O dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços.
Estado com maior salário médio
Maranhão
R$ 6.244,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.241 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 7.031,73
Cidade que mais contrata
Brumado - BA
886 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O profissional Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve criar situações de trabalho em equipe, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, propor cronograma de atividades pedagógicas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, especificar equipamentos para manutenção e reposição, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, participar da captação de recursos financeiros e físicos, participar de campanhas educativas, identificar novas fontes para atualização, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar situações interativas com o mercado de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, fixar metas educacionais para a escola, agir eticamente na profissão, consultar manual do equipamento para manutenção, auto avaliar-se, corrigir trabalhos, provas, exercícios, adequar material pedagógico, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, dialogar com os outros professores, preparar material didático, demonstrar capacidade de aprendizagem, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar tolerância e paciência, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, participar de atividades de elaboração do plano de curso, organizar exposições de produtos, demonstrar liderança, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demonstrar capacidade de organização, avaliar competências adquiridas anteriormente, revisar material pedagógico, processar materiais para a utilização em ensino, simular situações atuais de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar perseverança, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar a produção científica da área, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, preencher planilhas de custo, registrar controles de estoque, dialogar com os alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, tomar providências em casos de emergência, demonstrar criatividade, executar a manutenção preventiva, preparar recursos audiovisuais, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, utilizar referenciais de avaliação normatizados, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, selecionar material pedagógico, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar as mudanças tecnológicas, definir metodologias e técnicas de ensino, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, limpar os equipamentos, preencher diários de classe ou similares, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, comprovar qualificação profissional na área de atuação, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos, negociar projetos e cursos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar as normas técnicas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar situações operacionais de atividades, comprovar certificação das competências, promover intercâmbios institucionais, controlar o estoque de peças de reposição, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, divulgar ideias através de projetos de ensino, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, participar de ações institucionais com objetivo social, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar experiência na área específica, demonstrar flexibilidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, investigar diferentes recursos didáticos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, expressar-se com clareza, integrar-se em eventos da área, identificar características e interesses pessoais dos alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, verificar o estado dos equipamentos de segurança, conferir a execução da manutenção, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, tomar parte na elaboração do calendário escolar, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), revisar as metodologias e técnicas de ensino, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, selecionar recursos didáticos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, analisar as avaliações, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar os termos técnicos da área, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, elaborar os planos de aula, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, sistematizar a legislação na sua área, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com membros e instituições da comunidade, programar a utilização de material didático-pedagógico, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, promover a exposição e venda de produtos do curso.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços mostrado aqui é resultado do levantamento de 8122 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 2.796,98 | 2.905,38 | 4.100,16 | 14,74 | 7.70% |
Minas Gerais | 39h | 3.008,45 | 3.125,05 | 4.410,17 | 15,83 | 8.20% |
Bahia | 43h | 1.846,55 | 1.918,12 | 2.706,91 | 8,84 | 5.80% |
Rio de Janeiro | 39h | 3.788,44 | 3.935,27 | 5.553,57 | 20,33 | 8.10% |
Santa Catarina | 40h | 2.808,47 | 2.917,32 | 4.117,01 | 14,62 | 7.40% |
Paraná | 38h | 2.545,11 | 2.643,75 | 3.730,94 | 14,02 | 7.90% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.234,65 | 3.360,01 | 4.741,75 | 16,50 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 4.521,36 | 4.696,60 | 6.627,98 | 23,62 | 6.30% |
Pernambuco | 36h | 2.844,79 | 2.955,05 | 4.170,26 | 16,31 | 4.90% |
Espírito Santo | 40h | 2.306,11 | 2.395,48 | 3.380,58 | 11,97 | 7.80% |
Ceará | 40h | 2.217,25 | 2.303,18 | 3.250,32 | 11,39 | 5.90% |
Pará | 42h | 2.213,77 | 2.299,57 | 3.245,22 | 11,00 | 4.70% |
Goiás | 42h | 2.859,86 | 2.970,70 | 4.192,35 | 14,29 | 5.10% |
Maranhão | 39h | 6.011,52 | 6.244,51 | 8.812,44 | 32,39 | 7.80% |
Distrito Federal | 42h | 2.510,64 | 2.607,94 | 3.680,40 | 12,29 | 5.40% |
Rio Grande do Norte | 40h | 4.391,19 | 4.561,38 | 6.437,15 | 22,94 | 7.80% |
Mato Grosso | 42h | 2.238,69 | 2.325,45 | 3.281,75 | 11,20 | 6.80% |
Alagoas | 29h | 2.067,09 | 2.147,20 | 3.030,20 | 14,66 | 6.30% |
Paraíba | 42h | 2.034,93 | 2.113,80 | 2.983,06 | 10,04 | 6.30% |
Rondônia | 42h | 1.732,73 | 1.799,89 | 2.540,06 | 8,56 | 5.40% |
Roraima | 37h | 4.888,53 | 5.077,99 | 7.166,22 | 27,80 | 7.50% |
Amazonas | 43h | 2.054,07 | 2.133,68 | 3.011,12 | 9,86 | 6.80% |
Tocantins | 43h | 1.992,84 | 2.070,08 | 2.921,36 | 9,55 | 4.50% |
Sergipe | 37h | 2.815,98 | 2.925,12 | 4.128,01 | 15,96 | 7.10% |
Piauí | 42h | 2.339,14 | 2.429,79 | 3.429,00 | 11,56 | 5.90% |
Acre | 44h | 1.808,79 | 1.878,89 | 2.651,54 | 8,54 | 4.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços. |
Dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Brumado, BA | 44 | 1.693,95 | 1.759,61 | 2.483,21 | 8,00 | 6.80% |
São Paulo, SP | 38 | 3.079,03 | 3.198,36 | 4.513,63 | 16,81 | 6.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 3.701,49 | 3.844,95 | 5.426,11 | 19,92 | 8.20% |
Belo Horizonte, MG | 41 | 3.267,66 | 3.394,31 | 4.790,15 | 16,52 | 6.10% |
Taubaté, SP | 43 | 1.775,95 | 1.844,78 | 2.603,41 | 8,67 | 4.20% |
Campo Grande, MS | 40 | 5.167,85 | 5.368,14 | 7.575,68 | 26,95 | 4.20% |
Brasília, DF | 42 | 2.510,64 | 2.607,94 | 3.680,40 | 12,29 | 7.90% |
Porto Alegre, RS | 41 | 4.040,59 | 4.197,19 | 5.923,21 | 20,37 | 6.40% |
São Luís, MA | 38 | 6.769,37 | 7.031,73 | 9.923,39 | 37,45 | 4.50% |
Florianópolis, SC | 40 | 2.837,17 | 2.947,13 | 4.159,08 | 14,67 | 8.30% |
Curitiba, PR | 37 | 3.447,51 | 3.581,13 | 5.053,80 | 19,45 | 7.60% |
Recife, PE | 34 | 2.890,02 | 3.002,03 | 4.236,56 | 17,50 | 4.30% |
Barueri, SP | 42 | 5.031,45 | 5.226,46 | 7.375,73 | 24,95 | 5.80% |
Fortaleza, CE | 41 | 2.038,58 | 2.117,59 | 2.988,41 | 10,23 | 5.20% |
Campinas, SP | 37 | 2.912,88 | 3.025,77 | 4.270,06 | 16,16 | 4.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 39 | 6.376,33 | 6.623,46 | 9.347,22 | 34,23 | 5.30% |
Montes Claros, MG | 39 | 4.229,86 | 4.393,79 | 6.200,65 | 22,62 | 8.20% |
Uberlândia, MG | 38 | 3.599,43 | 3.738,94 | 5.276,50 | 19,52 | 7.10% |
Goiânia, GO | 40 | 3.133,60 | 3.255,05 | 4.593,63 | 16,08 | 5.00% |
Betim, MG | 35 | 2.433,13 | 2.527,43 | 3.566,78 | 14,27 | 7.00% |
Contagem, MG | 37 | 3.036,87 | 3.154,57 | 4.451,83 | 16,83 | 6.30% |
Salvador, BA | 35 | 2.784,62 | 2.892,55 | 4.082,05 | 16,51 | 7.80% |
Maceió, AL | 26 | 2.132,35 | 2.214,99 | 3.125,86 | 17,29 | 7.70% |
Araçatuba, SP | 44 | 1.946,74 | 2.022,19 | 2.853,78 | 9,25 | 7.30% |
Boa Vista, RR | 36 | 4.721,40 | 4.904,38 | 6.921,21 | 27,25 | 5.00% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.378,66 | 2.470,85 | 3.486,93 | 11,77 | 6.10% |
Duque de Caxias, RJ | 40 | 3.469,87 | 3.604,35 | 5.086,57 | 17,99 | 7.50% |
Itajaí, SC | 39 | 3.512,14 | 3.648,26 | 5.148,54 | 18,58 | 4.30% |
Divinópolis, MG | 31 | 2.961,01 | 3.075,77 | 4.340,62 | 19,68 | 6.30% |
Juiz de Fora, MG | 34 | 3.608,44 | 3.748,30 | 5.289,71 | 21,95 | 4.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.838,65 | 1.909,91 | 2.695,33 | 4.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.639,63 | 4.819,45 | 6.801,35 | 6.00% | |
Treinamento em informática | 1.910,31 | 1.984,35 | 2.800,37 | 4.50% | |
Ensino fundamental | 2.064,02 | 2.144,02 | 3.025,70 | 5.30% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.290,11 | 4.456,39 | 6.288,99 | 7.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.820,94 | 2.930,27 | 4.135,29 | 6.00% | |
Ensino de idiomas | 2.479,04 | 2.575,12 | 3.634,09 | 4.70% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.945,26 | 3.059,41 | 4.317,52 | 4.60% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.737,55 | 1.804,90 | 2.547,12 | 5.60% | |
Atividades de teleatendimento | 2.162,57 | 2.246,38 | 3.170,16 | 5.30% | |
Formação de condutores | 2.009,26 | 2.087,13 | 2.945,43 | 6.00% | |
Atividades de condicionamento físico | 2.683,74 | 2.787,76 | 3.934,16 | 7.00% | |
Comércio varejista de livros | 1.810,63 | 1.880,80 | 2.654,25 | 5.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.309,80 | 4.476,84 | 6.317,85 | 5.90% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 5.066,96 | 5.263,34 | 7.427,79 | 7.20% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.907,57 | 1.981,51 | 2.796,36 | 5.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.217,21 | 4.380,65 | 6.182,11 | 4.10% | |
Administração de caixas escolares | 1.663,56 | 1.728,03 | 2.438,65 | 6.50% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.508,55 | 2.605,78 | 3.677,35 | 6.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.951,79 | 3.066,20 | 4.327,11 | 7.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |