O dissídio de Inspetor de Terminal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215130 no cargo de Inspetor de Terminal.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 5.596,34

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

53 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 5.596,34

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

35 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Inspetor de terminal Planeja, define estratégias de execução e realiza inspeção de terminais, com o objetivo de garantir a segurança da navegação e das operações, bem como a proteção da poluição ambiental, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, transporte marítimo, infraestrutura portuária, arquitetura naval, manobras de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas e afins Realiza inspeções de embarcações, de instalações e de operações de logística nos terminais.

Inspeciona operações com navios-tanques em terminais Supervisiona atividades de equipe de combate à poluição Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Inspetor de Terminal

O Inspetor de terminal examina políticas, procedimentos administrativos, regras de segurança, contratos, políticas ambientais, dentre outras convenções, para planejar as atividades de inspeção de terminal Consulta e aplica legislação.

Segue normas internacionais para a segurança de terminais e navios.

Aplica conhecimentos de ciências navais e afins Examina o plano de carga e sua execução, referente a cada operação de carga no terminal, enfocando distribuição de carga na chegada e partida, densidade, quantidade e temperatura do produto, tanques da embarcação a serem carregados ou descarregados e sequência das operações, identificação das redes de carga a serem usadas – na embarcação e no terminal, vazão máxima de transferência de carga, limites de pressão, limites de temperatura, restrições relativas à acumulação de energia estática, dentre outros itens de controle.

Verifica a existência de meios seguros de acesso entre as embarcações ou entre a embarcação e a instalação em terra no terminal Verifica se foram estabelecidos sinais para situação de emergência, devidamente compreendidos por todos os trabalhadores.

Confere procedimentos para abastecimento.

Avalia condições meteorológicas, vento e correntes, na zona do terminal Avalia as condições ambientais para início e paralisação de manobras.

Inspeciona condições de flutuabilidade.

Avalia condições de atracação e desatracação e de calado Orienta as manobras de atracação, desatracação e fundeio Inspeciona embarcação, examinando equipamentos de convés, de comunicação, de segurança, de salvatagem, da seção de máquinas e de prevenção da poluição ambiental.

Confere certificação da embarcação e de equipamentos Inspeciona condições de segurança e de navegabilidade Controla atmosfera de tanques e avalia estanqueidade de porões.

Avalia o preparo da tripulação Avalia procedimentos de prevenção da poluição ambiental.

Supervisiona atividades dos trabalhadores envolvidos nas operações dos terminais Supervisiona equipe de combate à poluição Controla material de combate à poluição.

Inspeciona condições físicas dos terminais, seus equipamentos e navios, a fim de fornecer indicações, quando cabível, para testes, manutenção, reparos ou substituições Monitora operações e sistemas específicos de medição nos terminais Inspeciona operações logísticas no terminal, avaliando desempenho de segurança e gestão da qualidade dos processos empregados.

Inspeciona áreas de carga da embarcação – local onde estão os tanques de carga, praça de bombas de carga, tanques de lastro, espaços vazios e praças de bombas adjacentes aos tanques de carga – Inspeciona navios-tanques em terminais, para transporte de gás, petróleo, álcool, produtos químicos Realiza a verificação de segurança operacional de embarcações que transportam petróleo e seus derivados.

Verifica desvios nas operações com carga, podendo sugerir alterações de processo para melhorar o desempenho do terminal Coordena operações de controle da poluição, inspecionando instrumentos de controle do lixo descartado pelas embarcações em terminais, examinando registros de bordo, avaliando peso de lixo e data de realização do descarte Realiza inspeção de segurança operacional, no tocante à segurança e ao risco de poluição acordada, para toda operação de carga e descarga em terminal Monitora emissão de poluentes de navio Fiscaliza aplicação da legislação, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) e cumprimento das normas de segurança.

Em caso de descumprimento de normas, aciona a autoridade portuária Efetua os registros pertinentes às atividades de inspeção de terminal Efetua auditorias internas em terminais Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal aquaviário, nos campos de conhecimento relacionados com a atividade de inspeção de terminal, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras Profere palestras Elabora apresentações e material didático.

