O dissídio de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.416,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.843 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Paulista - PE

R$ 6.973,77

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.144 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) deve preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas, comunicar-se, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve proceder com criatividade, exercer autoridade com critério, orientar o aluno para atitudes de convívio social, apresentar capacidade de trabalho em equipe, revisar conteúdos, criar material didático, registrar conceitos e notas dos alunos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, relacionar os conteúdos aos temas transversais, preparar roteiro de observação para os alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, discutir o conteúdo científico com os alunos, monitorar trabalhos em grupo, sugerir projetos para a comunidade escolar, divulgar os trabalhos dos alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, trabalhar conceitos de família e cidadania, conversar com os pais dos alunos, atuar em reuniões de pais, listar fontes de pesquisa para o aluno, selecionar material didático, definir estratégias de ensino, relatar evasão escolar, preencher fichas descritivas, empregar atividades de recuperação paralela, analisar material didático e paradidático, preparar o cronograma dos eventos, determinar objetivo da aula, corrigir trabalhos dos alunos, dialogar com os alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, convencionar regras de convivência, escolher temas para reuniões, registrar conteúdos e atividades ministrados, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, estabelecer estratégias de avaliação, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, manter vínculos afetivos com os alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, fixar objetivos de avaliação, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, expressar-se em vários níveis de linguagem, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, definir critérios de avaliação, registrar frequência dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, consultar legislação educacional, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, atualizar-se, atuar em reuniões de professores, organizar visitas a espaços culturais, trocar experiências com os pares e especialistas, formar grupos para atuação nos eventos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, proceder com ética e moral, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, planejar as atividades periódicas da área, criar atividade paralela de reforço, organizar palestras, estabelecer cronograma de atividades, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, interagir com a comunidade escolar, propor situações-problema aos alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, apresentar relatórios às autoridades competentes, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, traçar os objetivos dos eventos, definir metodologias de ensino, programar pauta das reuniões, sugerir formas para qualificação do docente, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, preparar instrumentos para registro do evento, comunicar-se com diferentes faixas etárias, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, anotar ocorrências anômalas, ajustar planejamento à classe, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), divulgar os eventos da escola, propor trabalhos e atividades, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, discutir conceitos de religiosidade, proceder com clareza, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, instruir os alunos para participar dos eventos, acompanhar trabalho diário do aluno, notificar os pais sobre a situação dos alunos, dominar a modalidade escrita da língua, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, contatar instituições para viabilização de atividades, aplicar instrumentos diversos de avaliação, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, sugerir metodologias de ensino, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, opinar sobre propostas pedagógicas, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, pesquisar material didático e paradidático, definir temas transversais e interdisciplinares, divulgar a produção da escola na comunidade, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, redigir relatório sobre alunos com problemas, produzir material didático, atuar em reuniões periódicas de planejamento, registrar aulas previstas e dadas, estabelecer conteúdos mínimos por série.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2024

O salário de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) mostrado aqui é resultado do levantamento de 44722 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) CBO 231210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 3.289,03 3.416,50 4.821,47 22,68 5.30%
Santa Catarina 31h 2.986,18 3.101,91 4.377,51 20,06 4.10%
Paraná 26h 2.146,91 2.230,12 3.147,21 17,29 6.90%
Rio de Janeiro 28h 2.706,99 2.811,90 3.968,24 20,12 4.30%
Minas Gerais 24h 2.565,84 2.665,29 3.761,34 22,56 5.90%
Rio Grande do Sul 22h 2.832,94 2.942,73 4.152,87 26,26 7.70%
Bahia 30h 2.169,57 2.253,65 3.180,42 15,25 4.70%
Goiás 27h 3.161,28 3.283,80 4.634,20 24,57 7.80%
Espírito Santo 28h 2.359,78 2.451,24 3.459,26 17,25 6.50%
Distrito Federal 27h 3.282,65 3.409,88 4.812,12 25,22 5.60%
Pernambuco 32h 2.737,97 2.844,09 4.013,66 17,52 6.90%
Ceará 32h 2.237,71 2.324,43 3.280,31 14,46 4.40%
Pará 29h 2.378,56 2.470,75 3.486,79 17,32 5.90%
Mato Grosso 24h 2.603,17 2.704,06 3.816,05 22,12 7.20%
Mato Grosso do Sul 30h 3.191,21 3.314,89 4.678,07 21,82 7.40%
Amazonas 40h 1.780,08 1.849,07 2.609,47 9,36 6.00%
Rio Grande do Norte 37h 1.629,85 1.693,02 2.389,24 9,22 6.00%
Rondônia 33h 2.782,66 2.890,51 4.079,17 17,75 5.80%
Sergipe 33h 1.879,62 1.952,47 2.755,38 11,71 6.50%
Alagoas 34h 1.987,57 2.064,61 2.913,63 12,10 4.10%
Maranhão 32h 2.254,65 2.342,04 3.305,15 14,71 6.80%
Paraíba 33h 1.997,86 2.075,30 2.928,72 12,39 4.10%
Piauí 27h 2.872,41 2.983,73 4.210,74 22,27 6.90%
Tocantins 30h 2.240,90 2.327,75 3.284,99 15,42 4.20%
Amapá 42h 1.953,65 2.029,36 2.863,90 9,70 6.60%
Acre 31h 2.349,31 2.440,37 3.443,92 15,71 6.90%
Roraima 32h 2.119,28 2.201,42 3.106,71 13,85 8.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).

Dissídio de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) por cidade

Quanto ganha um Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 30 3.807,49 3.955,06 5.581,50 26,04 5.20%
Rio de Janeiro, RJ 27 3.030,36 3.147,81 4.442,29 23,02 6.40%
Brasília, DF 27 3.282,65 3.409,88 4.812,12 25,22 6.30%
Limeira, SP 31 3.045,87 3.163,91 4.465,01 20,70 6.80%
Gaspar, SC 42 4.000,36 4.155,40 5.864,23 19,92 4.10%
Goiânia, GO 24 4.090,29 4.248,81 5.996,05 34,74 7.90%
Belo Horizonte, MG 22 2.884,29 2.996,08 4.228,15 26,88 4.10%
Salvador, BA 30 2.493,23 2.589,86 3.654,89 17,24 8.30%
Curitiba, PR 29 2.307,17 2.396,59 3.382,14 16,50 7.80%
Barra de São Francisco, ES 29 2.161,69 2.245,47 3.168,88 15,68 5.90%
Londrina, PR 36 2.392,71 2.485,44 3.507,53 13,98 7.90%
Monte Mor, SP 19 2.149,61 2.232,93 3.151,17 22,97 7.70%
Braço do Norte, SC 20 2.165,82 2.249,77 3.174,94 22,30 6.60%
Guarulhos, SP 29 2.574,65 2.674,43 3.774,24 18,24 7.70%
Porto Alegre, RS 22 3.319,39 3.448,04 4.865,98 30,80 4.90%
Manaus, AM 40 1.786,82 1.856,07 2.619,34 9,38 7.80%
Santana de Parnaíba, SP 39 4.852,92 5.041,00 7.114,01 26,11 5.10%
Fortaleza, CE 34 2.017,51 2.095,70 2.957,52 12,38 4.50%
Ponta Grossa, PR 22 2.335,28 2.425,79 3.423,35 22,46 5.70%
Caçapava, SP 29 3.097,04 3.217,07 4.540,03 22,31 7.60%
Recife, PE 34 2.836,38 2.946,31 4.157,92 17,25 6.40%
Três Barras, SC 25 2.010,94 2.088,88 2.947,89 16,52 5.30%
Campinas, SP 26 3.052,95 3.171,28 4.475,40 24,21 4.60%
São Bernardo do Campo, SP 32 3.499,09 3.634,71 5.129,41 22,75 6.00%
Campo Grande, MS 29 2.681,60 2.785,53 3.931,03 18,89 7.00%
Florianópolis, SC 31 2.996,24 3.112,37 4.392,27 19,89 4.30%
Piraju, SP 30 3.518,84 3.655,23 5.158,36 24,58 6.00%
Cuiabá, MT 23 2.420,99 2.514,83 3.549,00 21,76 7.20%
Aracaju, SE 33 1.825,12 1.895,85 2.675,48 11,60 6.40%
Belém, PA 25 2.597,44 2.698,11 3.807,66 22,00 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 2.806,84 2.915,62 4.114,61 6.50%
Administração pública em geral 2.987,55 3.103,34 4.379,52 6.20%
Educação infantil - pré-escola 2.373,07 2.465,04 3.478,74 7.00%
Educação infantil - creche 2.531,88 2.630,01 3.711,55 6.40%
Ensino médio 3.391,12 3.522,55 4.971,13 5.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.423,96 4.595,42 6.485,19 7.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.649,01 2.751,67 3.883,25 6.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.917,71 3.030,79 4.277,15 8.30%
Educação superior - graduação 3.315,58 3.444,08 4.860,39 7.30%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.347,98 3.477,74 4.907,89 4.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.527,07 3.663,77 5.170,42 5.60%
Locação de mão-de-obra temporária 3.930,81 4.083,16 5.762,28 7.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.247,53 3.373,40 4.760,64 8.00%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 5.595,13 5.811,98 8.202,03 6.10%
Educação profissional de nível técnico 2.069,06 2.149,25 3.033,09 5.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.545,00 2.643,64 3.730,78 4.20%
Atividades de organizações religiosas 3.134,56 3.256,04 4.595,03 6.10%
Cursos preparatórios para concursos 8.289,70 8.610,99 12.152,08 6.10%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.832,36 2.942,13 4.152,02 5.50%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.876,92 2.988,42 4.217,35 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.