O dissídio de Maquinista de Locomotiva 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Locomotiva.
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 4.075,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
255 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 3.162,29
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
167 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Carga
R$ 3.162,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Ferroviário de Carga
533 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Maquinista de Locomotiva
O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.
Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem.
Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.
Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.
Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.
Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Maquinista de trem
O profissional Maquinista de Locomotiva deve transportar passageiros, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), trabalhar com segurança, conduzir trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, transportar cargas, atuar em falhas de equipamentos, manobrar trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, inspecionar trem, bonde e metrô.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Maquinista de trem
Um Maquinista de trem deve solucionar pequenas falhas, adequar a condução ao tipo de veículo, conferir número, quantidade e peso dos vagões, informar posicionamento, obedecer velocidade máxima autorizada, monitorar embarque e desembarque de passageiros, cumprir licenciamento via satélite, cumprir tempo de parada, comunicar impedimentos de circulação do veículo, aperfeiçoar-se, preencher livro de bordo, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, separar vagões por destino, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, posicionar vagão para carga e descarga, solicitar reboque, demonstrar assiduidade, evacuar veículo, conferir documentação da carga, engatar locomotivas e vagões na composição, inspecionar equipamentos de bordo, recolher veículo, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, vistoriar freio manual, verificar ficha e documentação do trem, desligar o veículo, manobrar para lavagem, solicitar interdição da via, comunicar-se com clareza, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, prestar informações ao usuário, interromper manobra em caso de perda de contato, solicitar equipe de segurança, conduzir veículo para a via principal, vistoriar dispositivos de segurança, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, informar ocorrências com o usuário, estacionar para limpeza, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), concentrar-se nas suas atribuições, trabalhar em equipe, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar autocontrole, usar equipamentos de proteção individual (epi), preparar trem para reboque, emitir relatório de ocorrência, monitorar equipamentos de bordo, informar situação de risco ao longo da via, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), zelar pelos equipamentos de trabalho, efetuar reboque, obedecer sinais de manobra, movimentar o veículo na modalidade manual, demonstrar capacidade de assimilação, solicitar licenciamento para partida, anunciar energização do veículo, demonstrar percepção, verificar condições de limpeza, observar perfil de via, testar sistemas elétrico e pneumático, demonstrar responsabilidade, prestar primeiros-socorros, atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar firmeza nas decisões, retirar equipamento detector de trem completo (dtc), ligar o veículo, demonstrar rapidez de raciocínio, verificar vazamentos de carga, manter farol aceso, repor equipamento de segurança, testar sistema de comunicação, observar condições de via, manobrar para manutenção de via permanente, cumprir tempo de percurso, conferir a formação da composição, liberar o freio, verificar níveis de combustível e areia, verificar existência de fita velocimétrica, verificar controle de falhas, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, confirmar destino, manobrar para testes operacionais, cumprir horários, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), conferir acondicionamento da carga, demonstrar iniciativa, solicitar manutenção, manobrar para manutenção, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, acatar sinalização do painel de bordo, acatar instruções via rádio, aplicar freio de estacionamento e calços, detectar falhas de equipamentos, comunicar entrada na via, solicitar desenergização da via, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), transportar funcionários e equipamentos de manutenção, solicitar prefixo do trem, conferir limite de tração, informar nome das estações, remover vagões avariados, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), manobrar para pesagem de vagões, operar aparelho de mudança de via (amv), anunciar mensagens, solicitar resgate de passageiros, demonstrar acuidade visual, uniformizar-se, cumprir paradas programadas, desengatar locomotivas e vagões da composição, verificar livro de bordo, treinar funcionários, obedecer sinalização de via, combater incêndios em casos de emergência, acionar freio de emergência em situação de risco, preencher relatório de viagem, estacionar em local predeterminado, manobrar guindaste para prestar socorro, demonstrar segurança, verificar dispositivos de segurança, acionar buzina, verificar o comportamento da composição durante a viagem, conduzir trem em licenciamento emergencial.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Maquinista de Locomotiva ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Locomotiva e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Locomotiva em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Maquinista de Locomotiva ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Maquinista de Locomotiva mostrado aqui é resultado do levantamento de 631 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Locomotiva com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: