O dissídio de Instrutor de Informática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Informática.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.955,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.274 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.579,33
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brumado - BA
754 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho
R$ 10.089,55
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
1.002 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Informática
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O profissional Instrutor de Informática deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços À comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, limpar os equipamentos, registrar controles de estoque, elaborar os planos de aula, propor cronograma de atividades pedagógicas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar a legislação na sua área, dialogar com os outros professores, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, criar relacionamentos de confiabilidade, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preparar recursos audiovisuais, organizar exposições de produtos, adequar material pedagógico, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, consultar manual do equipamento para manutenção, dialogar com membros e instituições da comunidade, orientar os alunos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, investigar diferentes recursos didáticos, dialogar com os meios de comunicação de massa, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, sistematizar os termos técnicos da área, definir metodologias e técnicas de ensino, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, dialogar com outros setores ou unidades da escola, programar a utilização de material didático-pedagógico, comprovar qualificação profissional na área de atuação, estimular os alunos na busca de conhecimento, criar situações interativas com o mercado de trabalho, auto avaliar-se, identificar novas fontes para atualização, demonstrar liderança, sistematizar a produção científica da área, selecionar recursos didáticos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, participar de ações institucionais com objetivo social, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, sistematizar as normas técnicas, participar de campanhas educativas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, revisar material pedagógico, tomar parte na organização do currículo escolar, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, ministrar palestras para públicos de fora da escola, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar material didático, comprovar certificação das competências, tomar providências em casos de emergência, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, demonstrar capacidade de avaliação, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar capacidade de organização, integrar-se em eventos da área, criar situações de trabalho em equipe, divulgar ideias através de projetos de ensino, especificar equipamentos para manutenção e reposição, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, identificar características e interesses pessoais dos alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, controlar o estoque de peças de reposição, preencher planilhas de custo, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, encaminhar alunos para atendimentos específicos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar criatividade, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, comprovar experiência na área específica, programar calendário de atividades para estágios de alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, avaliar competências adquiridas anteriormente, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar as mudanças tecnológicas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, processar materiais para a utilização em ensino, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, conferir a execução da manutenção, prestar assessoria técnica à comunidade, negociar projetos e cursos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar perseverança, promover a exposição e venda de produtos do curso, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar flexibilidade, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, promover intercâmbios institucionais, verificar o estado dos equipamentos de segurança, fixar critérios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, preencher diários de classe ou similares, utilizar referenciais de avaliação normatizados, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, criar situações operacionais de atividades, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, expressar-se com clareza, confeccionar apostilas para apoio às aulas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, dialogar com os alunos, analisar as avaliações, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, agir eticamente na profissão, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, executar a manutenção preventiva, simular situações atuais de trabalho, selecionar material pedagógico, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Informática ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Informática e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Informática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Informática ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Informática mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Informática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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