O dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232120 no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Roraima
R$ 6.909,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
814 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 5.267,60
Cidade que mais contrata
Osasco - SP
261 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de educação física no ensino médio Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Educação Física no Ensino Médio
O Professor de educação física no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.
Funções do Professor de educação física no ensino médio
O profissional Professor de Educação Física no Ensino Médio deve ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio
Um Professor de educação física no ensino médio deve manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, subsidiar os alunos para autoavaliação, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, intervir na definição dos orçamentos da escola, integrar grupos de estudos interdisciplinares, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, aplicar instrumentos de avaliação, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, atender pais e alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, conceber o projeto pedagógico da escola, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, estruturar a transmissão do conhecimento, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, assumir cargos de coordenação, representação, direção, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, discutir questões pedagógicas com os pares, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, determinar temas e conteúdos da disciplina, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, atentar para reações dos alunos na sala, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, escolher material didático e pedagógico, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, adequar o planejamento às aulas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, comunicar resultados das avaliações dos alunos, interagir com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, preparar-se para concursos docentes, relacionar-se com a comunidade escolar, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, selecionar textos e bibliografia da aula, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, elaborar instrumentos de avaliação, estimular a continuidade da escolaridade, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estabelecer empatia com os alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, requisitar material pedagógico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, organizar cursos para professores e comunidade, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, definir o calendário, ministrar aulas teóricas e práticas, expressar-se com clareza, administrar conflitos, medir o conhecimento específico, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, dialogar com os alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, acompanhar processo de aprendizagem, influir na decisão da aquisição de material didático, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, definir objetivos para a área de conhecimento, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Educação Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2050 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Educação Física no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 26h | 2.830,12 | 2.939,81 | 4.148,74 | 22,90 | 5.40% |
Paraná | 37h | 3.475,14 | 3.609,83 | 5.094,30 | 19,44 | 7.30% |
Minas Gerais | 28h | 2.889,37 | 3.001,36 | 4.235,61 | 21,19 | 4.70% |
Rio de Janeiro | 35h | 4.248,97 | 4.413,65 | 6.228,67 | 25,02 | 6.70% |
Pernambuco | 38h | 2.977,44 | 3.092,84 | 4.364,71 | 16,15 | 6.10% |
Santa Catarina | 29h | 3.077,74 | 3.197,03 | 4.511,74 | 21,94 | 8.20% |
Distrito Federal | 36h | 2.693,93 | 2.798,34 | 3.949,10 | 15,61 | 4.80% |
Goiás | 31h | 2.688,41 | 2.792,61 | 3.941,01 | 18,01 | 6.00% |
Rio Grande do Sul | 28h | 3.423,92 | 3.556,62 | 5.019,21 | 25,11 | 6.80% |
Bahia | 23h | 2.301,18 | 2.390,37 | 3.373,36 | 21,07 | 6.90% |
Ceará | 38h | 2.326,52 | 2.416,68 | 3.410,50 | 12,71 | 7.30% |
Pará | 32h | 2.477,83 | 2.573,86 | 3.632,32 | 15,89 | 7.60% |
Mato Grosso | 27h | 2.935,63 | 3.049,41 | 4.303,42 | 22,19 | 8.10% |
Rio Grande do Norte | 38h | 3.335,80 | 3.465,09 | 4.890,03 | 18,22 | 4.20% |
Sergipe | 37h | 3.724,42 | 3.868,77 | 5.459,73 | 20,84 | 5.60% |
Amazonas | 36h | 2.186,97 | 2.271,73 | 3.205,93 | 12,70 | 7.30% |
