O dissídio de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas).
Estado com maior salário médio
Paraíba
R$ 5.329,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.788 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.086,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Imbituba - SC
335 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 6.110,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
1.681 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.
Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.
Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.
Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.
Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla
O profissional Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) deve formar profissionais para atuação na Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla
Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve transcrever à tinta textos em braile dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, elaborar programas de atendimento educacional, analisar propostas pedagógicas, participar de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar das associações da área, elaborar projetos de pesquisa, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de administrar frustações, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, criar materiais didático-pedagógicos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, planejar atividades extraclasse, elaborar projetos com instituições não escolares, transcrever textos em tinta para o braile, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de planejamento, elaborar registros de avanços dos alunos, orientar trabalho em sala de leitura, proceder com ética, dominar conteúdos e metodologias da área, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar material visual para alunos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, participar de fóruns de saúde e educação, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, corrigir trabalhos dos alunos, encaminhar aluno para ensino regular, acompanhar treinamento do aluno em empresas, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, preparar professores para classes de inclusão, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, atuar em programas de habilitação educacional, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, realizar atividades para orientação e mobilidade, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, divulgar a língua de sinais para a comunidade, definir conteúdos escolares, participar das atividades do programa de integração sensorial, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, preparar materiais de autocontrate, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, preparar a comunidade para uso do braile, ensinar o uso de objetos de referência, elaborar códigos de interação social, elaborar projetos de estimulação essencial, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, participar da organização de eventos sobre prevenção, participar da elaboração do plano de ensino, formar guia-intérprete para surdo cego, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de improvisação, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, confeccionar materiais didático-pedagógicos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, pesquisar o uso de tecnologias, estabelecer parcerias com as famílias, atuar em programas de reabilitação educacional, participar de palestras e cursos, alfabetizar em braile, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), analisar novas teorias para implementação prática, encaminhar alunos para avaliações específicas, transcrever textos em tipos ampliados, elaborar plano de aulas, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, atuar em programas de estimulação essencial, adequar o currículo às necessidades dos alunos, dominar braile, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, dominar língua de sinais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, avaliar comunicação receptiva dos alunos, ensinar língua portuguesa, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar tolerância, orientar voluntários para educação especial em comunidades, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, elaborar relatórios, participar da elaboração de textos sobre temas da área, coordenar curso, avaliar os resultados dos projetos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, dominar diferentes formas de comunicação, ministrar aulas de orientação para o trabalho, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de observação, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de associações da categoria, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, ensinar atividades recreativas, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar de programas de inclusão escolar, pesquisar temas de educação especial, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, ensinar as atividades de vida diária (avd), planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar língua escrita de sinais, demonstrar flexibilidade, criar materiais para comunicação alternativa, estudar as propostas da legislação educacional, participar da elaboração do currículo escolar, registrar notas e conteúdos em diários de classe, implementar programas de atendimento educacional, prestar assessoria à comunidade escolar, demonstrar criatividade, planejar programas de intervenção educacional individual, participar de conselhos de classe, ministrar palestras e cursos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.865 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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