O dissídio de Operador de Bonde 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Bonde.
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 3.644,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
51 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 1.644,14
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
35 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.
Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Bonde
O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.
Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.
Cumpre o tempo de parada.
Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.
Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.
Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.
Funções do Motorneiro
O profissional Operador de Bonde deve operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô, transportar passageiros, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, atuar em falhas de equipamentos.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Motorneiro
Um Motorneiro deve testar sistemas elétrico e pneumático, comunicar entrada na via, preencher relatório de quilometragem, atentar para passagem de nível e pedestres, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), desligar o veículo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, demonstrar iniciativa, evacuar veículo, posicionar vagão para carga e descarga, emitir relatório de ocorrência, cumprir tempo de percurso, demonstrar firmeza nas decisões, manobrar para lavagem, solicitar equipe de segurança, cumprir paradas programadas, verificar o comportamento da composição durante a viagem, recolher veículo, solicitar interdição da via, uniformizar-se, inspecionar alavanca, zelar pelos equipamentos de trabalho, combater incêndios em casos de emergência, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, obedecer sinais de manobra, aperfeiçoar-se, comunicar ocorrências externas ao sistema, confirmar destino, testar freio de reversão e automático, prestar primeiros-socorros, preencher relatório de viagem, estacionar em local predeterminado, treinar funcionários, verificar níveis de combustível e areia, monitorar embarque e desembarque de passageiros, monitorar equipamentos de bordo, conferir acomodação dos passageiros, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, solucionar pequenas falhas, demonstrar segurança, prestar informações ao usuário, testar sistema de comunicação, demonstrar autocontrole, anunciar energização do veículo, comunicar-se com clareza, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, demonstrar assiduidade, obedecer sinalização de via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, informar posicionamento, vistoriar freio manual, estacionar para limpeza, conduzir trem em licenciamento emergencial, demonstrar acuidade visual, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar prefixo do trem, solicitar manutenção, acionar freio de emergência em situação de risco, conduzir veículo para a via principal, movimentar o veículo na modalidade manual, aplicar freio de estacionamento e calços, solicitar desenergização da via, manobrar para manutenção de via permanente, engatar locomotivas e vagões na composição, ligar o veículo, inspecionar equipamentos de bordo, detectar falhas de equipamentos, adequar a condução ao tipo de veículo, orientar passageiros sobre regras de segurança, cumprir horários, observar condições de via, trabalhar em equipe, operar aparelho de mudança de via (amv), demonstrar percepção, efetuar reboque, acionar buzina, informar situação de risco ao longo da via, liberar o freio, manter farol aceso, observar perfil de via, manobrar para manutenção, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), cumprir tempo de parada, preparar trem para reboque, concentrar-se nas suas atribuições, solicitar reboque, obedecer velocidade máxima autorizada, solicitar licenciamento para partida, verificar condições de limpeza, desengatar locomotivas e vagões da composição, solicitar resgate de passageiros, demonstrar capacidade de assimilação, informar ocorrências com o usuário, demonstrar responsabilidade, verificar controle de falhas, manobrar para testes operacionais, acatar instruções via rádio.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Bonde ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Bonde e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 7.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Bonde em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Bonde ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024
O salário de Operador de Bonde mostrado aqui é resultado do levantamento de 204 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Bonde com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Bonde em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Paraná | 44h | 1.893,12 | 1.966,49 | 2.775,17 | 8,97 | 7.10% |
Santa Catarina | 44h | 2.020,38 | 2.098,69 | 2.961,73 | 9,54 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 44h | 1.582,80 | 1.644,14 | 2.320,26 | 7,47 | 5.10% |
São Paulo | 42h | 2.450,51 | 2.545,48 | 3.592,26 | 12,06 | 4.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Bonde. |
Dissídio de Operador de Bonde por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 1.582,80 | 1.644,14 | 2.320,26 | 7,47 | 7.40% |
Macieira, SC | 44 | 1.869,45 | 1.941,90 | 2.740,47 | 8,83 | 6.70% |
União da Vitoria, PR | 44 | 2.237,36 | 2.324,07 | 3.279,80 | 10,56 | 6.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Bonde. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Bonde no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Atividades de apoio à produção florestal | 1.975,82 | 2.052,40 | 2.896,41 | 6.20% | |
Marketing direto | 1.574,85 | 1.635,88 | 2.308,61 | 5.00% | |
Extração de madeira em florestas plantadas | 1.939,24 | 2.014,40 | 2.842,78 | 5.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.342,15 | 2.432,93 | 3.433,42 | 4.90% | |
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita | 1.750,89 | 1.818,75 | 2.566,67 | 6.70% | |
Serviços de entrega rápida | 1.515,11 | 1.573,83 | 2.221,04 | 6.80% | |
Serviço de poda de árvores para lavouras | 1.658,33 | 1.722,60 | 2.430,98 | 6.20% | |
Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal | 1.866,27 | 1.938,60 | 2.735,81 | 8.00% | |
Serviços de usinagem, tornearia e solda | 3.580,96 | 3.719,75 | 5.249,42 | 7.10% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7.00% | |
Fabricação de rolamentos para fins industriais | 3.273,14 | 3.400,00 | 4.798,18 | 5.40% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 1.736,69 | 1.804,00 | 2.545,86 | 6.40% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 2.617,87 | 2.719,33 | 3.837,60 | 7.50% | |
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente | 2.510,69 | 2.608,00 | 3.680,49 | 6.60% | |
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7.40% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.922,01 | 1.996,50 | 2.817,52 | 7.50% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.631,76 | 1.695,00 | 2.392,03 | 6.20% | |
Trens turísticos, teleféricos e similares | 1.397,82 | 1.452,00 | 2.049,11 | 6.70% | |
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar | 1.486,39 | 1.544,00 | 2.178,94 | 5.70% | |
Fabricação de ferramentas | 2.354,74 | 2.446,00 | 3.451,87 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |