O dissídio de Operador de Automotriz 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Automotriz.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.591,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
53 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 1.750,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
20 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Madeira em Florestas Plantadas
R$ 2.139,60
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Apoio à Produção Florestal
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.
Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Automotriz
O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.
Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.
Cumpre o tempo de parada.
Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.
Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.
Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.
Funções do Motorneiro
O profissional Operador de Automotriz deve demonstrar competências pessoais, operar teleférico, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, vistoriar teleférico, atuar em falhas de equipamentos, manobrar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô, transportar passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Motorneiro
Um Motorneiro deve manobrar para testes operacionais, prestar informações ao usuário, demonstrar assiduidade, acatar instruções via rádio, atentar para passagem de nível e pedestres, movimentar o veículo na modalidade manual, verificar controle de falhas, orientar passageiros sobre regras de segurança, cumprir horários, testar freio de reversão e automático, solicitar licenciamento para partida, verificar níveis de combustível e areia, cumprir paradas programadas, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, trabalhar em equipe, inspecionar alavanca, solicitar reboque, zelar pelos equipamentos de trabalho, obedecer sinalização de via, verificar condições de limpeza, posicionar vagão para carga e descarga, verificar o comportamento da composição durante a viagem, prestar primeiros-socorros, estacionar em local predeterminado, comunicar-se com clareza, adequar a condução ao tipo de veículo, estacionar para limpeza, treinar funcionários, engatar locomotivas e vagões na composição, acionar buzina, emitir relatório de ocorrência, confirmar destino, demonstrar responsabilidade, testar sistema de comunicação, combater incêndios em casos de emergência, solicitar prefixo do trem, monitorar embarque e desembarque de passageiros, observar condições de via, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar segurança, solicitar manutenção, solicitar desenergização da via, demonstrar autocontrole, preencher relatório de viagem, demonstrar iniciativa, recolher veículo, solucionar pequenas falhas, solicitar interdição da via, efetuar reboque, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, demonstrar rapidez de raciocínio, comunicar entrada na via, solicitar equipe de segurança, acionar freio de emergência em situação de risco, preencher relatório de quilometragem, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), conduzir trem em licenciamento emergencial, liberar o freio, manobrar para manutenção, monitorar equipamentos de bordo, observar perfil de via, obedecer sinais de manobra, cumprir tempo de parada, conduzir veículo para a via principal, informar situação de risco ao longo da via, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, demonstrar acuidade visual, manter farol aceso, concentrar-se nas suas atribuições, informar ocorrências com o usuário, desengatar locomotivas e vagões da composição, anunciar energização do veículo, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, operar aparelho de mudança de via (amv), demonstrar percepção, detectar falhas de equipamentos, manobrar para lavagem, comunicar ocorrências externas ao sistema, preparar trem para reboque, desligar o veículo, uniformizar-se, ligar o veículo, aplicar freio de estacionamento e calços, cumprir tempo de percurso, demonstrar capacidade de assimilação, testar sistemas elétrico e pneumático, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), inspecionar equipamentos de bordo, vistoriar freio manual, conferir acomodação dos passageiros, comunicar impedimentos de circulação do veículo, solicitar resgate de passageiros, evacuar veículo, aperfeiçoar-se, informar posicionamento, demonstrar firmeza nas decisões.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Automotriz ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Automotriz e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Automotriz em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Automotriz ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Operador de Automotriz mostrado aqui é resultado do levantamento de 212 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Automotriz com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: