O dissídio de Imediato da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Imediato da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Imediato da Marinha Mercante
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Imediato da Marinha Mercante deve gerenciar operações, navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, operar cargas, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve supervisionar equipe de combate à poluição, realizar comunicação de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar navegação de objeto rebocado, coordenar reuniões de segurança, demonstrar liderança, controlar atmosfera do tanque, realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de negociação, controlar manuais técnicos de bordo, elaborar apresentações, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, aplicar legislação, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, efetuar embarque e desembarque de passageiros, inspecionar equipamentos de comunicação, operar cobertas de cargas, definir área segura para trabalho, controlar temperatura dos tanques, controlar material de combate à poluição, coordenar postos de emergência, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, elaborar o plano para reboque, inspecionar equipamentos de navegação, conferir certificação da embarcação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar capacidade de autocontrole, avaliar a quantidade de carga movimentada, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, avaliar as condições de calado, inspecionar equipamentos de segurança, manusear cargas a bordo, demonstrar capacidade de improvisação, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar raciocínio analítico, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar certificados regulamentares de bordo, avaliar as condições meteorológicas, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, ministrar aulas de formação profissional, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar auditorias internas, demonstrar percepção cinemática, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar as condições da carga durante a viagem, orientar praticante-aluno a bordo, controlar certificação da tripulação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), executar procedimentos para navegação costeira, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar as condições para desatracação, orientar estagiário-aluno a bordo, efetuar os registros pertinentes, consultar legislação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar comportamento proativo, supervisionar equipe de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar epi e epc, supervisionar postos de manobra de fundeio, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, acionar plano de contingência, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, operar guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar percepção espacial, coordenar operação de controle à poluição, elaborar planos de carregamento descarga, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, tomar decisões, controlar material de passadiço, conduzir embarcação de salvamento, avaliar estanqueidade dos porões, demonstrar capacidade de adaptação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, acionar plano de emergência, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), orientar a navegação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar planos de bordo, ministrar treinamento a bordo, discriminar cores, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, realizar o plano de viagem, operar equipamentos de navegação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, conduzir embarcação rápida de salvamento, manobrar a embarcação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar condições de flutuabilidade, operar rampas de acesso, testar equipamentos de segurança, controlar material de custeio, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, proferir palestras, operar guincho de reboque, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, inspecionar as condições de segurança, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, emitir permissão para trabalho, elaborar material didático, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar postos de manobra de amarração, verificar peação da carga, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), supervisionar equipe de conexão de mangote, operar tampas de escotilha, supervisionar operações de carga e descarga, avaliar as condições de atracação, preparar a unidade para reboque, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de convés, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar o sms, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, preparar documentação para despacho da embarcação, testar equipamentos de salvatagem, verificar compatibilidade de cargas, trabalhar sob pressão, ministrar treinamento em terra, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar as condições para desamarração, coordenar a operação do guincho de reboque, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, verificar marcação das cargas, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, coordenar operações de reboque, discriminar sons e ruídos, realizar manutenção de equipamentos de navegação, fiscalizar o uso de epi, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, executar procedimentos de serviços no porto, fiscalizar a aplicação da legislação, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar rancho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, transportar passageiros, demonstrar raciocínio matemático, trabalhar em equipe, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, conferir certificação da tripulação, avaliar as condições para amarração, operar rampas de cargas, controlar publicações regulamentares de bordo, supervisionar seção de câmara, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de convés, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar condições de navegabilidade, elaborar conteúdo programático, elaborar plano de manuseio da carga, avaliar o preparo da tripulação, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Imediato da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Imediato da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Imediato da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Imediato da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Prático de Portos da Marinha Mercante