O dissídio de Operador de Bonde 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Bonde.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.591,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
53 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 1.750,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
20 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Madeira em Florestas Plantadas
R$ 2.139,60
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Apoio à Produção Florestal
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.
Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Bonde
O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.
Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.
Cumpre o tempo de parada.
Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.
Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.
Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.
Funções do Motorneiro
O profissional Operador de Bonde deve demonstrar competências pessoais, transportar passageiros, inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, conduzir trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, manobrar trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), operar teleférico, vistoriar teleférico.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Motorneiro
Um Motorneiro deve efetuar reboque, treinar funcionários, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), comunicar-se com clareza, anunciar energização do veículo, informar ocorrências com o usuário, conferir acomodação dos passageiros, solicitar manutenção, cumprir horários, estacionar em local predeterminado, zelar pelos equipamentos de trabalho, aplicar freio de estacionamento e calços, demonstrar percepção, solicitar reboque, combater incêndios em casos de emergência, emitir relatório de ocorrência, posicionar vagão para carga e descarga, manobrar para manutenção de via permanente, acionar buzina, demonstrar acuidade visual, detectar falhas de equipamentos, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, cumprir paradas programadas, monitorar embarque e desembarque de passageiros, adequar a condução ao tipo de veículo, evacuar veículo, solicitar prefixo do trem, ligar o veículo, demonstrar segurança, estacionar para limpeza, preparar trem para reboque, demonstrar capacidade de assimilação, conduzir veículo para a via principal, uniformizar-se, solicitar interdição da via, solicitar equipe de segurança, testar sistemas elétrico e pneumático, monitorar equipamentos de bordo, manobrar para lavagem, informar posicionamento, demonstrar assiduidade, solucionar pequenas falhas, solicitar desenergização da via, cumprir tempo de parada, operar aparelho de mudança de via (amv), verificar níveis de combustível e areia, manter farol aceso, comunicar entrada na via, solicitar resgate de passageiros, acionar freio de emergência em situação de risco, prestar primeiros-socorros, desengatar locomotivas e vagões da composição, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar firmeza nas decisões, acatar instruções via rádio, desligar o veículo, verificar condições de limpeza, prestar informações ao usuário, obedecer sinalização de via, observar condições de via, demonstrar responsabilidade, comunicar impedimentos de circulação do veículo, manobrar para testes operacionais, testar freio de reversão e automático, liberar o freio, demonstrar autocontrole, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, observar perfil de via, trabalhar em equipe, obedecer velocidade máxima autorizada, testar sistema de comunicação, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), vistoriar freio manual, inspecionar equipamentos de bordo, demonstrar iniciativa, verificar o comportamento da composição durante a viagem, manobrar para manutenção, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, informar situação de risco ao longo da via, confirmar destino, demonstrar rapidez de raciocínio, aperfeiçoar-se, solicitar licenciamento para partida, preencher relatório de viagem, preencher relatório de quilometragem, concentrar-se nas suas atribuições, movimentar o veículo na modalidade manual, conduzir trem em licenciamento emergencial, orientar passageiros sobre regras de segurança, obedecer sinais de manobra, recolher veículo, cumprir tempo de percurso, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, inspecionar alavanca, verificar controle de falhas, engatar locomotivas e vagões na composição, atentar para passagem de nível e pedestres.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Bonde ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Bonde e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 8.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Bonde em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Bonde ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Operador de Bonde mostrado aqui é resultado do levantamento de 212 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Bonde com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: