O dissídio de Imediato da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Imediato da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Imediato da Marinha Mercante
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Imediato da Marinha Mercante deve coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, administrar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas, demonstrar competências pessoais, gerenciar operações, qualificar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve demonstrar percepção espacial, fiscalizar o uso de epi, discriminar sons e ruídos, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, demonstrar comportamento proativo, demonstrar raciocínio analítico, controlar material de custeio, efetuar embarque e desembarque da tripulação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar estanqueidade dos porões, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, inspecionar equipamentos de convés, controlar material de passadiço, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, efetuar auditorias internas, operar tampas de escotilha, controlar material de combate à poluição, inspecionar as condições de segurança, proferir palestras, efetuar embarque e desembarque de passageiros, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar equipe de combate à poluição, conduzir embarcação de salvamento, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar o preparo da tripulação, operar o sistema de lastro, coordenar reuniões de segurança, realizar o plano de viagem, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, orientar estagiário-aluno a bordo, elaborar conteúdo programático, trabalhar sob pressão, elaborar o plano para reboque, controlar medicamento de bordo, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), emitir permissão para trabalho, controlar publicações regulamentares de bordo, fiscalizar a aplicação da legislação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, operar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de autocontrole, efetuar os registros pertinentes, operar cobertas de cargas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, coordenar operação de controle à poluição, realizar comunicação de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar as condições para desatracação, avaliar as condições para amarração, operar guincho de reboque, demonstrar raciocínio matemático, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, transportar passageiros, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, coordenar operações de manuseio de âncora, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, inspecionar equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, avaliar as condições de calado, avaliar a quantidade de carga movimentada, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, elaborar plano de manuseio da carga, conferir certificação da embarcação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar certificados regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, elaborar material didático, supervisionar equipe de conexão de mangote, manusear cargas a bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, avaliar as condições para desamarração, controlar manuais técnicos de bordo, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, coordenar postos de emergência, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar raciocínio sintético, discriminar cores, controlar temperatura dos tanques, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar capacidade de adaptação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar as condições de atracação, orientar a navegação, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar equipamentos de comunicação, ministrar treinamento em terra, inspecionar condições de navegabilidade, testar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, elaborar planos de carregamento descarga, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar atmosfera do tanque, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, executar procedimentos para navegação costeira, coordenar operações de resgate, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar operações de carga e descarga, verificar peação da carga, acionar plano de contingência, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, executar procedimentos de serviços no porto, acionar plano de emergência, verificar compatibilidade de cargas, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, demonstrar criatividade, ministrar aulas de formação profissional, tomar decisões, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, coordenar operações de reboque, operar sistema de posicionamento dinâmico, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de improvisação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar o sms, coordenar manutenção de equipamentos de convés, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação em mau tempo, conferir certificação da tripulação, preparar a unidade para reboque, trabalhar em equipe, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de navegação, controlar epi e epc, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar planos de bordo, consultar legislação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, preparar documentação para despacho da embarcação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar certificação da tripulação, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar rancho, conduzir embarcação rápida de salvamento, elaborar apresentações, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), testar equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação com o prático, manobrar a embarcação, aplicar legislação, supervisionar postos de manobra de amarração, operar rampas de acesso, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, ministrar treinamento a bordo, verificar marcação das cargas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, demonstrar capacidade de negociação, avaliar as condições meteorológicas, definir área segura para trabalho, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, operar rampas de cargas, supervisionar seção de câmara, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar a operação do guincho de reboque, operar guincho de manuseio de âncoras, demonstrar liderança, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar percepção cinemática, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Imediato da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Imediato da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Imediato da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Imediato da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Cabotagem
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Prático de Portos da Marinha Mercante
- Vistoriador Naval
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Capitão de Longo Curso
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)