O dissídio de Atendente de Informações (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422315 no cargo de Atendente de Informações (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.727,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

58.486 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Embu - SP

R$ 2.439,10

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

29.615 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Atendente de Informações (telemarketing)

O Operador de telemarketing receptivo prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Operador de telemarketing receptivo

O profissional Atendente de Informações (telemarketing) deve seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, demonstrar competências pessoais, cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cobrar débitos, prestar serviços técnicos e especializados.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo

Um Operador de telemarketing receptivo deve efetivar a venda, definir formas de pagamento, fornecer informações, informar disponibilidade de serviços agregados, oferecer vantagens, solicitar informações ao cliente, atualizar cadastro por telefone, registrar informações com precisão, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), direcionar atendimento, negociar valor de débitos, verificar disponibilidade de entrega, informar relação custo-benefício, calcular encargos do débito, negociar descontos, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, oferecer alternativas de produtos e serviços, acionar serviços emergenciais, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar clareza de dicção, providenciar retirada de restrições ao crédito, evidenciar vantagens do produto ou serviço, finalizar contato, consultar supervisor, demonstrar poder de persuasão, oferecer soluções, demonstrar capacidade de expressão oral, finalizar pendência técnica, seguir o código de ética, informar prazo de entrega, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, informar restrições ao crédito, consultar manuais, identificar problemas, analisar reclamações com maior flexibilidade, solicitar providências técnicas junto à área competente, orientar o usuário, descrever o produto, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, negociar datas de pagamento, abordar o cliente, identificar clientes potenciais, demonstrar paciência, reverter a insatisfação do cliente, orientar usuário de telefonia, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, apresentar produtos e serviços, consultar área técnica, trabalhar a qualidade vocal, comunicar débitos, depurar informações, demonstrar agilidade no atendimento, consultar histórico, realizar triagem de atendimento, argumentar com o cliente, tomar decisões, confirmar dados, demonstrar aptidão à microinformática, avaliar perfil de consumo, atualizar listas, confirmar dados cadastrais, esclarecer dúvidas, ouvir mensagem do cliente, demonstrar objetividade, oferecer benefícios variados, agendar retorno (follow-up), demonstrar agilidade de digitação, informar sanções contratuais, demonstrar capacidade de compreensão escrita, negociar valores, demonstrar empatia, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), autocontrolar-se, administrar conflitos, finalizar pendências de serviços.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Atendente de Informações (telemarketing) ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente de Informações (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 3.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente de Informações (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Atendente de Informações (telemarketing) ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Atendente de Informações (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 113829 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente de Informações (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Atendente de Informações (telemarketing) CBO 422315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Atendente de Informações (telemarketing) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Atendente de Informações (telemarketing) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.499,01 1.557,10 2.197,43 8,43 6.30%
Ceará 36h 1.314,03 1.364,96 1.926,27 7,49 6.00%
Minas Gerais 38h 1.388,47 1.442,28 2.035,39 7,61 5.40%
Paraná 37h 1.535,62 1.595,13 2.251,10 8,54 5.00%
Rio de Janeiro 37h 1.509,91 1.568,43 2.213,42 8,38 4.90%
Rio Grande do Sul 38h 1.503,87 1.562,15 2.204,55 8,29 4.70%
Distrito Federal 34h 1.424,41 1.479,61 2.088,08 8,73 4.90%
Santa Catarina 39h 1.662,94 1.727,39 2.437,75 8,90 7.30%
Goiás 40h 1.430,61 1.486,06 2.097,17 7,41 7.30%
Piauí 36h 1.305,36 1.355,95 1.913,56 7,44 4.70%
Pernambuco 37h 1.320,33 1.371,50 1.935,51 7,37 5.70%
Espírito Santo 38h 1.474,80 1.531,96 2.161,95 8,07 4.10%
Bahia 39h 1.395,41 1.449,50 2.045,57 7,44 7.90%
Maranhão 37h 1.415,95 1.470,83 2.075,67 7,87 7.20%
Mato Grosso do Sul 38h 1.423,11 1.478,27 2.086,18 7,82 5.70%
Amazonas 40h 1.398,21 1.452,40 2.049,68 7,24 5.70%
Paraíba 39h 1.326,88 1.378,31 1.945,11 7,13 6.50%
Pará 41h 1.449,16 1.505,32 2.124,36 7,40 7.70%
Mato Grosso 42h 1.517,66 1.576,48 2.224,77 7,57 5.60%
Alagoas 41h 1.368,90 1.421,96 2.006,71 7,02 6.00%
Tocantins 41h 1.402,53 1.456,89 2.056,01 7,17 5.90%
Rio Grande do Norte 41h 1.412,42 1.467,17 2.070,51 7,08 7.20%
Sergipe 38h 1.346,49 1.398,68 1.973,86 7,45 5.90%
Rondônia 44h 1.424,85 1.480,08 2.088,73 6,79 4.10%
Amapá 44h 1.333,78 1.385,47 1.955,22 6,35 6.60%
Roraima 42h 1.338,96 1.390,85 1.962,81 6,66 5.00%
Acre 40h 1.335,11 1.386,85 1.957,17 6,91 8.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing).

Dissídio de Atendente de Informações (telemarketing) por cidade

Quanto ganha um Atendente de Informações (telemarketing) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 37 1.572,48 1.633,43 2.305,14 8,83 4.10%
Fortaleza, CE 36 1.310,26 1.361,04 1.920,74 7,49 7.30%
Jundiaí, SP 36 1.289,79 1.339,78 1.890,74 7,45 8.00%
Barueri, SP 37 1.458,65 1.515,18 2.138,27 8,26 7.00%
Uberlândia, MG 36 1.313,48 1.364,39 1.925,47 7,51 4.40%
Belo Horizonte, MG 39 1.454,55 1.510,92 2.132,25 7,75 5.60%
Curitiba, PR 37 1.545,10 1.604,98 2.265,00 8,73 6.90%
Rio de Janeiro, RJ 37 1.528,01 1.587,23 2.239,94 8,58 6.40%
Brasília, DF 34 1.424,41 1.479,61 2.088,08 8,73 8.30%
Mogi das Cruzes, SP 36 1.285,59 1.335,41 1.884,57 7,36 8.30%
Porto Alegre, RS 37 1.460,84 1.517,46 2.141,49 8,20 6.10%
Teresina, PI 36 1.303,41 1.353,93 1.910,70 7,45 5.40%
Goiânia, GO 39 1.479,88 1.537,24 2.169,40 7,86 4.60%
São Bernardo do Campo, SP 36 1.527,65 1.586,86 2.239,42 8,73 8.20%
Jaboatão dos Guararapes, PE 36 1.283,59 1.333,34 1.881,65 7,37 7.40%
Cajamar, SP 40 1.627,92 1.691,01 2.386,41 8,50 5.40%
Guarulhos, SP 39 1.581,34 1.642,62 2.318,12 8,53 4.90%
Bauru, SP 32 1.328,74 1.380,24 1.947,83 8,64 6.00%
Joinville, SC 39 1.762,19 1.830,48 2.583,24 9,47 5.40%
Florianópolis, SC 37 1.532,85 1.592,25 2.247,04 8,62 6.70%
Araraquara, SP 36 1.286,06 1.335,90 1.885,27 7,45 6.20%
Poa, SP 36 1.306,09 1.356,71 1.914,63 7,54 4.90%
Londrina, PR 37 1.435,30 1.490,93 2.104,04 8,05 7.20%
Eusébio, CE 36 1.324,01 1.375,32 1.940,89 7,54 4.80%
Salvador, BA 37 1.392,31 1.446,27 2.041,02 7,81 5.10%
Manaus, AM 40 1.399,05 1.453,27 2.050,90 7,24 6.50%
Vila Velha, ES 38 1.490,66 1.548,43 2.185,19 8,18 8.30%
Campinas, SP 37 1.670,98 1.735,75 2.449,54 9,39 6.80%
Campo Grande, MS 38 1.423,53 1.478,71 2.086,79 7,87 8.30%
Rio Claro, SP 37 1.322,20 1.373,45 1.938,25 7,46 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Atendente de Informações (telemarketing) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.367,58 1.420,58 2.004,76 6.20%
Planos de saúde 1.402,13 1.456,47 2.055,42 8.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.566,36 1.627,07 2.296,16 4.50%
Locação de mão-de-obra temporária 1.808,17 1.878,24 2.650,63 4.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.585,22 1.646,66 2.323,81 8.20%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.449,09 1.505,25 2.124,26 5.60%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 1.365,53 1.418,45 2.001,76 8.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.427,11 1.482,43 2.092,04 6.60%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.408,00 1.462,57 2.064,02 7.50%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.677,96 1.742,99 2.459,76 8.00%
Locação de automóveis sem condutor 1.495,42 1.553,38 2.192,17 7.30%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.522,32 1.581,32 2.231,61 4.90%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.867,37 1.939,74 2.737,42 8.10%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.557,28 1.617,63 2.282,85 4.30%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 1.467,80 1.524,68 2.151,68 7.30%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.417,25 1.472,18 2.077,58 7.20%
Laboratórios clínicos 1.408,43 1.463,02 2.064,66 6.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.580,20 1.641,44 2.316,45 4.50%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.416,69 1.471,60 2.076,77 5.10%
Promoção de vendas 1.364,85 1.417,74 2.000,76 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.