O dissídio de Capitão de Manobra da Marinha Mercante 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215110 no cargo de Capitão de Manobra da Marinha Mercante.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 11.409,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Amazonas

45 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Macaé - RJ

R$ 7.963,50

Cidade que mais contrata

Manaus - AM

40 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Capitão de manobra da marinha mercante Comanda – como capitão, manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar e para manutenção “offshore”, dentre outras fainas, em mar aberto, canais, portos e outros cenários da navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), sob direção do comandante do navio, aplicando conhecimentos de legislação marítima, meteorologia, oceanografia física, hidrodinâmica e manobrabilidade das embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Realiza cálculos complexos, para execução de manobras, podendo contar com o auxílio de recursos computacionais embarcados.

Supervisiona atividades e equipes de trabalho Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário.

O que faz um Capitão de Manobra da Marinha Mercante

O Capitão de manobra da marinha mercante planeja as operações de manobra de embarcações, avaliando condições meteorológicas, avaliando o estado mar, ou do corpo de água em questão, para início e paralisação de manobras e avalia condições de atracação, desatracação, amarração e desamarração Consulta e aplica legislação.

Avalia as condições de calado, examinando dimensão vertical do casco das embarcações e profundidade de água da bacia de manobras, para assegurar as condições de flutuação dos navios.

Examina condições de segurança e avalia condições dos equipamentos de prevenção da poluição ambiental Realiza cálculos complexos, para execução de manobras, podendo contar com o auxílio de recursos computacionais embarcados.

Comanda – como capitão – manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar e para manutenção “offshore”, dentre outras fainas, em mar aberto, canais, portos e outros cenários da navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), sob direção do comandante do navio, aplicando conhecimentos de legislação marítima, meteorologia, oceanografia física, hidrodinâmica e manobra das embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta as operações de navegação necessárias, observando condições de segurança.

Realiza comunicação de bordo.

Comanda manobras de aproximação, amarração, ancoragem e desancoragem, para permitir a manutenção “offshore” de embarcações Coordena operações de manutenção “offshore” com a execução de manobras.

Sob delegação do comandante da embarcação, capitaneia manobras da embarcação em casos de emergência, como por ocasião de travessias perigosas, em temporais e com visibilidade restrita, bem como de entrada e saída de diques.

Executa procedimentos de navegação em águas rasas e em situações de emergência Aciona planos de contingência e de emergência Comanda manobras com rebocadores, planejando e coordenando operações de reboque.

Coordena navegação de embarcação ou objeto rebocado Durante operações de manobra, avalia condições externas, como vento e correntes marítimas ou fluviais, fiscaliza o cumprimento de normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) Supervisiona postos de manobra de amarração.

Supervisiona conexão do mangote em embarcações e unidades marítimas, nas operações de manobra e atracação de navios Coordena embarcações de manuseio de espias (cabos utilizados para amarração de embarcações).

Supervisiona e coordena atividades e equipes de trabalho nas fainas de conexão de mangote, de manutenção “offshore”, de combate à poluição, de amarração de embarcações e de resgate Efetua registros pertinentes às manobras das embarcações Ministra aulas de formação profissional e treinamentos – inclusive a bordo, para qualificação de pessoal, nos campos de conhecimento relacionados com as fainas de manobras de navios da marinha mercante, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.

Profere palestras Elabora apresentações e material didático.

Funções do Capitão de manobra da marinha mercante

O profissional Capitão de Manobra da Marinha Mercante deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, navegar com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Capitão de manobra da marinha mercante

Um Capitão de manobra da marinha mercante deve ministrar aulas de formação profissional, trabalhar sob pressão, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar comunicação de bordo, proferir palestras, discriminar cores, avaliar as condições para desatracação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar equipe de manutenção offshore, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar raciocínio matemático, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar percepção espacial, ministrar treinamento em terra, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de autocontrole, avaliar as condições meteorológicas, avaliar as condições de atracação, acionar plano de contingência, demonstrar comportamento proativo, coordenar equipe de resgate, acionar plano de emergência, elaborar conteúdo programático, executar procedimentos para navegação em águas rasas, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, demonstrar criatividade, avaliar as condições de calado, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar percepção cinemática, coordenar operações de resgate, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, coordenar operações de manutenção offshore, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar embarcações de manuseio de espias, supervisionar equipe de combate à poluição, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, fiscalizar o uso de epi, aplicar legislação, elaborar material didático, consultar legislação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, tomar decisões, orientar a navegação, operar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de negociação, coordenar operações de reboque, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar equipe de amarração, efetuar os registros pertinentes, elaborar apresentações, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, tomar decisões rápidas em situações críticas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar equipe de conexão de mangote, discriminar sons e ruídos, inspecionar as condições de segurança, avaliar as condições para desamarração, trabalhar em equipe, supervisionar postos de manobra de amarração, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar liderança, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar raciocínio sintético, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar raciocínio analítico, elaborar o plano para reboque, avaliar as condições para amarração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Capitão de Manobra da Marinha Mercante ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Manobra da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Manobra da Marinha Mercante em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Manobra da Marinha Mercante ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Capitão de Manobra da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 136 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Manobra da Marinha Mercante com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Manobra da Marinha Mercante CBO 215110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Manobra da Marinha Mercante em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Capitão de Manobra da Marinha Mercante por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Amazonas 42h 2.063,42 2.143,40 3.024,82 10,12 6.00%
Rio de Janeiro 43h 10.983,34 11.409,02 16.100,75 52,94 5.00%
Pará 44h 3.665,47 3.807,54 5.373,31 17,31 5.10%
Espírito Santo 44h 5.986,00 6.218,00 8.775,03 28,26 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Manobra da Marinha Mercante.

Dissídio de Capitão de Manobra da Marinha Mercante por cidade

Quanto ganha um Capitão de Manobra da Marinha Mercante nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Capitão de Manobra da Marinha Mercante na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Manaus, AM 42 1.912,81 1.986,95 2.804,04 9,43 7.30%
Macaé, RJ 44 7.666,37 7.963,50 11.238,33 36,32 5.90%
Belém, PA 44 3.621,74 3.762,10 5.309,19 17,10 7.90%
Vitoria, ES 44 5.986,00 6.218,00 8.775,03 28,26 8.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Manobra da Marinha Mercante. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Capitão de Manobra da Marinha Mercante no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 1.976,73 2.053,34 2.897,74 5.30%
Operações de terminais 8.661,29 8.996,98 12.696,81 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.967,00 6.198,27 8.747,18 5.90%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo 7.683,15 7.980,92 11.262,92 7.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 9.015,95 9.365,38 13.216,71 4.80%
Navegação de apoio marítimo 7.530,91 7.822,78 11.039,74 4.80%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 1.751,13 1.819,00 2.567,03 7.30%
Navegação de apoio portuário 9.140,73 9.495,00 13.399,63 6.00%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 21.153,49 21.973,33 31.009,43 5.50%
Construção de embarcações de grande porte 2.372,07 2.464,00 3.477,27 5.00%
Condomínios prediais 1.395,90 1.450,00 2.046,28 5.00%
Agências de viagens 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.30%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 3.770,85 3.917,00 5.527,79 6.90%
Holdings de instituições não-financeiras 10.011,97 10.400,00 14.676,79 6.20%
Extração de petróleo e gás natural 24.868,18 25.832,00 36.454,89 4.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.