O dissídio de Teleoperador de Marketing (híbrido) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422310 no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido).
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 1.643,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
180.676 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 1.646,79
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
101.272 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Varejista de Artigos Esportivos
R$ 3.837,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
328.588 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.
Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.
Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Teleoperador de Marketing (híbrido)
O Operador de telemarketing ativo e receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.
Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.
Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.
No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.
Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.
Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.
Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing ativo e receptivo
O profissional Teleoperador de Marketing (híbrido) deve realizar pesquisas em tempo real, por telefone, cobrar débitos, prestar serviços técnicos e especializados, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo
Um Operador de telemarketing ativo e receptivo deve administrar conflitos, definir formas de pagamento, demonstrar aptidão à microinformática, oferecer benefícios variados, informar relação custo-benefício, demonstrar clareza de dicção, efetivar a venda, tomar decisões, consultar área técnica, trabalhar a qualidade vocal, ouvir mensagem do cliente, finalizar contato, argumentar com o cliente, oferecer soluções, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, apresentar produtos e serviços, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), demonstrar capacidade de expressão escrita, finalizar pendências de serviços, trabalhar em equipe, confirmar dados, negociar valor de débitos, informar disponibilidade de serviços agregados, solicitar providências técnicas junto à área competente, finalizar pendência técnica, informar restrições ao crédito, identificar necessidades do interlocutor, identificar clientes potenciais, direcionar atendimento, avaliar perfil de consumo, demonstrar capacidade de compreensão escrita, atualizar cadastro por telefone, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar capacidade de expressão oral, informar prazo de entrega, negociar descontos, autocontrolar-se, descrever o produto, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), registrar respostas em papel, fornecer informações, demonstrar objetividade, reverter a insatisfação do cliente, enviar mensagens pós-atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, agendar retorno (follow-up), comunicar débitos, confirmar dados cadastrais, realizar triagem de atendimento, identificar problemas, consultar histórico, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), aplicar questionário, abordar o cliente, informar sanções contratuais, registrar informações com precisão, demonstrar agilidade de digitação, depurar informações, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, atualizar listas, identificar-se ao cliente, acionar serviços emergenciais, esclarecer dúvidas, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar empatia, demonstrar poder de persuasão, demonstrar o cliente a sua importância, seguir o código de ética, oferecer formas e condições de pagamento, negociar datas de pagamento, registrar respostas em formulário eletrônico, consultar manuais, calcular encargos do débito, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, pesquisar perfil do entrevistado, oferecer alternativas de produtos e serviços, solicitar informações ao cliente, negociar valores, orientar o usuário, providenciar retirada de restrições ao crédito, oferecer vantagens, orientar usuário de telefonia, consultar supervisor, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, demonstrar agilidade no atendimento, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar paciência.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Marketing (híbrido) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025
O salário de Teleoperador de Marketing (híbrido) mostrado aqui é resultado do levantamento de 408.746 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Marketing (híbrido) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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