Mato Grosso do Sul | 25h | 2.253,76 | 2.341,11 | 3.303,84 | 18,43 | 4.80% |
Piauí | 30h | 3.461,17 | 3.595,31 | 5.073,81 | 23,87 | 8.30% |
Espírito Santo | 28h | 2.668,33 | 2.771,75 | 3.911,58 | 19,54 | 8.10% |
Amapá | 36h | 2.023,83 | 2.102,27 | 2.966,78 | 11,55 | 4.90% |
Maranhão | 39h | 2.032,24 | 2.111,00 | 2.979,11 | 10,75 | 6.30% |
Alagoas | 35h | 2.410,77 | 2.504,20 | 3.534,00 | 14,52 | 8.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Educação Física no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Osasco, SP | 20 | 2.129,59 | 2.212,12 | 3.121,81 | 22,11 | 7.60% |
São Paulo, SP | 26 | 5.071,06 | 5.267,60 | 7.433,80 | 40,01 | 7.10% |
Brasília, DF | 36 | 2.693,93 | 2.798,34 | 3.949,10 | 15,61 | 7.60% |
Capanema, PR | 43 | 3.734,61 | 3.879,35 | 5.474,66 | 17,92 | 5.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 35 | 3.206,04 | 3.330,29 | 4.699,81 | 18,87 | 5.00% |
Recife, PE | 39 | 3.746,47 | 3.891,67 | 5.492,04 | 20,20 | 4.20% |
Belo Horizonte, MG | 27 | 2.751,05 | 2.857,67 | 4.032,83 | 20,92 | 4.90% |
Goiânia, GO | 30 | 2.944,63 | 3.058,76 | 4.316,61 | 20,30 | 5.00% |
Contagem, MG | 28 | 2.224,25 | 2.310,46 | 3.260,59 | 16,67 | 6.10% |
Campinas, SP | 32 | 2.185,66 | 2.270,37 | 3.204,01 | 14,10 | 7.20% |
Cascavel, PR | 41 | 3.070,53 | 3.189,53 | 4.501,16 | 15,39 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 38 | 2.640,95 | 2.743,31 | 3.871,44 | 14,28 | 7.80% |
São José dos Campos, SP | 26 | 2.636,62 | 2.738,81 | 3.865,09 | 21,48 | 4.60% |
Mogi-Mirim, SP | 20 | 1.835,77 | 1.906,92 | 2.691,10 | 19,07 | 4.60% |
Atibaia, SP | 37 | 2.518,98 | 2.616,61 | 3.692,64 | 14,05 | 5.50% |
Manaus, AM | 37 | 2.089,08 | 2.170,05 | 3.062,44 | 11,85 | 6.30% |
Belém, PA | 34 | 2.656,05 | 2.758,99 | 3.893,57 | 16,06 | 7.30% |
Florianópolis, SC | 30 | 2.580,81 | 2.680,83 | 3.783,27 | 17,61 | 8.00% |
Salvador, BA | 33 | 2.218,58 | 2.304,56 | 3.252,27 | 13,85 | 7.50% |
Natal, RN | 39 | 3.749,41 | 3.894,72 | 5.496,35 | 19,94 | 8.10% |
São Gonçalo, RJ | 37 | 2.735,23 | 2.841,24 | 4.009,64 | 15,46 | 8.00% |
Aracaju, SE | 38 | 4.262,28 | 4.427,47 | 6.248,18 | 23,56 | 8.00% |
Lauro de Freitas, BA | 13 | 2.961,71 | 3.076,50 | 4.341,65 | 47,10 | 4.90% |
Guapiacu, SP | 26 | 1.633,26 | 1.696,56 | 2.394,24 | 12,99 | 6.50% |
Porto Alegre, RS | 25 | 2.407,89 | 2.501,22 | 3.529,79 | 20,34 | 6.00% |
Araraquara, SP | 29 | 2.393,07 | 2.485,81 | 3.508,05 | 16,99 | 6.20% |
Macapá, AP | 36 | 2.023,83 | 2.102,27 | 2.966,78 | 11,55 | 7.80% |
Balneário Camboriú, SC | 33 | 3.760,54 | 3.906,29 | 5.512,67 | 23,93 | 4.80% |
Leme, SP | 10 | 2.447,98 | 2.542,86 | 3.588,56 | 48,77 | 4.90% |
Teresina, PI | 28 | 3.664,34 | 3.806,36 | 5.371,65 | 27,05 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Educação Física no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Educação Física no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de condicionamento físico | 2.613,35 | 2.714,64 | 3.830,98 | 6.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.300,00 | 2.389,14 | 3.371,62 | 6.00% | |
Ensino fundamental | 3.914,49 | 4.066,21 | 5.738,35 | 5.10% | |
Ensino médio | 4.379,15 | 4.548,87 | 6.419,50 | 6.80% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.451,19 | 2.546,19 | 3.593,26 | 6.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.510,82 | 3.646,89 | 5.146,60 | 6.80% | |
Administração pública em geral | 2.769,92 | 2.877,27 | 4.060,49 | 6.20% | |
Clubes sociais, esportivos e similares | 4.047,07 | 4.203,92 | 5.932,70 | 8.20% | |
Ensino de esportes | 2.819,70 | 2.928,98 | 4.133,46 | 5.10% | |
Educação infantil - creche | 3.315,77 | 3.444,28 | 4.860,68 | 4.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.696,27 | 2.800,77 | 3.952,53 | 4.60% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.733,36 | 3.878,05 | 5.472,82 | 7.20% | |
Produção e promoção de eventos esportivos | 2.384,21 | 2.476,62 | 3.495,08 | 6.10% | |
Comércio varejista de artigos esportivos | 2.216,78 | 2.302,69 | 3.249,63 | 6.00% | |
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente | 3.009,04 | 3.125,67 | 4.411,03 | 6.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.451,33 | 2.546,33 | 3.593,46 | 6.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.412,35 | 2.505,85 | 3.536,33 | 7.00% | |
Atividades de fisioterapia | 2.887,22 | 2.999,13 | 4.232,46 | 5.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.911,53 | 4.063,13 | 5.734,00 | 8.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.473,66 | 3.608,29 | 5.092,12 | 6.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |