O dissídio de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas).

Estado com maior salário médio

Paraíba

R$ 5.329,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.788 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.086,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Imbituba - SC

335 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 6.110,79

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

1.681 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.

Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.

Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.

Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.

Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.

Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla

O profissional Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar de atividades pedagógico-administrativas, formar profissionais para atuação na Área.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar tolerância, corrigir trabalhos dos alunos, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, transcrever textos em tinta para o braile, planejar atividades extraclasse, prestar assessoria à comunidade escolar, demonstrar flexibilidade, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar de palestras e cursos, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de administrar frustações, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, formar guia-intérprete para surdo cego, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, ensinar atividades recreativas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, atuar em programas de habilitação educacional, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, criar materiais didático-pedagógicos, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar projetos com instituições não escolares, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, demonstrar capacidade de motivar o outro, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, realizar atividades para orientação e mobilidade, participar da elaboração do currículo escolar, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), ensinar as atividades de vida diária (avd), demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, ensinar língua portuguesa, elaborar projetos de pesquisa, participar da organização de eventos sobre prevenção, trabalhar com recursos da linguagem da informática, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, avaliar comunicação expressiva dos alunos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de observação, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar das associações da área, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, criar materiais para comunicação alternativa, ministrar palestras e cursos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, encaminhar alunos para avaliações específicas, elaborar relatórios, elaborar projetos de estimulação essencial, registrar notas e conteúdos em diários de classe, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, participar das atividades do programa de integração sensorial, elaborar material visual para alunos, ensinar o uso de objetos de referência, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de programas de inclusão escolar, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, divulgar a língua de sinais para a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, preparar materiais de autocontrate, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, analisar novas teorias para implementação prática, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, avaliar rendimento escolar, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar plano de aulas, pesquisar língua escrita de sinais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, estabelecer parcerias com as famílias, planejar programas de intervenção educacional individual, coordenar curso, demonstrar capacidade de liderança, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar os resultados dos projetos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, atuar em programas de reabilitação educacional, analisar propostas pedagógicas, implementar programas de atendimento educacional, encaminhar aluno para ensino regular, ensinar as atividades de vida autônoma, atuar em programas de estimulação essencial, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, definir conteúdos escolares, transcrever textos em tipos ampliados, preparar a comunidade para uso do braile, dominar diferentes formas de comunicação, dominar conteúdos e metodologias da área, orientar trabalho em sala de leitura, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, avaliar comunicação receptiva dos alunos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar criatividade, participar de fóruns de saúde e educação, elaborar códigos de interação social, elaborar registros de avanços dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, participar de reuniões pedagógicas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, elaborar programas de atendimento educacional, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, participar da elaboração do plano de ensino, participar de conselhos de classe, avaliar conhecimento do aluno iniciante, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar capacidade de planejamento, ministrar aulas de orientação para o trabalho, preparar professores para classes de inclusão, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, estudar as propostas da legislação educacional, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, alfabetizar em braile, estudar a língua escrita da língua de sinais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, proceder com ética, participar de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, dominar braile, pesquisar temas de educação especial, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, participar de associações da categoria.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025

O salário de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.865 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 239220 salário