O dissídio de Ajudante de Maquinista de Trem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782625 no cargo de Ajudante de Maquinista de Trem.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 2.574,10
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
139 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 2.174,21
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Juiz de Fora - MG
99 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Outros Produtos de Metal
R$ 2.046,25
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Ferroviário de Carga
196 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de maquinista de trem auxilia o maquinista na condução de trens, na realização de manobras e no transporte de passageiros e cargas Presta apoio nas inspeções para averiguar condições físicas do veículo ferroviário e detectar eventuais avarias, auxiliando na execução de pequenos reparos.
Ajuda no atendimento aos itens de segurança Auxilia no controle da documentação do trem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Ajudante de Maquinista de Trem
O Auxiliar de maquinista de trem auxilia o maquinista na condução de trem, comunicando-lhe falhas ou irregularidades contatadas no monitoramento de equipamentos de bordo Observa o perfil e as condições da via e atenta para passagem de nível e para pedestres, alertando o maquinista sobre obstáculos ou outros problemas.
Aciona buzina, quando necessário.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Ajuda o maquinista no preenchimento de relatório de viagem.
Presta apoio no transporte de passageiros, monitorando embarque e desembarque Anuncia o nome das estações e as mensagens.
Presta informações aos usuários.
Ajuda o maquinista na realização de manobras, monitorando os sinais Auxilia na atividade de acoplagem e desacoplagem de mangueiras de ar e na operação do aparelho de mudança de via (AMV).
Presta apoio no engate e no desengate de locomotivas e vagões na composição.
Ajuda no posicionamento do vagão para carga e descarga Auxilia no transporte de carga, monitorando o carregamento do vagão Confere o acondicionamento da carga, para evitar vazamentos.
Verifica lacre, portas e lonas dos vagões Confirma quantidade e peso dos vagões Presta apoio na detecção de falhas de dispositivos e de equipamentos de segurança, participando na realização de pequenos reparos.
Auxilia na execução de serviços de manutenção Ajuda na preparação do trem para ser rebocado.
Participa na instalação e na retirada do equipamento detector de trem completo (DTC) Ajuda na execução dos testes de sistema de comunicação, sistema de portas e sistemas elétrico e pneumático Verifica as condições físicas do veículo e examina os sistemas de refrigeração e lubrificação, informando ao maquinista os problemas detectados.
Ajuda no transporte de funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Auxilia no controle da documentação, verificando ficha e documentos do trem Examina as condições de limpeza do trem, ajudando na manobra e no estacionamento para lavagem.
Auxilia o maquinista no atendimento aos itens de segurança, tais como controles da sinalização e da velocidade máxima autorizada Verifica o comportamento da composição durante a viagem e, em situações de impedimento do maquinista, aciona freio de emergência e solicita ao Centro de Controle Operacional a desenergização e a interdição da via Solicita equipe de segurança e combate a incêndios, quando necessário.
Pode prestar primeiros socorros Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Auxiliar de maquinista de trem
O profissional Ajudante de Maquinista de Trem deve trabalhar com segurança, manobrar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), transportar cargas, atuar em falhas de equipamentos, vistoriar teleférico, demonstrar competências pessoais, transportar passageiros, inspecionar trem, bonde e metrô.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar de maquinista de trem
Um Auxiliar de maquinista de trem deve observar perfil de via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, verificar dispositivos de segurança, comunicar ocorrências externas ao sistema, solicitar resgate de passageiros, demonstrar acuidade visual, preencher relatório de viagem, conferir número, quantidade e peso dos vagões, estacionar para limpeza, demonstrar assiduidade, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), manobrar para manutenção de via permanente, verificar ficha e documentação do trem, desengatar locomotivas e vagões da composição, acionar freio de emergência em situação de risco, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), detectar falhas de equipamentos, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar vazamentos de carga, solicitar licenciamento para partida, manobrar para testes operacionais, demonstrar iniciativa, engatar locomotivas e vagões na composição, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), solicitar equipe de segurança, operar aparelho de mudança de via (amv), alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, cumprir horários, ligar o veículo, aplicar freio de estacionamento e calços, vistoriar freio manual, verificar livro de bordo, acionar buzina, conferir a formação da composição, inspecionar equipamentos de bordo, repor equipamento de segurança, solicitar interdição da via, desligar o veículo, comunicar irregularidades ao maquinista, emitir relatório de ocorrência, efetuar reboque, combater incêndios em casos de emergência, informar ocorrências com o usuário, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, prestar informações ao usuário, monitorar embarque e desembarque de passageiros, manobrar guindaste para prestar socorro, demonstrar percepção, confirmar destino, treinar funcionários, solicitar manutenção, atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar segurança, remover vagões avariados, concentrar-se nas suas atribuições, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, usar equipamentos de proteção individual (epi), verificar condições de limpeza, conferir documentação da carga, testar sistemas elétrico e pneumático, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, observar condições de via, vistoriar dispositivos de segurança, verificar existência de fita velocimétrica, cumprir paradas programadas, solicitar desenergização da via, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), manter farol aceso, conferir acondicionamento da carga, uniformizar-se, aperfeiçoar-se, obedecer sinais de manobra, demonstrar rapidez de raciocínio, manobrar para lavagem, verificar o comportamento da composição durante a viagem, acatar instruções via rádio, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), anunciar mensagens, trabalhar em equipe, testar sistema de comunicação, evacuar veículo, solicitar prefixo do trem, interromper manobra em caso de perda de contato, obedecer sinalização de via, cumprir licenciamento via satélite, conferir limite de tração, demonstrar autocontrole, obedecer velocidade máxima autorizada, solucionar pequenas falhas, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, anunciar energização do veículo, verificar níveis de combustível e areia, posicionar vagão para carga e descarga, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, zelar pelos equipamentos de trabalho, monitorar equipamentos de bordo, verificar controle de falhas, demonstrar responsabilidade, solicitar reboque, prestar primeiros-socorros, informar posicionamento, liberar o freio, demonstrar firmeza nas decisões, manobrar para manutenção, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), estacionar em local predeterminado, demonstrar capacidade de assimilação, comunicar-se com clareza, preencher livro de bordo, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, retirar equipamento detector de trem completo (dtc), manobrar para pesagem de vagões, cumprir tempo de parada, informar situação de risco ao longo da via, preparar trem para reboque, acatar sinalização do painel de bordo, separar vagões por destino, auxiliar o maquinista na condução, comunicar entrada na via, informar nome das estações, recolher veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Ajudante de Maquinista de Trem ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ajudante de Maquinista de Trem e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ajudante de Maquinista de Trem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Ajudante de Maquinista de Trem ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Ajudante de Maquinista de Trem mostrado aqui é resultado do levantamento de 302 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ajudante de Maquinista de Trem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: