O dissídio de Operador de Bonde 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Bonde.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 3.222,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

66 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 1.564,71

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

21 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.

Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Bonde

O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.

Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.

Cumpre o tempo de parada.

Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.

Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.

Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.

Funções do Motorneiro

O profissional Operador de Bonde deve demonstrar competências pessoais, conduzir trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, vistoriar teleférico, trabalhar com segurança, inspecionar trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, transportar passageiros, operar teleférico, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco).

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Motorneiro

Um Motorneiro deve conferir acomodação dos passageiros, emitir relatório de ocorrência, manter farol aceso, aplicar freio de estacionamento e calços, evacuar veículo, posicionar vagão para carga e descarga, verificar condições de limpeza, verificar controle de falhas, manobrar para lavagem, comunicar-se com clareza, comunicar entrada na via, solucionar pequenas falhas, monitorar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar licenciamento para partida, demonstrar capacidade de assimilação, vistoriar freio manual, movimentar o veículo na modalidade manual, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), informar situação de risco ao longo da via, cumprir horários, solicitar reboque, cumprir paradas programadas, demonstrar iniciativa, liberar o freio, confirmar destino, solicitar prefixo do trem, conduzir veículo para a via principal, testar sistema de comunicação, verificar o comportamento da composição durante a viagem, estacionar em local predeterminado, anunciar energização do veículo, manobrar para manutenção, inspecionar alavanca, treinar funcionários, solicitar resgate de passageiros, demonstrar responsabilidade, cumprir tempo de parada, observar perfil de via, acionar freio de emergência em situação de risco, estacionar para limpeza, demonstrar autocontrole, demonstrar segurança, ligar o veículo, orientar passageiros sobre regras de segurança, monitorar equipamentos de bordo, solicitar manutenção, aperfeiçoar-se, demonstrar percepção, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, efetuar reboque, operar aparelho de mudança de via (amv), solicitar desenergização da via, adequar a condução ao tipo de veículo, concentrar-se nas suas atribuições, prestar informações ao usuário, obedecer sinais de manobra, manobrar para manutenção de via permanente, observar condições de via, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, preencher relatório de quilometragem, obedecer velocidade máxima autorizada, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, obedecer sinalização de via, prestar primeiros-socorros, acatar instruções via rádio, preencher relatório de viagem, demonstrar firmeza nas decisões, comunicar ocorrências externas ao sistema, acionar buzina, testar sistemas elétrico e pneumático, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, zelar pelos equipamentos de trabalho, solicitar equipe de segurança, uniformizar-se, desengatar locomotivas e vagões da composição, desligar o veículo, demonstrar acuidade visual, atentar para passagem de nível e pedestres, manobrar para testes operacionais, testar freio de reversão e automático, engatar locomotivas e vagões na composição, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), solicitar interdição da via, preparar trem para reboque, detectar falhas de equipamentos, cumprir tempo de percurso, demonstrar assiduidade, recolher veículo, informar ocorrências com o usuário, trabalhar em equipe, conduzir trem em licenciamento emergencial, verificar níveis de combustível e areia, combater incêndios em casos de emergência, comunicar impedimentos de circulação do veículo, inspecionar equipamentos de bordo, informar posicionamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Bonde ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Bonde e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Bonde em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Bonde ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Operador de Bonde mostrado aqui é resultado do levantamento de 221 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Bonde com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Bonde CBO 782620 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Bonde em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Bonde por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 44h 1.747,51 1.815,24 2.561,72 8,25 7.30%
Santa Catarina 44h 1.951,08 2.026,70 2.860,14 9,21 7.60%
São Paulo 43h 2.479,34 2.575,43 3.634,52 12,01 8.20%
Rio de Janeiro 44h 1.506,33 1.564,71 2.208,17 7,11 4.40%
Mato Grosso 44h 2.184,64 2.269,31 3.202,52 10,32 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Bonde.

Dissídio de Operador de Bonde por cidade

Quanto ganha um Operador de Bonde nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Bonde na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 44 1.506,33 1.564,71 2.208,17 7,11 5.70%
Macieira, SC 44 1.659,11 1.723,41 2.432,13 7,83 5.30%
Moreira Sales, PR 44 1.344,95 1.397,07 1.971,59 6,35 7.90%
União da Vitoria, PR 44 2.176,55 2.260,91 3.190,66 10,28 6.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Bonde. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Bonde no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de apoio à produção florestal 1.747,01 1.814,72 2.560,98 5.80%
Extração de madeira em florestas plantadas 1.853,01 1.924,83 2.716,38 7.00%
Marketing direto 1.488,99 1.546,70 2.182,75 4.50%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.325,32 2.415,44 3.408,74 6.30%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 1.675,08 1.740,00 2.455,54 7.10%
Serviço de poda de árvores para lavouras 1.611,13 1.673,57 2.361,79 5.80%
Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal 2.056,62 2.136,33 3.014,86 8.10%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.523,29 1.582,33 2.233,02 6.60%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.019,53 2.097,80 2.960,48 8.00%
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos 1.297,70 1.348,00 1.902,34 5.80%
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 1.305,73 1.356,33 1.914,10 7.60%
Fabricação de ferramentas 2.372,07 2.464,00 3.477,27 4.50%
Serviços de usinagem, tornearia e solda 3.811,93 3.959,67 5.588,00 6.50%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar 1.424,46 1.479,67 2.088,15 7.80%
Restaurantes e similares 1.399,11 1.453,33 2.050,99 5.00%
Manutenção e reparação de máquinas para a indústria metalúrgica, exceto máquinas-ferramenta 1.692,74 1.758,35 2.481,44 7.60%
Comércio atacadista de embalagens 1.417,08 1.472,00 2.077,33 4.90%
Fabricação de rolamentos para fins industriais 2.942,62 3.056,67 4.313,66 7.50%
Serviços de entrega rápida 1.545,60 1.605,50 2.265,73 7.50%
Fabricação de válvulas, registros e dispositivos semelhantes, peças e acessórios 2.133,14 2.215,81 3.127,02 7.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.