O dissídio de Operador de Telemarketing Receptivo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422315 no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.778,09
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
38.326 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Embu - SP
R$ 2.691,48
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
21.372 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Operador de Telemarketing Receptivo
O Operador de telemarketing receptivo prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.
Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.
Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.
Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.
Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.
Pode enviar mensagem pós-atendimento.
Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.
Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing receptivo
O profissional Operador de Telemarketing Receptivo deve realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, oferecer serviços e produtos via teleatendimento.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo
Um Operador de telemarketing receptivo deve demonstrar poder de persuasão, negociar descontos, consultar histórico, efetivar a venda, confirmar dados, demonstrar objetividade, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, identificar problemas, negociar datas de pagamento, oferecer benefícios variados, demonstrar clareza de dicção, acionar serviços emergenciais, informar relação custo-benefício, analisar reclamações com maior flexibilidade, oferecer alternativas de produtos e serviços, agendar retorno (follow-up), informar sanções contratuais, negociar valores, demonstrar paciência, verificar disponibilidade de entrega, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, solicitar informações ao cliente, fornecer informações, providenciar retirada de restrições ao crédito, registrar informações com precisão, definir formas de pagamento, trabalhar a qualidade vocal, informar prazo de entrega, finalizar contato, demonstrar capacidade de expressão oral, identificar clientes potenciais, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de expressão escrita, oferecer formas e condições de pagamento, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), reverter a insatisfação do cliente, ouvir mensagem do cliente, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar agilidade de digitação, identificar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, abordar o cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar agilidade no atendimento, seguir o código de ética, administrar conflitos, confirmar dados cadastrais, calcular encargos do débito, consultar supervisor, tomar decisões, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), oferecer vantagens, finalizar pendências de serviços, autocontrolar-se, solicitar providências técnicas junto à área competente, oferecer soluções, realizar triagem de atendimento, consultar área técnica, finalizar pendência técnica, enviar mensagens pós-atendimento, negociar valor de débitos, orientar o usuário, consultar manuais, descrever o produto, argumentar com o cliente, avaliar perfil de consumo, orientar usuário de telefonia, comunicar débitos, atualizar listas, apresentar produtos e serviços, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de compreensão escrita, atualizar cadastro por telefone, direcionar atendimento, informar restrições ao crédito, depurar informações, identificar necessidades do interlocutor.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Telemarketing Receptivo ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 8.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Receptivo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Telemarketing Receptivo ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Operador de Telemarketing Receptivo mostrado aqui é resultado do levantamento de 79075 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Receptivo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Telemarketing Bilíngüe
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Operador de Telemarketing (operações Híbridas)
- Teleoperador de Marketing (híbrido)
- Operador de Telemarketing Ativo
- Atendente de Telemarketing
- Teleoperador de Apoio (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
- Atendente de Informações (telemarketing)
- Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Telemarketing Receptivo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.669,90 | 1.734,62 | 2.447,95 | 9,26 | 7.40% |
Minas Gerais | 38h | 1.456,45 | 1.512,90 | 2.135,05 | 7,91 | 5.00% |
Ceará | 37h | 1.415,94 | 1.470,82 | 2.075,67 | 7,98 | 6.20% |
Paraná | 37h | 1.667,30 | 1.731,92 | 2.444,14 | 9,25 | 7.40% |
Santa Catarina | 39h | 1.711,75 | 1.778,09 | 2.509,29 | 9,17 | 7.30% |
Rio de Janeiro | 38h | 1.612,12 | 1.674,60 | 2.363,24 | 8,86 | 4.20% |
Goiás | 40h | 1.519,58 | 1.578,47 | 2.227,59 | 7,90 | 4.70% |
Rio Grande do Sul | 39h | 1.625,01 | 1.688,00 | 2.382,15 | 8,73 | 7.80% |
Distrito Federal | 36h | 1.536,85 | 1.596,41 | 2.252,90 | 8,93 | 6.40% |
Espírito Santo | 38h | 1.527,21 | 1.586,40 | 2.238,77 | 8,35 | 8.10% |
Bahia | 39h | 1.455,51 | 1.511,92 | 2.133,66 | 7,71 | 6.40% |
