O dissídio de Operador de Bonde 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Bonde.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.591,70

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

53 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 1.750,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

20 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Extração de Madeira em Florestas Plantadas

R$ 2.139,60

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Apoio à Produção Florestal

34 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.

Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Bonde

O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.

Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.

Cumpre o tempo de parada.

Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.

Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.

Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.

Funções do Motorneiro

O profissional Operador de Bonde deve inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, operar teleférico, conduzir trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), transportar passageiros, atuar em falhas de equipamentos, vistoriar teleférico.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Motorneiro

Um Motorneiro deve conduzir veículo para a via principal, demonstrar iniciativa, solicitar resgate de passageiros, liberar o freio, cumprir paradas programadas, manobrar para lavagem, atentar para passagem de nível e pedestres, vistoriar freio manual, combater incêndios em casos de emergência, testar sistemas elétrico e pneumático, preencher relatório de quilometragem, demonstrar acuidade visual, solucionar pequenas falhas, demonstrar responsabilidade, uniformizar-se, prestar informações ao usuário, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, cumprir horários, demonstrar capacidade de assimilação, estacionar em local predeterminado, detectar falhas de equipamentos, efetuar reboque, desengatar locomotivas e vagões da composição, solicitar desenergização da via, monitorar equipamentos de bordo, manobrar para testes operacionais, manobrar para manutenção de via permanente, manobrar para manutenção, posicionar vagão para carga e descarga, verificar condições de limpeza, prestar primeiros-socorros, observar condições de via, solicitar reboque, obedecer sinais de manobra, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, desligar o veículo, preencher relatório de viagem, demonstrar percepção, movimentar o veículo na modalidade manual, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), evacuar veículo, engatar locomotivas e vagões na composição, monitorar embarque e desembarque de passageiros, testar freio de reversão e automático, demonstrar assiduidade, demonstrar firmeza nas decisões, demonstrar segurança, solicitar prefixo do trem, cumprir tempo de parada, testar sistema de comunicação, inspecionar alavanca, verificar níveis de combustível e areia, emitir relatório de ocorrência, anunciar energização do veículo, acionar buzina, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, treinar funcionários, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar equipe de segurança, confirmar destino, comunicar ocorrências externas ao sistema, aperfeiçoar-se, demonstrar autocontrole, solicitar licenciamento para partida, solicitar manutenção, zelar pelos equipamentos de trabalho, comunicar entrada na via, informar situação de risco ao longo da via, manter farol aceso, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), comunicar impedimentos de circulação do veículo, ligar o veículo, concentrar-se nas suas atribuições, operar aparelho de mudança de via (amv), obedecer sinalização de via, orientar passageiros sobre regras de segurança, cumprir tempo de percurso, conferir acomodação dos passageiros, trabalhar em equipe, inspecionar equipamentos de bordo, obedecer velocidade máxima autorizada, verificar controle de falhas, recolher veículo, preparar trem para reboque, solicitar interdição da via, acionar freio de emergência em situação de risco, verificar o comportamento da composição durante a viagem, adequar a condução ao tipo de veículo, informar posicionamento, comunicar-se com clareza, acatar instruções via rádio, aplicar freio de estacionamento e calços, observar perfil de via, informar ocorrências com o usuário, estacionar para limpeza, conduzir trem em licenciamento emergencial.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Bonde ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Bonde e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Bonde em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Bonde ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Operador de Bonde mostrado aqui é resultado do levantamento de 212 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Bonde com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Bonde CBO 782620 salário