O dissídio de Líder de Recepção 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Líder de Recepção.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.912,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.622 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.206,94

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Psicologia e Psicanálise

R$ 3.630,19

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

929 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Líder de Recepção

O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do Supervisor de recepcionistas

O profissional Líder de Recepção deve atender público e informantes, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços, controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas deve inventariar móveis, equipamentos e produtos, agir com desenvoltura, propor promoções de funcionários, agir com flexibilidade, propor reciclagem de funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, relatar necessidades de clientes e não clientes, avaliar desempenho dos funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, elaborar cronograma de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, definir rotinas de trabalho, conferir faturas, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, estimar volume de trabalho, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, verificar necessidades de novos equipamentos, emitir relatórios de controle e desempenho, criar relacionamento interpessoal, elaborar programação de férias, controlar movimentação de questionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, controlar ligações telefônicas, esclarecer dúvidas dos funcionários, treinar novos funcionários, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, definir perfil para cargos, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, agir com ética e atitude profissional, reconhecer diferenças pessoais, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, expressar-se com fluência verbal, definir recursos de trabalho, atuar com dinamismo, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, reenquadrar funcionários em outra função, promover reuniões, analisar relatórios, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, identificar prioridades, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, propor admissões de funcionários, orçar custos, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, monitorar atendimento telefônico, administrar conflitos entre funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, propor penalidades aos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, verificar consistência de dados coletados, controlar as emoções, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, promover atendimento personalizado ao cliente, propor novos serviços aos clientes, agir com criatividade, propor fechamento de contratos, promover rodízio de funções, liderar equipe, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, relatar falhas do processo de trabalho, elaborar escalas de trabalho, aplicar penalidades aos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, conferir numerário e produtos do caixa, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, agir com empatia, justificar diferenças de caixa, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, prestar informações ao público e informantes, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, rever rotinas de trabalho, orientar trabalho dos empregados, selecionar pessoal, manter-se atualizado, administrar banco de dados e listagens, tabular dados, dimensionar equipe de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, propor desligamentos de funcionários, demonstrar atitude proativa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Líder de Recepção ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Líder de Recepção e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Líder de Recepção em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Líder de Recepção ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Líder de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Líder de Recepção com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Líder de Recepção CBO 420125 salário