O dissídio de Professor Universitário de Metodologia do Ensino 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 9.312,59

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.316 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Mineiros - GO

R$ 14.087,61

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

2.057 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor Universitário de Metodologia do Ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O profissional Professor Universitário de Metodologia do Ensino deve produzir material de trabalho, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve analisar dados e materiais de pesquisa, planejar projetos de extensão, atuar em projetos de extensão, sistematizar dados e materiais de pesquisa, dominar a língua portuguesa, coordenar cursos, programar cursos para atendimento a demandas externas, coordenar projetos pedagógicos, participar de atividades culturais, estudar diferentes formas de comunicação, orientar monitores, produzir textos para uso pedagógico, participar de associações científicas, avaliar trabalhos científicos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, constituir grupos de pesquisa, produzir vídeos, analisar os problemas da realidade brasileira, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, elaborar pareceres, produzir hipertextos, prestar assessoria a órgãos públicos, discutir resultados de avaliação, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, analisar pesquisas educacionais, preencher relatórios de atividades, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, compromissar-se social e politicamente, trabalhar com diferentes formas de interação humana, trabalhar em equipe, orientar alunos de iniciação científica, produzir instrumentos de avaliação, avaliar planos de ação pedagógica, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar eventos e seminários, prever fontes de financiamento, produzir transparências, estabelecer relações com os órgãos de fomento, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, atuar em banca examinadora docente e discente, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de associações de classe, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, planejar aulas, redigir publicações científicas, estudar a produção científica da área, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coletar dados e materiais para pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, organizar publicações, dialogar com os alunos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar grupos de pesquisa, sistematizar conteúdos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coordenar convênios, avaliar projetos de extensão, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, planejar os ambientes de aprendizagem, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atribuir notas e conceitos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em debates, avaliar a própria prática de pesquisa, organizar coletâneas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, coordenar eventos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar projetos de extensão, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, coordenar pesquisas, produzir artigos para divulgação, produzir cartazes, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, demonstrar postura ética, gerenciar convênios, mediar a relação do estagiário com a instituição, auto avaliar-se, dialogar com os professores da instituição, divulgar resultados de pesquisas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, exercer cargos de direção, realizar revisão da literatura na área, demonstrar postura crítica, planejar estágios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, elaborar projetos de extensão, planejar a produção de materiais didáticos, atender alunos, individualmente e em grupo, planejar pesquisas, exercer cargos de representação, orientar alunos sobre campos de estágio, elaborar programas e cronogramas, sugerir composição de bancas examinadoras, mapear campos para estágio, participar de congressos e eventos científicos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, realizar eventos, coordenar estágios, coordenar equipes de trabalho, produzir planos de cursos e de aulas, avaliar cursos, participar de reuniões, redigir relatórios de pesquisa, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, avaliar currículos de alunos, dialogar com as entidades representativas, avaliar o desenvolvimento das aulas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, avaliar políticas educacionais, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estudar a legislação educacional, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, atuar em comissões editoriais, estudar outros idiomas, coordenar reuniões, planejar projetos de intervenção pedagógica, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), proferir palestras, colaborar em comissões de avaliação, avaliar projetos de pesquisa, participar de comissões, gerenciar projetos, participar de colegiados, estudar propostas e políticas educacionais, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, desenvolver atividades interativas, desenvolver propostas de avaliação, avaliar material didático.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor Universitário de Metodologia do Ensino ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário de Metodologia do Ensino em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Universitário de Metodologia do Ensino ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024

O salário de Professor Universitário de Metodologia do Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário de Metodologia do Ensino com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 234520 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor Universitário de Metodologia do Ensino em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Universitário de Metodologia do Ensino por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 25h 6.086,80 6.322,71 8.922,80 50,15 5.10%
Minas Gerais 14h 3.718,21 3.862,32 5.450,62 56,82 8.20%
Paraná 30h 5.002,95 5.196,85 7.333,95 35,07 5.60%
Bahia 26h 4.161,28 4.322,56 6.100,12 32,97 8.30%
Santa Catarina 18h 4.231,36 4.395,35 6.202,85 47,91 5.50%
Rio de Janeiro 30h 5.341,62 5.548,64 7.830,41 36,81 5.30%
Rio Grande do Sul 27h 6.212,02 6.452,78 9.106,35 48,27 4.20%
Pernambuco 36h 5.144,96 5.344,36 7.542,13 30,01 8.00%
Mato Grosso 22h 4.728,56 4.911,82 6.931,71 44,71 7.90%
Distrito Federal 32h 7.952,00 8.260,19 11.657,03 52,34 8.20%
Mato Grosso do Sul 27h 6.519,59 6.772,27 9.557,23 49,84 6.10%
Goiás 25h 5.653,18 5.872,28 8.287,14 46,71 5.90%
Maranhão 22h 4.351,75 4.520,41 6.379,34 41,95 4.10%
Paraíba 33h 4.452,23 4.624,78 6.526,63 27,72 8.00%
Amazonas 28h 4.220,18 4.383,74 6.186,46 31,66 5.00%
Pará 27h 4.752,73 4.936,94 6.967,15 36,65 8.30%
Espírito Santo 26h 5.910,67 6.139,75 8.664,60 46,64 6.40%
Alagoas 26h 4.362,12 4.531,18 6.394,54 35,15 4.20%
Rondônia 40h 6.025,80 6.259,35 8.833,38 31,48 6.10%
Ceará 26h 4.350,75 4.519,37 6.377,87 34,25 4.70%
Tocantins 41h 8.965,13 9.312,59 13.142,21 45,36 4.10%
Sergipe 34h 3.741,09 3.886,09 5.484,16 22,87 5.40%
Piauí 34h 7.089,18 7.363,94 10.392,21 42,76 5.20%
Rio Grande do Norte 34h 4.309,45 4.476,47 6.317,33 26,27 4.60%
Acre 25h 3.932,04 4.084,43 5.764,07 32,14 4.50%
Amapá 25h 5.882,81 6.110,81 8.623,76 49,64 5.80%
Roraima 15h 2.978,71 3.094,15 4.366,56 40,43 5.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Universitário de Metodologia do Ensino.

