O dissídio de Motorneiro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Motorneiro.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.591,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
53 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 1.750,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
20 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Madeira em Florestas Plantadas
R$ 2.139,60
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Apoio à Produção Florestal
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.
Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorneiro
O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.
Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.
Cumpre o tempo de parada.
Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.
Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.
Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.
Funções do Motorneiro
O profissional Motorneiro deve vistoriar teleférico, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), conduzir trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, transportar passageiros, operar teleférico, demonstrar competências pessoais, manobrar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Motorneiro
Um Motorneiro deve solicitar desenergização da via, acionar freio de emergência em situação de risco, cumprir tempo de parada, conduzir veículo para a via principal, atentar para passagem de nível e pedestres, verificar níveis de combustível e areia, demonstrar assiduidade, demonstrar capacidade de assimilação, comunicar impedimentos de circulação do veículo, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar firmeza nas decisões, comunicar entrada na via, informar ocorrências com o usuário, prestar primeiros-socorros, acatar instruções via rádio, demonstrar acuidade visual, desligar o veículo, monitorar equipamentos de bordo, concentrar-se nas suas atribuições, testar sistemas elétrico e pneumático, adequar a condução ao tipo de veículo, confirmar destino, comunicar-se com clareza, manobrar para testes operacionais, trabalhar em equipe, manobrar para manutenção, desengatar locomotivas e vagões da composição, solicitar resgate de passageiros, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, prestar informações ao usuário, conferir acomodação dos passageiros, combater incêndios em casos de emergência, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, testar freio de reversão e automático, acionar buzina, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), inspecionar alavanca, vistoriar freio manual, demonstrar responsabilidade, comunicar ocorrências externas ao sistema, observar perfil de via, engatar locomotivas e vagões na composição, solicitar manutenção, anunciar energização do veículo, observar condições de via, zelar pelos equipamentos de trabalho, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar percepção, preencher relatório de viagem, estacionar para limpeza, solicitar prefixo do trem, testar sistema de comunicação, detectar falhas de equipamentos, solucionar pequenas falhas, solicitar reboque, obedecer sinais de manobra, aplicar freio de estacionamento e calços, demonstrar iniciativa, posicionar vagão para carga e descarga, demonstrar segurança, preencher relatório de quilometragem, manobrar para manutenção de via permanente, informar posicionamento, uniformizar-se, verificar condições de limpeza, solicitar licenciamento para partida, preparar trem para reboque, movimentar o veículo na modalidade manual, manobrar para lavagem, operar aparelho de mudança de via (amv), cumprir paradas programadas, informar situação de risco ao longo da via, recolher veículo, orientar passageiros sobre regras de segurança, obedecer sinalização de via, efetuar reboque, aperfeiçoar-se, inspecionar equipamentos de bordo, conduzir trem em licenciamento emergencial, emitir relatório de ocorrência, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, estacionar em local predeterminado, evacuar veículo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, cumprir horários, verificar controle de falhas, solicitar interdição da via, manter farol aceso, cumprir tempo de percurso, treinar funcionários, liberar o freio, ligar o veículo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, solicitar equipe de segurança, demonstrar autocontrole, monitorar embarque e desembarque de passageiros.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorneiro ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorneiro e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 4.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorneiro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorneiro ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Motorneiro mostrado aqui é resultado do levantamento de 212 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorneiro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: