O dissídio de Inspetor Naval 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215135 no cargo de Inspetor Naval.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 6.072,70

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

102 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Macaé - RJ

R$ 7.147,14

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

53 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural

R$ 7.313,92

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Portuário

27 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Inspetor naval Planeja, define estratégias de execução e realiza inspeção naval, fiscalizando o cumprimento da legislação, normas, regulamentos e atos internacionais, no que se refere à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental por parte das embarcações, plataformas fixas e flutuantes e suas instalações de apoio Aplica conhecimentos de prevenção e controle da poluição, legislação marítima e ambiental, fundamentos de navegação, dentre outros do campo das ciências náuticas e afins.

Realiza inspeção de afundamento deliberado de embarcação e em obras irregulares, fiscaliza restrições ao tráfego aquaviário Adota medidas administrativas decorrentes do processo de inspeção naval Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Inspetor Naval

O Inspetor naval planeja as atividades de inspeção naval, de acordo com diretrizes do comando de distrito naval – representante da autoridade marítima para a segurança do tráfego aquaviário – Executa inspeção naval, fiscalizando o cumprimento da legislação, normas, regulamentos e atos internacionais ratificados pelo Brasil, no que se refere à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e em hidrovias interiores, e à prevenção da poluição ambiental por parte das embarcações, plataformas fixas e flutuantes e suas instalações de apoio.

Executa perícias de fiscalização da segurança do tráfego aquaviário nas águas jurisdicionais brasileiras.

Verifica documentos relativos à embarcação Confere certificação da tripulação.

Verifica reais condições do material e equipamento, em conformidade com as normas em vigor Verifica marcação das cargas.

Confere certificação da embarcação e de equipamentos.

Fiscaliza o cumprimento das normas de segurança Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Efetua a fiscalização dos registros legais de segurança em embarcações nacionais e estrangeiras com inscrição temporária para operação em águas jurisdicionais brasileiras, de acordo com o estipulado nos diversos instrumentos obrigatórios da IMO – Organização Marítima Internacional, em acordos internacionais do qual o Brasil é signatário, e na legislação nacional.

Fiscaliza requisitos legais de segurança em embarcações de bandeira estrangeira que chegam aos portos do estado costeiro e aos portos e terminais não marítimos, em conformidade com as prescrições das convenções internacionais ratificadas pelo Brasil e resoluções pertinentes emitidas pela IMO, bem como orientações aplicáveis Realiza inspeção naval visando ao afundamento deliberado de embarcação avariada, verificando a retirada de bordo de todos os elementos poluentes e estruturais que possam se desprender do navio e ficar à deriva, examinando o planejamento das ações para o afundamento deliberado das embarcações, dentre outros requisitos normativos Realiza inspeção naval em plataformas, avaliando seu posicionamento para resguardo da segurança da navegação, bem como a necessidade de serem dotadas de auxílios à navegação, visuais e sonoros, de acordo com normas da autoridade marítima.

Contribui para verificação de danos causados aos sinais náuticos Realiza inspeção naval em obras irregulares Fiscaliza restrições ao tráfego aquaviário em áreas seletivas para navegação – como praias, lagos, lagoas e rios, e áreas de segurança – como proximidades de instalações militares, áreas próximas às usinas de geração de energia elétrica, proximidades das instalações dos portos, observando os limites estabelecidos, realizando as autuações de acordo com a legislação.

Adota medidas administrativas, apreendendo certificado de habilitação, apreendendo, retirando do tráfego ou impedindo a saída de embarcação, embargando obra e embargando atividade de mineração e de benfeitorias realizadas Emite notificação de detenção e liberação da embarcação.

Efetua os registros pertinentes Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal aquaviário, nos campos de conhecimento relacionados com a atividade de inspeção naval, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras Profere palestras.

Elabora apresentações e material didático.

Funções do Inspetor naval

O profissional Inspetor Naval deve demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, gerenciar material de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, navegar com segurança, gerenciar operações.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Inspetor naval

Um Inspetor naval deve tomar decisões rápidas em situações críticas, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, elaborar apresentações, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar equipamentos de comunicação, demonstrar capacidade de improvisação, discriminar cores, discriminar sons e ruídos, avaliar as condições para desatracação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar liderança, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, inspecionar as condições de segurança, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar equipamentos de convés, inspecionar condições de navegabilidade, tomar decisões, demonstrar percepção cinemática, conferir certificação de equipamentos, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar estanqueidade dos porões, aplicar legislação, verificar marcação das cargas, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar raciocínio sintético, elaborar conteúdo programático, conferir certificação da embarcação, elaborar material didático, conferir certificação da tripulação, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar raciocínio analítico, fiscalizar a aplicação da legislação, proferir palestras, emitir notificação de detenção e liberação da embarcação, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições de calado, inspecionar equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos da seção de máquinas, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de negociação, consultar legislação, avaliar as condições de atracação, inspecionar equipamentos de salvatagem, ministrar treinamento em terra, inspecionar equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar comportamento proativo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Inspetor Naval ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor Naval e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor Naval em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Inspetor Naval ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Inspetor Naval mostrado aqui é resultado do levantamento de 160 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor Naval com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Inspetor Naval CBO 215135 salário