O dissídio de Instrutor de Informática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Informática.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.955,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.274 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.579,33
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brumado - BA
754 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho
R$ 10.089,55
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
1.002 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Informática
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O profissional Instrutor de Informática deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve dialogar com outros setores ou unidades da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, revisar material pedagógico, propor cronograma de atividades pedagógicas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, orientar os alunos, adequar material pedagógico, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, limpar os equipamentos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), registrar as tarefas executadas pelos alunos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, dialogar com os meios de comunicação de massa, preparar recursos audiovisuais, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, promover intercâmbios institucionais, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, encaminhar alunos para atendimentos específicos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, ministrar palestras para públicos de fora da escola, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar perseverança, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, criar situações operacionais de atividades, especificar equipamentos para manutenção e reposição, registrar controles de estoque, programar a utilização de material didático-pedagógico, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, criar relacionamentos de confiabilidade, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, auto avaliar-se, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, fixar metas educacionais para a escola, identificar novas fontes para atualização, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar a produção científica da área, negociar projetos e cursos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, tomar providências em casos de emergência, executar a manutenção preventiva, conferir a execução da manutenção, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, sistematizar os termos técnicos da área, tomar parte na elaboração do calendário escolar, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, simular situações atuais de trabalho, dialogar com os outros professores, comprovar experiência na área específica, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, participar de ações institucionais com objetivo social, programar calendário de atividades para estágios de alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de organização, divulgar ideias através de projetos de ensino, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar criatividade, participar de campanhas educativas, demonstrar tolerância e paciência, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, fixar critérios de avaliação dos alunos, expressar-se com clareza, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar as normas técnicas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, analisar as avaliações, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preencher diários de classe ou similares, preparar material didático, investigar diferentes recursos didáticos, sistematizar as mudanças tecnológicas, dialogar com os alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar liderança, utilizar referenciais de avaliação normatizados, elaborar os planos de aula, selecionar recursos didáticos, estimular os alunos na busca de conhecimento, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, organizar exposições de produtos, consultar manual do equipamento para manutenção, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, comprovar certificação das competências, integrar-se em eventos da área, selecionar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, agir eticamente na profissão, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, tomar parte na organização do currículo escolar, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar flexibilidade, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, controlar o estoque de peças de reposição, preencher planilhas de custo, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, comprovar qualificação profissional na área de atuação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Informática ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Informática e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Informática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Informática ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Informática mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Informática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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