Piauí | 37h | 1.370,37 | 1.423,48 | 2.008,86 | 7,77 | 4.60% |
Maranhão | 37h | 1.460,56 | 1.517,16 | 2.141,07 | 8,14 | 8.30% |
Pernambuco | 39h | 1.449,11 | 1.505,28 | 2.124,29 | 7,78 | 7.70% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.520,12 | 1.579,03 | 2.228,38 | 8,35 | 5.30% |
Amazonas | 41h | 1.434,81 | 1.490,42 | 2.103,33 | 7,30 | 5.60% |
Paraíba | 39h | 1.395,67 | 1.449,76 | 2.045,95 | 7,34 | 8.10% |
Pará | 41h | 1.526,09 | 1.585,24 | 2.237,13 | 7,79 | 4.70% |
Mato Grosso | 41h | 1.607,87 | 1.670,18 | 2.357,01 | 8,07 | 5.60% |
Alagoas | 40h | 1.426,51 | 1.481,80 | 2.091,16 | 7,36 | 7.30% |
Tocantins | 40h | 1.477,00 | 1.534,24 | 2.165,17 | 7,64 | 7.10% |
Rio Grande do Norte | 42h | 1.488,92 | 1.546,62 | 2.182,64 | 7,34 | 6.00% |
Rondônia | 44h | 1.493,23 | 1.551,10 | 2.188,96 | 7,09 | 7.10% |
Sergipe | 37h | 1.438,23 | 1.493,97 | 2.108,34 | 8,05 | 4.50% |
Amapá | 43h | 1.410,91 | 1.465,59 | 2.068,29 | 6,77 | 7.30% |
Acre | 42h | 1.443,38 | 1.499,32 | 2.115,89 | 7,17 | 4.10% |
Roraima | 43h | 1.424,41 | 1.479,62 | 2.088,09 | 6,93 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Telemarketing Receptivo. |
Dissídio de Operador de Telemarketing Receptivo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 37 | 1.754,88 | 1.822,90 | 2.572,53 | 9,77 | 4.40% |
Fortaleza, CE | 37 | 1.411,12 | 1.465,81 | 2.068,60 | 7,98 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 39 | 1.496,14 | 1.554,13 | 2.193,23 | 7,92 | 6.10% |
Barueri, SP | 37 | 1.546,48 | 1.606,42 | 2.267,02 | 8,76 | 4.90% |
Curitiba, PR | 37 | 1.721,18 | 1.787,89 | 2.523,13 | 9,73 | 5.20% |
Uberlândia, MG | 36 | 1.378,57 | 1.432,00 | 2.020,88 | 7,87 | 5.50% |
Jundiaí, SP | 36 | 1.399,51 | 1.453,75 | 2.051,57 | 8,06 | 4.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 38 | 1.642,23 | 1.705,88 | 2.407,39 | 9,08 | 8.00% |
Goiânia, GO | 39 | 1.566,38 | 1.627,09 | 2.296,19 | 8,29 | 7.70% |
Brasília, DF | 36 | 1.536,85 | 1.596,41 | 2.252,90 | 8,93 | 6.50% |
Porto Alegre, RS | 38 | 1.572,47 | 1.633,41 | 2.305,12 | 8,64 | 4.50% |
Mogi das Cruzes, SP | 37 | 1.386,96 | 1.440,72 | 2.033,18 | 7,83 | 6.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 37 | 1.564,06 | 1.624,68 | 2.292,79 | 8,89 | 7.10% |
Teresina, PI | 37 | 1.368,31 | 1.421,34 | 2.005,84 | 7,78 | 6.40% |
Joinville, SC | 38 | 1.717,59 | 1.784,16 | 2.517,86 | 9,46 | 7.70% |
Cajamar, SP | 40 | 1.674,22 | 1.739,11 | 2.454,28 | 8,73 | 6.50% |
Poa, SP | 36 | 1.361,78 | 1.414,56 | 1.996,27 | 7,85 | 7.40% |
Londrina, PR | 37 | 1.504,61 | 1.562,93 | 2.205,65 | 8,44 | 5.60% |
Salvador, BA | 38 | 1.434,65 | 1.490,26 | 2.103,10 | 7,94 | 7.60% |
Campinas, SP | 38 | 1.660,54 | 1.724,90 | 2.434,23 | 9,15 | 6.80% |
Florianópolis, SC | 37 | 1.557,38 | 1.617,74 | 2.283,00 | 8,74 | 4.10% |
Vila Velha, ES | 38 | 1.532,48 | 1.591,88 | 2.246,50 | 8,36 | 4.80% |
Guarulhos, SP | 40 | 1.812,08 | 1.882,31 | 2.656,38 | 9,43 | 4.70% |
Rio Claro, SP | 37 | 1.386,40 | 1.440,13 | 2.032,36 | 7,69 | 6.10% |
Imperatriz, MA | 37 | 1.469,30 | 1.526,24 | 2.153,88 | 8,33 | 7.80% |
Manaus, AM | 41 | 1.435,93 | 1.491,58 | 2.104,97 | 7,30 | 5.20% |
Campo Grande, MS | 37 | 1.545,65 | 1.605,56 | 2.265,81 | 8,60 | 5.30% |
Eusébio, CE | 37 | 1.408,83 | 1.463,43 | 2.065,24 | 7,86 | 7.80% |
São José dos Campos, SP | 37 | 1.663,89 | 1.728,37 | 2.439,13 | 9,25 | 4.40% |
Osasco, SP | 39 | 1.995,53 | 2.072,87 | 2.925,30 | 10,74 | 4.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Telemarketing Receptivo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Telemarketing Receptivo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.519,58 | 1.578,47 | 2.227,59 | 4.60% | |
Planos de saúde | 1.486,26 | 1.543,87 | 2.178,75 | 6.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.635,05 | 1.698,42 | 2.396,86 | 4.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.842,84 | 1.914,26 | 2.701,46 | 7.20% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.648,28 | 1.712,17 | 2.416,26 | 6.70% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 1.434,25 | 1.489,84 | 2.102,51 | 8.00% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.521,02 | 1.579,97 | 2.229,70 | 4.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.472,26 | 1.529,32 | 2.158,23 | 7.50% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.500,29 | 1.558,44 | 2.199,31 | 8.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.751,61 | 1.819,50 | 2.567,73 | 5.50% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.547,18 | 1.607,14 | 2.268,05 | 7.30% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.583,72 | 1.645,10 | 2.321,62 | 4.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.991,02 | 2.068,19 | 2.918,69 | 5.40% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.582,47 | 1.643,80 | 2.319,78 | 5.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.670,48 | 1.735,22 | 2.448,79 | 4.20% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.466,13 | 1.522,95 | 2.149,24 | 4.60% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.488,49 | 1.546,18 | 2.182,02 | 4.80% | |
Laboratórios clínicos | 1.506,92 | 1.565,33 | 2.209,04 | 5.10% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.511,97 | 1.570,57 | 2.216,43 | 7.70% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 1.447,41 | 1.503,51 | 2.121,80 | 5.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |