O dissídio de Imediato da Marinha Mercante 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Imediato da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.495,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
420 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio das Ostras - RJ
R$ 10.323,32
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
183 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Imediato da Marinha Mercante
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Imediato da Marinha Mercante deve realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, operar cargas, demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, coordenar manutenção de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar as condições da carga durante a viagem, realizar comunicação de bordo, discriminar cores, coordenar postos de emergência, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, executar procedimentos para navegação costeira, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, operar tampas de escotilha, fiscalizar o uso de epi, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, avaliar estanqueidade dos porões, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar equipe de combate à poluição, inspecionar equipamentos de comunicação, verificar peação da carga, efetuar os registros pertinentes, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, trabalhar em equipe, coordenar a operação do guincho de reboque, manobrar a embarcação, preparar documentação para despacho da embarcação, ministrar treinamento em terra, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, definir área segura para trabalho, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, elaborar plano de manuseio da carga, avaliar as condições meteorológicas, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar raciocínio sintético, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar certificação da tripulação, testar equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, inspecionar equipamentos de navegação, proferir palestras, operar rampas de acesso, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, manusear cargas a bordo, acionar plano de emergência, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar criatividade, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar atmosfera do tanque, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar temperatura dos tanques, efetuar auditorias internas, demonstrar capacidade de improvisação, realizar o plano de viagem, coordenar reuniões de segurança, controlar material de custeio, controlar rancho, controlar planos de bordo, elaborar conteúdo programático, avaliar as condições para desatracação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, verificar compatibilidade de cargas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, orientar estagiário-aluno a bordo, avaliar as condições para desamarração, supervisionar equipe de convés, avaliar as condições de calado, coordenar operações de reboque, fiscalizar a aplicação da legislação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, ministrar treinamento a bordo, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, operar o sistema de lastro, conferir certificação da embarcação, discriminar sons e ruídos, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), orientar praticante-aluno a bordo, controlar epi e epc, controlar manuais técnicos de bordo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar comportamento proativo, operar guincho de manuseio de âncoras, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, trabalhar sob pressão, coordenar operações de resgate, conduzir embarcação rápida de salvamento, avaliar as condições para amarração, orientar a navegação, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), elaborar o plano para reboque, supervisionar postos de manobra de amarração, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, inspecionar condições de navegabilidade, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, testar equipamentos de segurança, demonstrar raciocínio analítico, elaborar apresentações, conduzir embarcação de salvamento, preparar a unidade para reboque, supervisionar seção de câmara, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, transportar passageiros, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, verificar marcação das cargas, controlar certificados regulamentares de bordo, operar equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, operar cobertas de cargas, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar percepção espacial, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, emitir permissão para trabalho, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de convés, efetuar embarque e desembarque da tripulação, consultar legislação, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), aplicar legislação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, acionar plano de contingência, conferir certificação da tripulação, inspecionar as condições de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar capacidade de adaptação, controlar material de passadiço, executar procedimentos para navegação com o prático, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de autocontrole, operar guincho de reboque, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, avaliar o preparo da tripulação, supervisionar o sms, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar publicações regulamentares de bordo, supervisionar operações de carga e descarga, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, demonstrar percepção cinemática, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, executar procedimentos para navegação em águas rasas, elaborar material didático, controlar medicamento de bordo, elaborar planos de carregamento descarga, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar liderança, controlar material de combate à poluição, executar procedimentos de serviços no porto, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, operar rampas de cargas, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de segurança, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar raciocínio matemático.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Imediato da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Imediato da Marinha Mercante em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Imediato da Marinha Mercante ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Imediato da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 454 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Imediato da Marinha Mercante com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Imediato da Marinha Mercante em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 9.141,37 | 9.495,67 | 13.400,57 | 45,27 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Imediato da Marinha Mercante. |
Dissídio de Imediato da Marinha Mercante por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 8.043,62 | 8.355,37 | 11.791,35 | 39,83 | 7.90% |
Macaé, RJ | 42 | 9.853,95 | 10.235,86 | 14.445,15 | 48,27 | 7.60% |
Rio das Ostras, RJ | 40 | 9.938,15 | 10.323,32 | 14.568,59 | 51,93 | 7.70% |
Niterói, RJ | 42 | 7.075,77 | 7.350,01 | 10.372,55 | 34,67 | 6.80% |
São João da Barra, RJ | 40 | 8.240,91 | 8.560,30 | 12.080,56 | 42,80 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Imediato da Marinha Mercante. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Imediato da Marinha Mercante no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 8.733,34 | 9.071,82 | 12.802,42 | 4.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.705,27 | 6.965,14 | 9.829,42 | 7.10% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 11.390,98 | 11.832,46 | 16.698,32 | 6.50% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 7.449,11 | 7.737,81 | 10.919,83 | 5.30% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 12.168,84 | 12.640,47 | 17.838,61 | 7.60% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 10.334,41 | 10.734,94 | 15.149,47 | 6.20% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 7.820,46 | 8.123,56 | 11.464,21 | 7.00% | |
Escafandria e mergulho | 8.240,08 | 8.559,44 | 12.079,34 | 7.60% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 3.840,77 | 3.989,63 | 5.630,28 | 5.30% | |
Navegação de apoio portuário | 2.670,21 | 2.773,70 | 3.914,32 | 6.30% | |
Atividades de estudos geológicos | 8.252,56 | 8.572,40 | 12.097,63 | 7.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.668,30 | 7.965,50 | 11.241,15 | 6.20% | |
Operações de terminais | 4.935,23 | 5.126,50 | 7.234,67 | 6.90% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 10.171,77 | 10.566,00 | 14.911,06 | 7.50% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 22.141,85 | 23.000,00 | 32.458,29 | 4.70% | |
Extração de petróleo e gás natural | 12.961,89 | 13.464,25 | 19.001,15 | 5.60% | |
Serviços de engenharia | 17.581,83 | 18.263,25 | 25.773,65 | 7.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 11.826,31 | 12.284,67 | 17.336,49 | 6.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.694,79 | 5.915,50 | 8.348,13 | 5.80% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.973,49 | 6.205,00 | 8.756,68 | 7.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |