O dissídio de Professor de Cegos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Professor de Cegos.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 4.325,27
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
40 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Uberaba - MG
R$ 2.338,18
Cidade que mais contrata
Uberaba - MG
22 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Cegos
O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência visual
O profissional Professor de Cegos deve divulgar conhecimentos da Área, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar de atividades pedagógico-administrativas, pesquisar sobre temas de interesse da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual
Um Professor de alunos com deficiência visual deve recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar programas de atendimento educacional, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, criar materiais para comunicação alternativa, ensinar as atividades de vida diária (avd), contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, orientar trabalho em sala de leitura, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, realizar atividades para orientação e mobilidade, atuar em programas de habilitação educacional, orientar voluntários para educação especial em comunidades, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, planejar atividades extraclasse, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar da elaboração de textos sobre temas da área, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, transcrever textos em tinta para o braile, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar de fóruns de saúde e educação, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, proceder com ética, demonstrar capacidade de planejamento, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, elaborar relatórios, participar das associações da área, demonstrar capacidade de improvisação, corrigir trabalhos dos alunos, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, preparar a comunidade para uso do braile, demonstrar capacidade de administrar frustações, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, implementar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, elaborar material visual para alunos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, elaborar projetos de pesquisa, avaliar comunicação receptiva dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, analisar propostas pedagógicas, participar de programas de inclusão escolar, participar de associações da categoria, avaliar os resultados dos projetos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de motivar o outro, demonstrar capacidade de liderança, adequar o currículo às necessidades dos alunos, dominar braile, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, participar da elaboração do currículo escolar, participar de projetos de pesquisa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, analisar novas teorias para implementação prática, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, avaliar rendimento escolar, demonstrar criatividade, criar materiais didático-pedagógicos, estudar as propostas da legislação educacional, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar da elaboração do plano de ensino, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar tolerância, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, atuar em programas de reabilitação educacional, alfabetizar em braile, atuar em programas de estimulação essencial, participar de palestras e cursos, ensinar língua portuguesa, preparar materiais de autocontrate, definir conteúdos escolares, elaborar projetos de estimulação essencial, preparar professores para classes de inclusão, dominar conteúdos e metodologias da área, pesquisar o uso de tecnologias, encaminhar aluno para ensino regular, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, pesquisar temas de educação especial, estudar a língua escrita da língua de sinais, dominar diferentes formas de comunicação, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, encaminhar alunos para avaliações específicas, transcrever textos em tipos ampliados, coordenar curso, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, ensinar atividades recreativas, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, prestar assessoria à comunidade escolar, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar de reuniões pedagógicas, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, ensinar as atividades de vida autônoma, dominar língua de sinais, participar da organização de eventos sobre prevenção, elaborar plano de aulas, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar flexibilidade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, ministrar palestras e cursos, elaborar projetos com instituições não escolares, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avaliar comunicação expressiva dos alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar de conselhos de classe, registrar notas e conteúdos em diários de classe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Cegos ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Cegos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Cegos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Cegos ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Professor de Cegos mostrado aqui é resultado do levantamento de 181 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Cegos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Pedagogo Especializado em Deficiência Mental
- Pedagogo Especializado em Deficiência Física
- Monitor de Braile
- Professor de Reabilitação Visual
- Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação
- Pedagogo em Educação Especial de Surdos
- Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)
- Professor de Alunos Com Deficiência Mental
- Professor de Alunos Com Deficiência Visual
- Professor de Alunos Com Deficiências Mentais
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Cegos em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 26h | 2.578,13 | 2.678,06 | 3.779,35 | 20,96 | 4.90% |
Santa Catarina | 37h | 4.163,89 | 4.325,27 | 6.103,94 | 23,38 | 6.30% |
Minas Gerais | 31h | 2.148,09 | 2.231,34 | 3.148,93 | 14,31 | 6.10% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 7,35 | 5.00% |
Paraná | 25h | 3.531,53 | 3.668,40 | 5.176,96 | 29,45 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Cegos. |
Dissídio de Professor de Cegos por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Uberaba, MG | 32 | 2.250,94 | 2.338,18 | 3.299,71 | 14,57 | 5.80% |
Mossoró, RN | 44 | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 7,35 | 7.70% |
Itajaí, SC | 39 | 4.404,02 | 4.574,71 | 6.455,97 | 23,66 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Cegos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Cegos no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.239,07 | 3.364,61 | 4.748,24 | 8.20% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 6.00% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.364,12 | 2.455,75 | 3.465,63 | 6.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.623,07 | 2.724,73 | 3.845,23 | 7.80% | |
Administração pública em geral | 2.749,44 | 2.856,00 | 4.030,47 | 4.90% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.933,96 | 2.008,91 | 2.835,04 | 5.20% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.374,96 | 1.428,25 | 2.015,59 | 4.40% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.740,63 | 3.885,60 | 5.483,48 | 5.10% | |
Ensino fundamental | 2.513,74 | 2.611,17 | 3.684,96 | 4.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.823,76 | 2.933,20 | 4.139,42 | 5.20% | |
Educação infantil - creche | 2.557,86 | 2.657,00 | 3.749,64 | 6.90% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 3.663,99 | 3.806,00 | 5.371,14 | 5.90% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 3.179,87 | 3.303,12 | 4.661,46 | 7.20% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.829,11 | 1.900,00 | 2.681,34 | 7.10% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 1.961,00 | 2.037,00 | 2.874,68 | 8.30% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.343,30 | 2.434,12 | 3.435,10 | 5.40% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.448,60 | 2.543,50 | 3.589,46 | 6.90% | |
Educação superior - graduação | 4.736,43 | 4.920,00 | 6.943,25 | 5.90% | |
Atividades de teleatendimento | 1.441,15 | 1.497,00 | 2.112,61 | 7.60% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |