, estacionar em local predeterminado, combater incêndios em casos de emergência, engatar locomotivas e vagões na composição, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, obedecer sinais de manobra, monitorar embarque e desembarque de passageiros, manter farol aceso, vistoriar sistema de comunicação visual, aplicar freio de estacionamento e calços, demonstrar responsabilidade, solicitar resgate de passageiros, acionar buzina, conduzir usuário na passagem de emergência, comunicar ocorrências externas ao sistema, comunicar-se com clareza, cumprir tempo de parada, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, informar nome das estações, vistoriar freio manual, verificar níveis de combustível e areia, preencher livro de bordo, preparar trem para reboque, solicitar reboque, zelar pelos equipamentos de trabalho, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar percepção, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, solucionar pequenas falhas, comunicar entrada na via, informar situação de risco ao longo da via, usar equipamentos de proteção individual (epi), observar perfil de via, cumprir horários, cumprir paradas programadas, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), prestar primeiros-socorros, informar ocorrências com o usuário, inspecionar equipamentos de bordo, conduzir veículo para a via principal, manobrar para lavagem, emitir relatório de ocorrência, cumprir tempo de percurso, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, demonstrar segurança, demonstrar iniciativa, manobrar para manutenção.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Trem Metropolitano e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Trem Metropolitano em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Operador de Trem Metropolitano mostrado aqui é resultado do levantamento de 206 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Trem Metropolitano com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: