O dissídio de Professor Universitário de Metodologia do Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 9.869,51

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.870 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 6.871,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

2.368 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Gestão de Saúde

R$ 9.801,03

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

7.821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor Universitário de Metodologia do Ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O profissional Professor Universitário de Metodologia do Ensino deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, avaliar o trabalho acadêmico científico, atualizar-se na Área, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, coordenar estágios, atribuir notas e conceitos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, redigir relatórios de pesquisa, elaborar pareceres, coordenar eventos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, sistematizar conteúdos, dialogar com as entidades representativas, avaliar projetos de pesquisa, participar de colegiados, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, divulgar resultados de pesquisas, analisar pesquisas educacionais, avaliar a própria prática de pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, programar cursos para atendimento a demandas externas, atuar em comissões editoriais, desenvolver atividades interativas, planejar aulas, redigir publicações científicas, dialogar com os professores da instituição, atuar em projetos de extensão, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, dominar a língua portuguesa, estudar diferentes formas de comunicação, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), coletar dados e materiais para pesquisa, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), compromissar-se social e politicamente, participar de comissões, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, realizar revisão da literatura na área, gerenciar convênios, trabalhar em equipe, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar pesquisas, dialogar com os alunos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, colaborar em comissões de avaliação, estudar outros idiomas, exercer cargos de direção, coordenar grupos de pesquisa, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, mapear campos para estágio, avaliar currículos de alunos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, constituir grupos de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, prever fontes de financiamento, participar de congressos e eventos científicos, discutir resultados de avaliação, organizar publicações, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, auto avaliar-se, mediar a relação do estagiário com a instituição, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar planos de ação pedagógica, coordenar projetos de extensão, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar a legislação educacional, organizar coletâneas, produzir vídeos, coordenar pesquisas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, estudar a produção científica da área, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, realizar eventos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir artigos para divulgação, orientar alunos sobre campos de estágio, planejar projetos de intervenção pedagógica, preencher relatórios de atividades, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar equipes de trabalho, planejar estágios, produzir cartazes, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar material didático, coordenar convênios, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar trabalhos científicos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, proferir palestras, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar cursos, coordenar cursos, analisar os problemas da realidade brasileira, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de associações de classe, demonstrar postura ética, gerenciar projetos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir hipertextos, elaborar programas e cronogramas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, prestar assessoria a órgãos públicos, treinar auxiliares de pesquisa, produzir transparências, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, planejar os ambientes de aprendizagem, exercer cargos de representação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, coordenar projetos pedagógicos, produzir instrumentos de avaliação, avaliar políticas educacionais, coordenar reuniões, participar de reuniões, orientar monitores, planejar projetos de extensão, atender alunos, individualmente e em grupo, produzir planos de cursos e de aulas, demonstrar postura crítica, participar de atividades culturais, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, trabalhar com diferentes formas de interação humana, atuar em debates, avaliar projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar alunos de iniciação científica, planejar eventos e seminários, participar de associações científicas, elaborar projetos de extensão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário de Metodologia do Ensino ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário de Metodologia do Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário de Metodologia do Ensino ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor Universitário de Metodologia do Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.179 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário de Metodologia do Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 234520 salário