O dissídio de Professor de Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232130 no cargo de Professor de Física no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 11.800,13
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
518 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.764,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
204 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino de Idiomas
R$ 8.976,86
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
745 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de física no ensino médio Ministra aulas de física no ensino médio, considerando conhecimentos científicos da matéria e da energia Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, leis matemáticas, conceitos e experimentos, tendo em vista a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e a interação entre espaço, tempo, matéria, movimento e energia Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Física no Ensino Médio
O Professor de física no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo de física, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar ciências físicas, considerando temas como fenômenos naturais, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável.
Ministra aulas de física no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Interpreta os requisitos curriculares de interdisciplinaridade para criar programas de estudos e planos de aula e conteúdo educacional que atendam a esses requisitos Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Supervisiona atividades de laboratório, realiza demonstrações práticas para estudos interdisciplinares.
Define e organiza eventos, atividades extraclasse e acompanha os alunos em viagens de investigação de campo, visitas técnicas, palestras, exposições, centros de pesquisas científicas.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de ciências físicas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, fatos sociais, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos naturais da matéria e da energia, que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar e compreender as leis matemáticas, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de física no ensino médio
O profissional Professor de Física no Ensino Médio deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de física no ensino médio
Um Professor de física no ensino médio deve produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, escolher livro didático, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, estimular a continuidade da escolaridade, definir o calendário, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, interagir com os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, conceber o projeto pedagógico da escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, preparar-se para concursos docentes, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, estimular a participação do aluno nas atividades, discutir questões pedagógicas com os pares, atentar para reações dos alunos na sala, comentar os resultados das avaliações com os alunos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, aplicar instrumentos de avaliação, requisitar material pedagógico, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, expressar-se com clareza, administrar conflitos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, estabelecer empatia com os alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, integrar grupos de estudos interdisciplinares, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, adequar o planejamento às aulas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, indicar compra de material didático e pedagógico, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, refletir continuamente sobre a própria prática docente, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, intervir na definição dos orçamentos da escola, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, relacionar-se com a comunidade escolar, subsidiar os alunos para autoavaliação, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, escolher material didático e pedagógico, comunicar resultados das avaliações dos alunos, dialogar com os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, acompanhar processo de aprendizagem, medir o conhecimento específico, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, influir na decisão da aquisição de material didático, assumir cargos de coordenação, representação, direção, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, influir na definição dos planos de carreira, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, atender pais e alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, indicar os avanços da aprendizagem, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, elaborar instrumentos de avaliação, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, definir objetivos para a área de conhecimento, coletar diferentes recursos didáticos para a aula.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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