O dissídio de Inspetor de Terminal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215130 no cargo de Inspetor de Terminal.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 12.836,33
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
81 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 5.878,68
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
38 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Inspetor de terminal Planeja, define estratégias de execução e realiza inspeção de terminais, com o objetivo de garantir a segurança da navegação e das operações, bem como a proteção da poluição ambiental, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, transporte marítimo, infraestrutura portuária, arquitetura naval, manobras de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas e afins Realiza inspeções de embarcações, de instalações e de operações de logística nos terminais.
Inspeciona operações com navios-tanques em terminais Supervisiona atividades de equipe de combate à poluição Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Inspetor de Terminal
O Inspetor de terminal examina políticas, procedimentos administrativos, regras de segurança, contratos, políticas ambientais, dentre outras convenções, para planejar as atividades de inspeção de terminal Consulta e aplica legislação.
Segue normas internacionais para a segurança de terminais e navios.
Aplica conhecimentos de ciências navais e afins Examina o plano de carga e sua execução, referente a cada operação de carga no terminal, enfocando distribuição de carga na chegada e partida, densidade, quantidade e temperatura do produto, tanques da embarcação a serem carregados ou descarregados e sequência das operações, identificação das redes de carga a serem usadas – na embarcação e no terminal, vazão máxima de transferência de carga, limites de pressão, limites de temperatura, restrições relativas à acumulação de energia estática, dentre outros itens de controle.
Verifica a existência de meios seguros de acesso entre as embarcações ou entre a embarcação e a instalação em terra no terminal Verifica se foram estabelecidos sinais para situação de emergência, devidamente compreendidos por todos os trabalhadores.
Confere procedimentos para abastecimento.
Avalia condições meteorológicas, vento e correntes, na zona do terminal Avalia as condições ambientais para início e paralisação de manobras.
Inspeciona condições de flutuabilidade.
Avalia condições de atracação e desatracação e de calado Orienta as manobras de atracação, desatracação e fundeio Inspeciona embarcação, examinando equipamentos de convés, de comunicação, de segurança, de salvatagem, da seção de máquinas e de prevenção da poluição ambiental.
Confere certificação da embarcação e de equipamentos Inspeciona condições de segurança e de navegabilidade Controla atmosfera de tanques e avalia estanqueidade de porões.
Avalia o preparo da tripulação Avalia procedimentos de prevenção da poluição ambiental.
Supervisiona atividades dos trabalhadores envolvidos nas operações dos terminais Supervisiona equipe de combate à poluição Controla material de combate à poluição.
Inspeciona condições físicas dos terminais, seus equipamentos e navios, a fim de fornecer indicações, quando cabível, para testes, manutenção, reparos ou substituições Monitora operações e sistemas específicos de medição nos terminais Inspeciona operações logísticas no terminal, avaliando desempenho de segurança e gestão da qualidade dos processos empregados.
Inspeciona áreas de carga da embarcação – local onde estão os tanques de carga, praça de bombas de carga, tanques de lastro, espaços vazios e praças de bombas adjacentes aos tanques de carga – Inspeciona navios-tanques em terminais, para transporte de gás, petróleo, álcool, produtos químicos Realiza a verificação de segurança operacional de embarcações que transportam petróleo e seus derivados.
Verifica desvios nas operações com carga, podendo sugerir alterações de processo para melhorar o desempenho do terminal Coordena operações de controle da poluição, inspecionando instrumentos de controle do lixo descartado pelas embarcações em terminais, examinando registros de bordo, avaliando peso de lixo e data de realização do descarte Realiza inspeção de segurança operacional, no tocante à segurança e ao risco de poluição acordada, para toda operação de carga e descarga em terminal Monitora emissão de poluentes de navio Fiscaliza aplicação da legislação, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) e cumprimento das normas de segurança.
Em caso de descumprimento de normas, aciona a autoridade portuária Efetua os registros pertinentes às atividades de inspeção de terminal Efetua auditorias internas em terminais Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal aquaviário, nos campos de conhecimento relacionados com a atividade de inspeção de terminal, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras Profere palestras Elabora apresentações e material didático.
