O dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232105 no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 31.138,80

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

411 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.556,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

157 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.789,09

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

418 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de artes no ensino médio Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Artes no Ensino Médio

O Professor de artes no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de artes no ensino médio

O profissional Professor de Artes no Ensino Médio deve planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, comunicar-se, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio deve atuar nas associações sindicais e acadêmicas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, adequar o planejamento às aulas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, elaborar instrumentos de avaliação, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, dialogar com os alunos, acompanhar processo de aprendizagem, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, expressar-se com clareza, estimular a participação do aluno nas atividades, subsidiar os alunos para autoavaliação, interagir com os alunos, estimular a continuidade da escolaridade, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, refletir continuamente sobre a própria prática docente, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, atender pais e alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, estabelecer empatia com os alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, escolher livro didático, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, selecionar textos e bibliografia da aula, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, escolher material didático e pedagógico, estruturar a transmissão do conhecimento, conceber o projeto pedagógico da escola, definir o calendário, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, influir na definição dos planos de carreira, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, indicar os avanços da aprendizagem, requisitar material pedagógico, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, assumir cargos de coordenação, representação, direção, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, administrar conflitos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, preparar-se para concursos docentes, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, definir objetivos para a área de conhecimento, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, medir o conhecimento específico, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, indicar compra de material didático e pedagógico, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, comentar os resultados das avaliações com os alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, ministrar aulas teóricas e práticas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, relacionar-se com a comunidade escolar, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, determinar temas e conteúdos da disciplina.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Artes no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.235 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 232105 salário