Funções do Inspetor de terminal

O profissional Inspetor de Terminal deve gerenciar material de bordo, administrar pessoal, gerenciar operações, realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, qualificar pessoal, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Inspetor de terminal

Um Inspetor de terminal deve discriminar sons e ruídos, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar estanqueidade dos porões, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), discriminar cores, coordenar operações de resgate, trabalhar em equipe, elaborar apresentações, aplicar legislação, controlar material de combate à poluição, avaliar o preparo da tripulação, inspecionar condições de navegabilidade, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, inspecionar equipamentos da seção de máquinas, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, inspecionar equipamentos de salvatagem, trabalhar sob pressão, demonstrar raciocínio analítico, efetuar auditorias internas, demonstrar raciocínio matemático, elaborar conteúdo programático, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, avaliar as condições de calado, consultar legislação, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar as condições para desatracação, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de negociação, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar capacidade de adaptação, conferir certificação de equipamentos, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar equipe de combate à poluição, elaborar material didático, conferir certificação da embarcação, tomar decisões, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, inspecionar equipamentos de comunicação, demonstrar comportamento proativo, fiscalizar o uso de epi, acionar plano de emergência, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar as condições meteorológicas, proferir palestras, demonstrar percepção cinemática, demonstrar raciocínio sintético, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar operação de controle à poluição, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de autocontrole, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, acionar plano de contingência, fiscalizar a aplicação da legislação, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, ministrar aulas de formação profissional, inspecionar as condições de segurança, efetuar os registros pertinentes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Terminal ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Terminal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Terminal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Terminal ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Inspetor de Terminal mostrado aqui é resultado do levantamento de 155 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Terminal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Inspetor de Terminal CBO 215130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Terminal em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Inspetor de Terminal por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 2.215,21 2.301,07 3.247,34 10,98 4.50%
Rio de Janeiro 40h 5.387,54 5.596,34 7.897,73 27,96 4.30%
Rio Grande do Sul 40h 2.779,76 2.887,50 4.074,93 14,34 5.10%
Bahia 41h 3.243,92 3.369,65 4.755,35 16,59 8.10%
Ceará 40h 2.358,49 2.449,90 3.457,37 12,25 7.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Terminal.

Dissídio de Inspetor de Terminal por cidade

Quanto ganha um Inspetor de Terminal nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Inspetor de Terminal na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 40 5.387,54 5.596,34 7.897,73 27,96 5.10%
Macaubal, SP 44 1.416,53 1.471,43 2.076,52 6,72 4.70%
Santos, SP 41 2.883,61 2.995,37 4.227,16 14,46 7.00%
Porto Alegre, RS 40 2.865,33 2.976,38 4.200,36 14,88 4.60%
São Paulo, SP 38 2.264,05 2.351,80 3.318,93 12,35 7.80%
Fortaleza, CE 40 2.358,49 2.449,90 3.457,37 12,25 6.80%
Lauro de Freitas, BA 40 3.444,06 3.577,54 5.048,73 17,89 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Terminal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Inspetor de Terminal no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 3.376,41 3.507,27 4.949,56 7.10%
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.644,97 2.747,48 3.877,32 5.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.416,53 1.471,43 2.076,52 7.90%
Testes e análises técnicas 2.083,69 2.164,44 3.054,53 4.80%
Operações de terminais 7.693,89 7.992,09 11.278,67 7.50%
Serviços de engenharia 3.279,19 3.406,28 4.807,05 6.50%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 2.528,11 2.626,09 3.706,01 8.00%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 3.176,87 3.300,00 4.657,06 4.30%
Fabricação de produtos do refino de petróleo 2.888,07 3.000,00 4.233,69 6.30%
Atividades de pós-colheita 1.270,75 1.320,00 1.862,82 6.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.072,90 3.192,00 4.504,65 4.10%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 5.060,37 5.256,50 7.418,13 7.20%
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 2.112,62 2.194,50 3.096,94 7.90%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 2.873,15 2.984,50 4.211,82 5.50%
Transporte ferroviário de carga 7.119,09 7.395,00 10.436,05 5.30%
Transporte marítimo de longo curso - carga 1.588,44 1.650,00 2.328,53 7.90%
Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 4.621,87 4.801,00 6.775,32 4.40%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.636,57 1.700,00 2.399,09 7.20%
Atividades de agenciamento marítimo 1.732,84 1.800,00 2.540,21 8.30%
Terminais rodoviários e ferroviários 1.471,95 1.529,00 2.157,77 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.