Dissídio de Professor Universitário de Metodologia do Ensino por cidade

Quanto ganha um Professor Universitário de Metodologia do Ensino nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Universitário de Metodologia do Ensino na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Belo Horizonte, MG 8 2.539,23 2.637,65 3.722,32 65,35 4.20%
São Paulo, SP 29 7.637,17 7.933,16 11.195,51 54,20 8.00%
Salvador, BA 24 3.803,05 3.950,45 5.574,99 32,29 5.90%
Curitiba, PR 30 6.618,08 6.874,58 9.701,61 46,51 7.50%
Brasília, DF 32 7.952,00 8.260,19 11.657,03 52,34 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 34 6.349,59 6.595,69 9.308,03 38,40 5.10%
São Bernardo do Campo, SP 31 8.288,54 8.609,78 12.150,38 55,96 5.00%
Recife, PE 40 4.635,69 4.815,36 6.795,58 24,26 6.60%
Campo Grande, MS 26 7.184,86 7.463,32 10.532,46 57,70 7.60%
Londrina, PR 35 5.465,93 5.677,78 8.012,65 32,20 8.10%
Manaus, AM 25 3.758,23 3.903,89 5.509,28 31,38 6.00%
Maringá, PR 33 2.613,43 2.714,72 3.831,09 16,28 7.30%
Lauro de Freitas, BA 29 5.679,93 5.900,06 8.326,35 40,22 5.00%
João Pessoa, PB 39 4.995,47 5.189,08 7.322,99 26,91 6.20%
Americana, SP 19 2.711,17 2.816,25 3.974,38 29,17 6.50%
Campinas, SP 22 4.759,42 4.943,88 6.976,95 45,96 6.50%
Mogi das Cruzes, SP 25 5.457,57 5.669,09 8.000,39 45,92 6.10%
Maceió, AL 24 4.198,70 4.361,43 6.154,99 35,89 7.00%
Ipatinga, MG 28 7.271,41 7.553,23 10.659,34 54,44 4.30%
Ribeirão Preto, SP 15 5.019,66 5.214,20 7.358,44 68,64 4.60%
Cuiabá, MT 28 5.774,12 5.997,91 8.464,42 43,60 5.30%
Cascavel, PR 37 6.235,82 6.477,50 9.141,24 34,83 6.70%
Botucatu, SP 13 2.410,68 2.504,11 3.533,88 38,89 4.80%
Osasco, SP 30 7.158,98 7.436,44 10.494,53 49,84 6.80%
Sorocaba, SP 32 8.241,70 8.561,13 12.081,72 53,24 6.20%
São Luís, MA 18 4.197,40 4.360,08 6.153,08 49,03 7.00%
Porto Alegre, RS 26 6.345,08 6.591,00 9.301,41 49,85 5.70%
Duque de Caxias, RJ 17 3.080,47 3.199,86 4.515,74 37,19 8.10%
Piracicaba, SP 25 6.513,35 6.765,78 9.548,08 53,51 7.20%
Chapeco, SC 15 4.035,83 4.192,24 5.916,22 56,40 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Universitário de Metodologia do Ensino. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Universitário de Metodologia do Ensino no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.766,78 5.990,29 8.453,67 4.50%
Educação superior - graduação 4.966,17 5.158,65 7.280,04 5.30%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.121,81 2.204,05 3.110,42 5.30%
Educação superior - pós-graduação e extensão 9.629,34 10.002,54 14.115,88 6.00%
Ensino fundamental 4.211,64 4.374,87 6.173,95 8.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 6.936,01 7.204,83 10.167,67 4.50%
Educação infantil - pré-escola 5.471,92 5.683,99 8.021,42 5.30%
Ensino médio 5.277,62 5.482,16 7.736,59 5.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.083,79 5.280,83 7.452,46 4.20%
Outras sociedades de participação, exceto holdings 9.122,73 9.476,30 13.373,23 4.90%
Atividades de condicionamento físico 3.895,27 4.046,24 5.710,17 4.80%
Atividades de apoio à gestão de saúde 9.691,23 10.066,83 14.206,61 6.50%
Educação profissional de nível técnico 4.390,31 4.560,47 6.435,87 4.70%
Cursos preparatórios para concursos 4.577,61 4.755,02 6.710,43 6.90%
Administração pública em geral 3.543,57 3.680,91 5.194,60 6.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.701,08 3.844,53 5.425,51 8.30%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 4.274,32 4.439,99 6.265,84 4.50%
Locação de mão-de-obra temporária 5.565,97 5.781,69 8.159,29 6.20%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.173,60 2.257,85 3.186,34 5.10%
Educação infantil - creche 3.003,24 3.119,64 4.402,52 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.