O dissídio de Teleoperador de Apoio (telemarketing) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.969,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
14.005 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 1.486,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
5.195 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Corretoras de Câmbio
R$ 5.670,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
11.337 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Teleoperador de Apoio (telemarketing)
O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.
Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.
Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.
Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.
Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.
Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.
No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.
Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing técnico
O profissional Teleoperador de Apoio (telemarketing) deve oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico
Um Operador de telemarketing técnico deve fornecer informações, negociar valores, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, oferecer formas e condições de pagamento, finalizar contato, atender usuários de língua estrangeira, orientar usuário de telefonia, atualizar listas, ouvir mensagem do cliente, apresentar produtos e serviços, orientar a utilização de aplicativos (software), tomar decisões, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, argumentar com o cliente, demonstrar aptidão à microinformática, identificar problemas, seguir o código de ética, demonstrar paciência, reverter a insatisfação do cliente, acionar serviços emergenciais, realizar triagem de atendimento, verificar disponibilidade de entrega, solicitar informações ao cliente, demonstrar clareza de dicção, evidenciar vantagens do produto ou serviço, finalizar pendências de serviços, oferecer alternativas de produtos e serviços, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, registrar informações com precisão, trabalhar a qualidade vocal, orientar o usuário, orientar a utilização de equipamentos de informática, informar relação custo-benefício, autocontrolar-se, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar poder de persuasão, confirmar dados, abordar o cliente, consultar histórico, descrever o produto, demonstrar o cliente a sua importância, identificar clientes potenciais, demonstrar empatia, esclarecer dúvidas, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar objetividade, agendar retorno (follow-up), prestar suporte técnico a aplicativos (software), oferecer soluções, consultar manuais, administrar conflitos, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), atualizar cadastro por telefone, informar disponibilidade de serviços agregados, confirmar dados cadastrais, consultar área técnica, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, solicitar providências técnicas junto à área competente, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, demonstrar capacidade de expressão oral, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, direcionar atendimento, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de compreensão escrita, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), trabalhar em equipe, identificar-se ao cliente, informar prazo de entrega, demonstrar agilidade de digitação, efetivar a venda, dar atendimento a usuários da internet, consultar supervisor, depurar informações, abrir chamados técnicos (ordens de serviços).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Apoio (telemarketing) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025
O salário de Teleoperador de Apoio (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.754 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Apoio (telemarketing) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Operador de Telemarketing (operações Híbridas)
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