O dissídio de Capitão de Longo Curso (imediato) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.187,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

420 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio das Ostras - RJ

R$ 10.426,46

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

178 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso (imediato) deve realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, qualificar pessoal, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve discriminar cores, avaliar o preparo da tripulação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, supervisionar postos de manobra de amarração, controlar material de custeio, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, demonstrar percepção espacial, controlar certificados regulamentares de bordo, inspecionar equipamentos de convés, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, conferir certificação da embarcação, avaliar as condições de atracação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, operar guincho de manuseio de âncoras, avaliar a quantidade de carga movimentada, testar equipamentos de salvatagem, efetuar auditorias internas, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), elaborar plano de manuseio da carga, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação em mau tempo, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, demonstrar raciocínio sintético, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar as condições para desamarração, elaborar apresentações, preparar a unidade para reboque, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio analítico, realizar comunicação de bordo, supervisionar equipe de combate à poluição, emitir permissão para trabalho, controlar rancho, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, avaliar as condições para desatracação, coordenar postos de emergência, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), verificar marcação das cargas, fiscalizar a aplicação da legislação, tomar decisões, avaliar as condições meteorológicas, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, conferir certificação da tripulação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, consultar legislação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, operar guincho de reboque, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar temperatura dos tanques, controlar publicações regulamentares de bordo, proferir palestras, elaborar material didático, demonstrar percepção cinemática, controlar epi e epc, realizar manutenção de equipamentos de navegação, trabalhar em equipe, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de autocontrole, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, orientar estagiário-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar as condições da carga durante a viagem, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), elaborar conteúdo programático, realizar manutenção de equipamentos de segurança, operar cobertas de cargas, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, verificar peação da carga, operar equipamentos de navegação, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de improvisação, inspecionar condições de navegabilidade, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar reuniões de segurança, discriminar sons e ruídos, controlar planos de bordo, demonstrar criatividade, inspecionar equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de comunicação, orientar a navegação, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar postos de manobra de fundeio, ministrar treinamento a bordo, manusear cargas a bordo, ministrar aulas de formação profissional, operar rampas de cargas, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), efetuar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar liderança, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar as condições de calado, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar as condições para amarração, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade de adaptação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar atmosfera do tanque, demonstrar comportamento proativo, trabalhar sob pressão, coordenar operação de controle à poluição, preparar documentação para despacho da embarcação, avaliar estanqueidade dos porões, supervisionar operações de carga e descarga, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, verificar compatibilidade de cargas, operar tampas de escotilha, operar rampas de acesso, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar medicamento de bordo, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, supervisionar equipe de conexão de mangote, conduzir embarcação de salvamento, acionar plano de emergência, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, transportar passageiros, definir área segura para trabalho, elaborar o plano para reboque, controlar material de combate à poluição, realizar o plano de viagem, aplicar legislação, operar sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, elaborar planos de carregamento descarga, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, manobrar a embarcação, supervisionar seção de câmara, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar operações de manuseio de âncora, inspecionar equipamentos de navegação, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar operações de reboque, coordenar operações de resgate, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, supervisionar o sms, orientar praticante-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar capacidade de negociação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, executar procedimentos para navegação costeira, controlar material de passadiço, testar equipamentos de segurança, fiscalizar o uso de epi, ministrar treinamento em terra, controlar certificação da tripulação, demonstrar raciocínio matemático, executar procedimentos para navegação em águas rasas, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, efetuar os registros pertinentes, acionar plano de contingência, coordenar manutenção de equipamentos de convés.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (imediato) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Capitão de Longo Curso (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 450 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (imediato) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso (imediato) CBO 215125 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Longo Curso (imediato) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Capitão de Longo Curso (imediato) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 41h 8.844,49 9.187,27 12.965,35 44,59 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato).

Dissídio de Capitão de Longo Curso (imediato) por cidade

Quanto ganha um Capitão de Longo Curso (imediato) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 41 7.686,30 7.984,20 11.267,54 39,04 6.40%
Macaé, RJ 42 9.612,57 9.985,13 14.091,31 47,17 5.70%
Rio das Ostras, RJ 39 10.037,44 10.426,46 14.714,13 52,90 7.80%
Niterói, RJ 38 6.827,85 7.092,48 10.009,12 37,16 5.80%
São João da Barra, RJ 40 7.891,08 8.196,91 11.567,73 40,98 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Capitão de Longo Curso (imediato) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 8.349,22 8.672,82 12.239,34 6.90%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 11.534,27 11.981,31 16.908,38 6.10%
Locação de mão-de-obra temporária 7.150,83 7.427,98 10.482,58 4.50%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 4.411,57 4.582,55 6.467,03 7.80%
Atividades de agenciamento marítimo 6.659,55 6.917,66 9.762,41 4.70%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 10.259,17 10.656,78 15.039,17 4.90%
Extração de petróleo e gás natural 12.857,85 13.356,18 18.848,64 4.30%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo 7.742,18 8.042,24 11.349,45 4.50%
Navegação de apoio portuário 4.724,51 4.907,62 6.925,77 8.30%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 8.860,95 9.204,38 12.989,50 8.00%
Escafandria e mergulho 7.928,02 8.235,29 11.621,88 6.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 16.091,78 16.715,45 23.589,34 4.10%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.437,92 3.571,17 5.039,74 4.50%
Operador de transporte multimodal - otm 9.036,76 9.387,00 13.247,22 6.00%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 7.648,56 7.945,00 11.212,22 4.10%
Serviços de engenharia 12.781,62 13.277,00 18.736,90 5.70%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 4.617,54 4.796,50 6.768,96 6.00%
Holdings de instituições não-financeiras 3.133,55 3.255,00 4.593,55 4.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.694,79 5.915,50 8.348,13 7.20%
Operações de terminais 4.896,72 5.086,50 7.178,22 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.