O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos.

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 5.354,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

131 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Gabriel do Oeste - MS

R$ 3.025,16

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

26 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.

Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos

O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.

Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.

Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.

Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

O profissional Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos deve demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, pesquisar a língua de sinais, preparar professores para classes de inclusão, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, dominar diferentes formas de comunicação, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, adequar o currículo às necessidades dos alunos, encaminhar alunos para avaliações específicas, orientar voluntários para educação especial em comunidades, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, analisar propostas pedagógicas, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, prestar assessoria à comunidade escolar, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, confeccionar materiais didático-pedagógicos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, planejar atividades extraclasse, elaborar material visual para alunos, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, estudar as propostas da legislação educacional, dominar conteúdos e metodologias da área, elaborar projetos de pesquisa, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, elaborar programas de atendimento educacional, analisar novas teorias para implementação prática, participar da elaboração do plano de ensino, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, implementar programas de atendimento educacional, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar de conselhos de classe, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, encaminhar aluno para ensino regular, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, elaborar relatórios, atuar em programas de reabilitação educacional, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, ensinar as atividades de vida diária (avd), demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, ensinar as atividades de vida autônoma, atuar em programas de estimulação essencial, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar capacidade de improvisação, participar de associações da categoria, avaliar o desempenho linguístico do surdos, participar de fóruns de saúde e educação, corrigir trabalhos dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração do currículo escolar, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, elaborar instrumentos de avaliação, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, pesquisar estratégias de aquisição de língua, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, estabelecer parcerias com as famílias, criar materiais para comunicação alternativa, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), demonstrar criatividade, participar de programas de inclusão escolar, elaborar projetos de estimulação essencial, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de palestras e cursos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, demonstrar capacidade de liderança, proceder com ética, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, ministrar palestras e cursos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, coordenar curso, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, avaliar os resultados dos projetos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, ensinar atividades recreativas, dominar língua de sinais, acompanhar treinamento do aluno em empresas, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar flexibilidade, dominar braile, orientar trabalho em sala de leitura, planejar programas de intervenção educacional individual, atuar em programas de habilitação educacional, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, ensinar língua portuguesa, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de planejamento, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, avaliar rendimento escolar, elaborar registros de avanços dos alunos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, avaliar comunicação receptiva dos alunos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, criar materiais didático-pedagógicos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, demonstrar capacidade de administrar frustações, elaborar projetos com instituições não escolares, participar das associações da área, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, pesquisar língua escrita de sinais, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, pesquisar o uso de tecnologias, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar de projetos de pesquisa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, avaliar comunicação expressiva dos alunos, pesquisar temas de educação especial, participar de reuniões pedagógicas, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, divulgar a língua de sinais para a comunidade, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos mostrado aqui é resultado do levantamento de 429 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos CBO 239205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 2.907,24 3.019,92 4.261,80 20,10 5.20%
Paraná 26h 2.633,25 2.735,30 3.860,14 20,66 6.70%
Mato Grosso do Sul 36h 2.760,24 2.867,22 4.046,30 15,99 7.50%
Santa Catarina 34h 3.239,08 3.364,62 4.748,25 19,79 7.40%
Minas Gerais 21h 2.508,01 2.605,22 3.676,56 24,46 7.90%
Rio Grande do Sul 20h 2.065,06 2.145,10 3.027,23 21,94 6.70%
Rio de Janeiro 28h 2.454,01 2.549,13 3.597,40 18,05 7.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos.

Dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos por cidade

Quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Curitiba, PR 25 2.372,64 2.464,59 3.478,11 19,57 5.60%
São Gabriel do Oeste, MS 30 2.912,29 3.025,16 4.269,20 19,95 6.50%
Rio Claro, SP 27 2.760,63 2.867,62 4.046,87 20,91 4.90%
São Paulo, SP 29 2.286,09 2.374,70 3.351,24 16,14 7.60%
Belo Horizonte, MG 19 2.716,59 2.821,88 3.982,32 30,23 7.00%
Criciúma, SC 29 3.197,75 3.321,69 4.687,67 23,11 7.40%
Ipiranga, PR 37 2.435,88 2.530,29 3.570,82 13,56 7.60%
Santa Rita do Pardo, MS 44 2.183,08 2.267,69 3.200,24 10,31 7.40%
Angatuba, SP 40 4.368,20 4.537,50 6.403,46 22,69 7.40%
Monte Alto, SP 31 2.231,51 2.318,00 3.271,23 15,12 5.90%
Bonito, MS 34 2.425,98 2.520,00 3.556,30 14,63 5.70%
Capitão Leônidas Marques, PR 20 2.470,70 2.566,45 3.621,86 25,66 5.70%
Cristais Paulista, SP 29 3.233,67 3.359,00 4.740,32 22,95 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Alunos Com Deficiência Auditiva e Surdos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.699,73 2.804,36 3.957,60 7.10%
Administração pública em geral 3.157,05 3.279,40 4.627,99 8.30%
Ensino fundamental 2.581,17 2.681,21 3.783,81 4.80%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.084,70 2.165,50 3.056,02 5.30%
Educação infantil - creche 2.174,07 2.258,33 3.187,03 5.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.060,00 2.139,84 3.019,81 5.10%
Educação infantil - pré-escola 2.560,86 2.660,11 3.754,03 8.30%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 1.808,76 1.878,86 2.651,50 7.90%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.940,78 2.016,00 2.845,04 6.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 3.138,37 3.260,00 4.600,61 4.30%
Educação superior - graduação 2.294,73 2.383,67 3.363,90 8.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.626,54 2.728,33 3.850,31 5.20%
Atividades de fisioterapia 2.627,18 2.729,00 3.851,25 4.30%
Serviços de tradução, interpretação e similares 1.677,00 1.742,00 2.458,36 5.10%
Educação profissional de nível técnico 1.786,75 1.856,00 2.619,24 5.60%
Ensino médio 3.166,77 3.289,50 4.642,24 7.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.494,56 3.630,00 5.122,76 8.30%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.117,92 2.200,00 3.104,71 7.50%
Locação de mão-de-obra temporária 4.096,24 4.255,00 6.004,78 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.462,30 5.674,00 8.007,32 7.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.