O dissídio de Atendente de Informações (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422315 no cargo de Atendente de Informações (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.778,09

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

38.326 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Embu - SP

R$ 2.691,48

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

21.372 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Atendente de Informações (telemarketing)

O Operador de telemarketing receptivo prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Operador de telemarketing receptivo

O profissional Atendente de Informações (telemarketing) deve prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, cadastrar clientes, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo

Um Operador de telemarketing receptivo deve realizar triagem de atendimento, identificar-se ao cliente, seguir o código de ética, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, definir formas de pagamento, demonstrar objetividade, demonstrar capacidade de expressão oral, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, oferecer soluções, trabalhar em equipe, identificar problemas, argumentar com o cliente, orientar o usuário, finalizar pendências de serviços, demonstrar poder de persuasão, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar clareza de dicção, reverter a insatisfação do cliente, informar restrições ao crédito, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), consultar manuais, verificar disponibilidade de entrega, enviar mensagens pós-atendimento, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de compreensão escrita, consultar área técnica, informar sanções contratuais, negociar valor de débitos, oferecer formas e condições de pagamento, confirmar dados cadastrais, depurar informações, solicitar providências técnicas junto à área competente, demonstrar o cliente a sua importância, oferecer benefícios variados, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar paciência, descrever o produto, negociar descontos, tomar decisões, informar disponibilidade de serviços agregados, registrar informações com precisão, identificar necessidades do interlocutor, trabalhar a qualidade vocal, consultar supervisor, administrar conflitos, informar relação custo-benefício, agendar retorno (follow-up), acionar serviços emergenciais, finalizar contato, identificar clientes potenciais, efetivar a venda, consultar histórico, avaliar perfil de consumo, atualizar cadastro por telefone, demonstrar empatia, demonstrar agilidade no atendimento, direcionar atendimento, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), esclarecer dúvidas, autocontrolar-se, negociar datas de pagamento, fornecer informações, finalizar pendência técnica, negociar valores, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, confirmar dados, ouvir mensagem do cliente, solicitar informações ao cliente, informar prazo de entrega, atualizar listas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, analisar reclamações com maior flexibilidade, calcular encargos do débito, orientar usuário de telefonia, oferecer alternativas de produtos e serviços, comunicar débitos, oferecer vantagens, demonstrar agilidade de digitação, demonstrar capacidade de expressão escrita, apresentar produtos e serviços, abordar o cliente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Atendente de Informações (telemarketing) ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente de Informações (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 4.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente de Informações (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Atendente de Informações (telemarketing) ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Atendente de Informações (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 79075 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente de Informações (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Atendente de Informações (telemarketing) CBO 422315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Atendente de Informações (telemarketing) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Atendente de Informações (telemarketing) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.669,90 1.734,62 2.447,95 9,26 7.00%
Minas Gerais 38h 1.456,45 1.512,90 2.135,05 7,91 6.00%
Ceará 37h 1.415,94 1.470,82 2.075,67 7,98 8.20%
Paraná 37h 1.667,30 1.731,92 2.444,14 9,25 8.00%
Santa Catarina 39h 1.711,75 1.778,09 2.509,29 9,17 5.20%
Rio de Janeiro 38h 1.612,12 1.674,60 2.363,24 8,86 7.70%
Goiás 40h 1.519,58 1.578,47 2.227,59 7,90 7.80%
Rio Grande do Sul 39h 1.625,01 1.688,00 2.382,15 8,73 5.60%
Distrito Federal 36h 1.536,85 1.596,41 2.252,90 8,93 5.70%
Espírito Santo 38h 1.527,21 1.586,40 2.238,77 8,35 6.70%
Bahia 39h 1.455,51 1.511,92 2.133,66 7,71 6.80%
Piauí 37h 1.370,37 1.423,48 2.008,86 7,77 7.80%
Maranhão 37h 1.460,56 1.517,16 2.141,07 8,14 6.90%
Pernambuco 39h 1.449,11 1.505,28 2.124,29 7,78 8.20%
Mato Grosso do Sul 38h 1.520,12 1.579,03 2.228,38 8,35 4.60%
Amazonas 41h 1.434,81 1.490,42 2.103,33 7,30 5.90%
Paraíba 39h 1.395,67 1.449,76 2.045,95 7,34 4.80%
Pará 41h 1.526,09 1.585,24 2.237,13 7,79 7.70%
Mato Grosso 41h 1.607,87 1.670,18 2.357,01 8,07 5.60%
Alagoas 40h 1.426,51 1.481,80 2.091,16 7,36 6.40%
Tocantins 40h 1.477,00 1.534,24 2.165,17 7,64 5.50%
Rio Grande do Norte 42h 1.488,92 1.546,62 2.182,64 7,34 5.70%
Rondônia 44h 1.493,23 1.551,10 2.188,96 7,09 5.50%
Sergipe 37h 1.438,23 1.493,97 2.108,34 8,05 5.40%
Amapá 43h 1.410,91 1.465,59 2.068,29 6,77 5.20%
Acre 42h 1.443,38 1.499,32 2.115,89 7,17 7.30%
Roraima 43h 1.424,41 1.479,62 2.088,09 6,93 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing).

Dissídio de Atendente de Informações (telemarketing) por cidade

Quanto ganha um Atendente de Informações (telemarketing) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 37 1.754,88 1.822,90 2.572,53 9,77 5.40%
Fortaleza, CE 37 1.411,12 1.465,81 2.068,60 7,98 4.80%
Belo Horizonte, MG 39 1.496,14 1.554,13 2.193,23 7,92 4.10%
Barueri, SP 37 1.546,48 1.606,42 2.267,02 8,76 6.30%
Curitiba, PR 37 1.721,18 1.787,89 2.523,13 9,73 5.30%
Uberlândia, MG 36 1.378,57 1.432,00 2.020,88 7,87 7.00%
Jundiaí, SP 36 1.399,51 1.453,75 2.051,57 8,06 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 38 1.642,23 1.705,88 2.407,39 9,08 5.50%
Goiânia, GO 39 1.566,38 1.627,09 2.296,19 8,29 5.80%
Brasília, DF 36 1.536,85 1.596,41 2.252,90 8,93 7.90%
Porto Alegre, RS 38 1.572,47 1.633,41 2.305,12 8,64 6.40%
Mogi das Cruzes, SP 37 1.386,96 1.440,72 2.033,18 7,83 5.90%
São Bernardo do Campo, SP 37 1.564,06 1.624,68 2.292,79 8,89 7.30%
Teresina, PI 37 1.368,31 1.421,34 2.005,84 7,78 4.80%
Joinville, SC 38 1.717,59 1.784,16 2.517,86 9,46 7.10%
Cajamar, SP 40 1.674,22 1.739,11 2.454,28 8,73 7.20%
Poa, SP 36 1.361,78 1.414,56 1.996,27 7,85 4.60%
Londrina, PR 37 1.504,61 1.562,93 2.205,65 8,44 4.90%
Salvador, BA 38 1.434,65 1.490,26 2.103,10 7,94 4.40%
Campinas, SP 38 1.660,54 1.724,90 2.434,23 9,15 7.20%
Florianópolis, SC 37 1.557,38 1.617,74 2.283,00 8,74 4.60%
Vila Velha, ES 38 1.532,48 1.591,88 2.246,50 8,36 5.30%
Guarulhos, SP 40 1.812,08 1.882,31 2.656,38 9,43 6.40%
Rio Claro, SP 37 1.386,40 1.440,13 2.032,36 7,69 5.10%
Imperatriz, MA 37 1.469,30 1.526,24 2.153,88 8,33 7.50%
Manaus, AM 41 1.435,93 1.491,58 2.104,97 7,30 6.60%
Campo Grande, MS 37 1.545,65 1.605,56 2.265,81 8,60 5.10%
Eusébio, CE 37 1.408,83 1.463,43 2.065,24 7,86 4.30%
São José dos Campos, SP 37 1.663,89 1.728,37 2.439,13 9,25 4.70%
Osasco, SP 39 1.995,53 2.072,87 2.925,30 10,74 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Atendente de Informações (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Atendente de Informações (telemarketing) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.519,58 1.578,47 2.227,59 4.40%
Planos de saúde 1.486,26 1.543,87 2.178,75 4.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.635,05 1.698,42 2.396,86 6.80%
Locação de mão-de-obra temporária 1.842,84 1.914,26 2.701,46 6.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.648,28 1.712,17 2.416,26 8.10%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 1.434,25 1.489,84 2.102,51 8.00%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.521,02 1.579,97 2.229,70 7.90%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.472,26 1.529,32 2.158,23 5.00%
Locação de automóveis sem condutor 1.500,29 1.558,44 2.199,31 4.60%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.751,61 1.819,50 2.567,73 4.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.547,18 1.607,14 2.268,05 8.30%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.583,72 1.645,10 2.321,62 8.00%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.991,02 2.068,19 2.918,69 6.00%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.582,47 1.643,80 2.319,78 6.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.670,48 1.735,22 2.448,79 5.40%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 1.466,13 1.522,95 2.149,24 6.30%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.488,49 1.546,18 2.182,02 4.10%
Laboratórios clínicos 1.506,92 1.565,33 2.209,04 7.30%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.511,97 1.570,57 2.216,43 5.70%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.447,41 1.503,51 2.121,80 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.