O dissídio de Agente de Manobra e Docagem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215105 no cargo de Agente de Manobra e Docagem.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.478,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
114 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.433,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Macaé - RJ
61 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 3.600,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
57 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agente de manobra e docagem Planeja e executa manobras de navios nas fainas em diques, plataformas flutuantes, estaleiros e carreiras, aplicando conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas, para permitir entrada, atracação, desatracação e saída das embarcações nas operações de docagem Supervisiona atividades e equipes de apoio à docagem.
Controla material, efetua registros e realiza ações de qualificação de pessoal Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Agente de Manobra e Docagem
O Agente de manobra e docagem planeja as operações, avaliando limitações e precauções de segurança, examinando recursos utilizados nas comunicações sonoras, visuais e em VHF, consultando e aplicando legislação Elabora planos de atracação e amarração, articulando-se com o setor de operações marítimas do estaleiro.
Analisa as condições meteorológicas.
Examina as condições de segurança das embarcações Avalia condições de atracação e de desatracação dos diques, estaleiros e carreiras.
Avalia o estado do mar, ou do corpo de água em questão, para início e paralisação de manobras Avalia as condições de calado, examinando dimensão vertical do casco das embarcações e profundidade de água da bacia de manobras, para assegurar as condições de flutuação dos navios.
Executa manobras de navios nas fainas (atividades de trabalho) de movimentação em diques (construção dotada de comportas para controlar as águas), plataformas flutuantes, estaleiros (locais para construção ou reparo de navios) e carreiras (plano inclinado onde o navio é montado ou em que é encalhado para revisão ou reparos), para permitir atracação e desatracação das embarcações nas operações de docagem.
Aplica conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Realiza manobras de entrada e saída do dique, manobras de atracação e desatracação no terminal portuário ou no cais do porto, manobras a bordo de rebocadores – trabalhando pela proa e trabalhando pela popa, operando equipamentos de navegação, realizando comunicação de bordo e orientando a navegação das embarcações.
Orienta a entrada de diques e de comportas.
Realiza manobras de fundeio e manobras de suspensão na bacia de manobras do estaleiro Durante as operações, avalia condições de vento, de corrente e de outras condicionantes externas, fiscaliza o cumprimento de normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) Pode executar manobras em condições de mau tempo e/ou com visibilidade restrita, observando diretrizes de segurança em navegação, inclusive para situações de emergência.
Supervisiona o preparo do berço de diques e a equipe de apoio à docagem Nas operações de manobra, coordena navegação de embarcações e objetos rebocados, bem como o conjunto das operações de reboque, coordena embarcações de apoio Controla material de diques e comportas.
Efetua os registros referentes às manobras Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal, nos campos de conhecimento relacionados com manobras de navios nas fainas de movimentação em diques, estaleiros e carreiras, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.
Profere palestras Elabora apresentações e material didático.
Funções do Agente de manobra e docagem
O profissional Agente de Manobra e Docagem deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, administrar pessoal, navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, gerenciar operações.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Agente de manobra e docagem
Um Agente de manobra e docagem deve avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar percepção espacial, inspecionar as condições de segurança, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar as condições de calado, orientar a navegação, elaborar conteúdo programático, demonstrar raciocínio sintético, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, consultar legislação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, avaliar as condições para desatracação, supervisionar equipe de apoio à docagem, coordenar as embarcações de apoio, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, ministrar aulas de formação profissional, executar procedimentos para navegação em águas rasas, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de improvisação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar percepção cinemática, demonstrar liderança, aplicar legislação, demonstrar raciocínio matemático, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar comportamento proativo, ministrar treinamento em terra, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, discriminar sons e ruídos, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, realizar comunicação de bordo, discriminar cores, coordenar navegação de objeto rebocado, orientar a entrada de diques e ou comportas, supervisionar o preparo do berço de diques, proferir palestras, demonstrar capacidade de adaptação, trabalhar em equipe, elaborar apresentações, controlar material de diques e comportas, elaborar material didático, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, efetuar os registros pertinentes, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, operar equipamentos de navegação, coordenar operações de reboque, auxiliar na elaboração de conteúdo didático.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agente de Manobra e Docagem e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agente de Manobra e Docagem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Agente de Manobra e Docagem mostrado aqui é resultado do levantamento de 261 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agente de Manobra e Docagem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Inspetor Naval
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Comandante da Marinha Mercante
- Imediato da Marinha Mercante
- Inspetor de Terminal
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Longo Curso
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)