Funções do Inspetor de terminal
O profissional Inspetor de Terminal deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, operar cargas, gerenciar operações, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Inspetor de terminal
Um Inspetor de terminal deve demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, demonstrar criatividade, demonstrar percepção espacial, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de negociação, avaliar as condições para desatracação, controlar material de combate à poluição, ministrar treinamento em terra, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), conferir certificação da embarcação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, avaliar o preparo da tripulação, coordenar operações de resgate, supervisionar equipe de combate à poluição, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de autocontrole, trabalhar em equipe, inspecionar equipamentos de salvatagem, proferir palestras, fiscalizar o uso de epi, elaborar material didático, demonstrar percepção cinemática, efetuar auditorias internas, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar raciocínio analítico, discriminar sons e ruídos, efetuar os registros pertinentes, demonstrar raciocínio sintético, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, acionar plano de contingência, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, avaliar as condições de calado, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, discriminar cores, tomar decisões, inspecionar equipamentos de convés, inspecionar as condições de segurança, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar estanqueidade dos porões, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar equipamentos da seção de máquinas, consultar legislação, elaborar apresentações, aplicar legislação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, trabalhar sob pressão, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, ministrar aulas de formação profissional, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, inspecionar condições de navegabilidade, fiscalizar a aplicação da legislação, demonstrar comportamento proativo, conferir certificação de equipamentos, demonstrar liderança, inspecionar equipamentos de comunicação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, acionar plano de emergência, demonstrar raciocínio matemático.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Terminal ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Terminal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Terminal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Terminal ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Inspetor de Terminal mostrado aqui é resultado do levantamento de 173 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Terminal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Prático de Portos da Marinha Mercante
- Agente de Manobra e Docagem
- Capitão de Longo Curso
- Segundo Oficial de Náutica
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Cabotagem
Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Terminal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.058,79 | 2.138,58 | 3.018,03 | 10,04 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 40h | 6.003,67 | 6.236,36 | 8.800,94 | 31,30 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Terminal. |
Dissídio de Inspetor de Terminal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 5.659,34 | 5.878,68 | 8.296,18 | 29,51 | 6.60% |
Macaubal, SP | 44 | 1.492,17 | 1.550,00 | 2.187,41 | 7,05 | 6.00% |
Santos, SP | 41 | 2.351,81 | 2.442,96 | 3.447,58 | 11,88 | 5.60% |
São Paulo, SP | 41 | 2.501,41 | 2.598,36 | 3.666,88 | 12,65 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Terminal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Inspetor de Terminal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.492,17 | 1.550,00 | 2.187,41 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.928,25 | 4.080,50 | 5.758,52 | 7.50% | |
Testes e análises técnicas | 1.889,97 | 1.963,22 | 2.770,56 | 4.50% | |
Operações de terminais | 6.094,06 | 6.330,25 | 8.933,44 | 7.70% | |
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 2.630,07 | 2.732,00 | 3.855,48 | 7.10% | |
Serviços de engenharia | 3.350,85 | 3.480,72 | 4.912,10 | 6.20% | |
Fabricação de produtos do refino de petróleo | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 7.40% | |
Terminais rodoviários e ferroviários | 8.913,06 | 9.258,50 | 13.065,87 | 4.70% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 4.403,34 | 4.574,00 | 6.454,97 | 4.30% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 2.456,88 | 2.552,10 | 3.601,60 | 7.90% | |
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais | 2.866,89 | 2.978,00 | 4.202,64 | 7.60% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 3.176,87 | 3.300,00 | 4.657,06 | 4.70% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.375,19 | 3.506,00 | 4.947,77 | 6.50% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 4.753,76 | 4.938,00 | 6.968,65 | 4.30% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 1.780,97 | 1.850,00 | 2.610,78 | 7.70% | |
Transporte ferroviário de carga | 4.567,96 | 4.745,00 | 6.696,29 | 4.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.094,81 | 2.176,00 | 3.070,84 | 7.50% | |
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 2.156,42 | 2.240,00 | 3.161,16 | 4.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |