O dissídio de Mecânico de Diesel e Eletricidade 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Diesel e Eletricidade.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.835,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.408 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 2.211,53

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.005 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Extração de Carvão Mineral

R$ 5.296,43

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores

8.073 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

O que faz um Mecânico de Diesel e Eletricidade

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O profissional Mecânico de Diesel e Eletricidade deve realizar o trabalho com segurança, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve instalar sistemas de transmissão no veículo, conferir peças no recebimento, demonstrar orientação espacial, trocar componentes da unidade hidráulica, reparar sistema de escapamento, realizar teste de emissão de poluentes, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar peças com defeito de fabricação, testar desempenho do motor em dinamômetro, identificar sons no ambiente, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, alinhar sistema de direção, identificar áreas de risco, controlar dimensional das peças, testar circuitos eletroeletrônicos, manter o local de trabalho organizado, orientar o cliente no uso correto do veículo, reparar válvulas pneumáticas, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, desmontar sistema de transmissão, interpretar desenhos e normas técnicas, realizar manutenção da bomba hidráulica, estimar tempo de execução, remover sistemas de transmissão, montar motor, trabalhar com responsabilidade, trocar válvula injetora, drenar filtros da linha de alimentação, instalar motor no veículo, trocar sistema de embreagem, coordenar braços e pernas, trocar molas, identificar o trabalho a ser realizado, manter relacionamento interpessoal, testar motor no veículo, realizar manutenção do compressor de ar, avaliar satisfação do cliente, regular sistema de ignição e injeção, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar válvulas pneumáticas, reparar sistema de carga e partida, demonstrar destreza manual, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar radiadores, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, vestir equipamentos de proteção individual, ajustar válvulas no motor, trocar tensores, cumprir compromissos assumidos, reparar caixa de direção, trocar terminais esféricos (pivôs), descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, trocar peças do sistema de escapamento, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, testar sistema de transmissão no veículo, reparar bomba hidráulica da direção, trocar buchas, identificar tipos de transmissão e funcionamento, trocar vedantes de óleo e água, ajustar componentes pneumáticos, orçar serviços manuais e por computador, substituir braços do sistema, regular freios, testar válvulas injetoras, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, reparar sistema elétrico, desmontar o motor, preencher requisição de material, reparar bomba d'água, reparar sistema de sobrealimentação, remover o motor do veículo, testar estanqueidade do sistema de alimentação, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, substituir bolsas de ar, lubrificar articulações da suspensão, trocar mangueiras, correias e polias, realizar o trabalho de modo eficiente, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trabalhar com atenção seletiva, efetuar limpeza geral, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, manter-se atualizado profissionalmente, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar componentes eletroeletrônicos, reparar sistema de arrefecimento, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar filtros e lubrificantes, enviar peças para retificação, limpar filtros de transmissão, ajustar cubos de rodas, trocar fluidos hidráulicos, trocar amortecedores, sangrar sistema de freios, reparar bomba injetora, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar unidade hidráulica, testar pressão de alimentação e vazão, preencher ordem de serviço, reparar chassis, confirmar plano de manutenção com o cliente, reparar bomba de combustível, reparar válvula injetora (diesel), trocar rolamentos de rodas, trabalhar em equipe, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), substituir agregados da suspensão, trocar sensores térmicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Diesel e Eletricidade ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Diesel e Eletricidade e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Diesel e Eletricidade em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Diesel e Eletricidade ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025

O salário de Mecânico de Diesel e Eletricidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Diesel e Eletricidade com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Diesel e Eletricidade CBO 914425 salário