O dissídio de Operador de Automotriz 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782620 no cargo de Operador de Automotriz.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.591,70

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

53 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 1.750,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

20 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Extração de Madeira em Florestas Plantadas

R$ 2.139,60

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Apoio à Produção Florestal

34 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorneiro conduz bonde, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros Confere a acomodação dos passageiros e presta-lhes informações sobre o trajeto e sobre as regras de segurança.

Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos Preenche relatórios de ocorrência, de quilometragem e de viagem Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Automotriz

O Motorneiro prepara-se para condução de bonde, comunicando-se com o centro de controle operacional para informar sua entrada na via e solicitar licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o bonde, adequando a condução ao tipo de veículo.

Liga o bonde, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para o trilho principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, monitorando seu embarque e conferindo sua acomodação.

Cumpre o tempo de parada.

Presta, ao usuário, informações sobre o trajeto e orientações sobre as regras de segurança Monitora o desembarque de passageiros Manobra o bonde, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Obedece aos sinais de manobra Engata e desengata vagões da composição Estaciona em local predeterminado.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o bonde para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o bonde e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Verifica as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras.

Vistoria freio manual Testa freio de reversão e automático, sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Inspeciona alavanca Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Preenche relatório de quilometragem.

Verifica as condições de limpeza do bonde, manobrando e estacionando para lavagem Informa ao centro de controle operacional sobre ocorrências com o usuário e presta-lhe primeiros socorros Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas por rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Informa ao centro de controle operacional sobre situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Aplica freio de estacionamento e calços Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência.

Funções do Motorneiro

O profissional Operador de Automotriz deve manobrar trem, bonde e metrô, transportar passageiros, atuar em falhas de equipamentos, operar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, conduzir trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), vistoriar teleférico, trabalhar com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Motorneiro

Um Motorneiro deve manobrar para manutenção de via permanente, cumprir horários, observar condições de via, treinar funcionários, solicitar reboque, solicitar desenergização da via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, aperfeiçoar-se, desengatar locomotivas e vagões da composição, testar sistema de comunicação, comunicar entrada na via, demonstrar iniciativa, obedecer sinais de manobra, cumprir tempo de parada, demonstrar acuidade visual, preparar trem para reboque, demonstrar capacidade de assimilação, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, cumprir tempo de percurso, obedecer sinalização de via, prestar primeiros-socorros, informar ocorrências com o usuário, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), concentrar-se nas suas atribuições, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, solicitar interdição da via, adequar a condução ao tipo de veículo, movimentar o veículo na modalidade manual, orientar passageiros sobre regras de segurança, manter farol aceso, manobrar para testes operacionais, solicitar manutenção, informar posicionamento, preencher relatório de quilometragem, emitir relatório de ocorrência, demonstrar assiduidade, demonstrar autocontrole, uniformizar-se, posicionar vagão para carga e descarga, combater incêndios em casos de emergência, estacionar para limpeza, solicitar prefixo do trem, vistoriar freio manual, aplicar freio de estacionamento e calços, inspecionar alavanca, demonstrar percepção, observar perfil de via, monitorar equipamentos de bordo, anunciar energização do veículo, obedecer velocidade máxima autorizada, atentar para passagem de nível e pedestres, liberar o freio, manobrar para manutenção, demonstrar segurança, verificar níveis de combustível e areia, trabalhar em equipe, manobrar para lavagem, efetuar reboque, recolher veículo, inspecionar equipamentos de bordo, demonstrar firmeza nas decisões, testar sistemas elétrico e pneumático, evacuar veículo, zelar pelos equipamentos de trabalho, cumprir paradas programadas, detectar falhas de equipamentos, verificar controle de falhas, estacionar em local predeterminado, conduzir trem em licenciamento emergencial, solicitar equipe de segurança, testar freio de reversão e automático, informar situação de risco ao longo da via, operar aparelho de mudança de via (amv), demonstrar responsabilidade, verificar condições de limpeza, demonstrar rapidez de raciocínio, solucionar pequenas falhas, conduzir veículo para a via principal, acatar instruções via rádio, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, acionar buzina, conferir acomodação dos passageiros, acionar freio de emergência em situação de risco, comunicar-se com clareza, comunicar ocorrências externas ao sistema, engatar locomotivas e vagões na composição, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), solicitar licenciamento para partida, prestar informações ao usuário, monitorar embarque e desembarque de passageiros, desligar o veículo, ligar o veículo, solicitar resgate de passageiros, confirmar destino, preencher relatório de viagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Automotriz ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Automotriz e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Automotriz em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Automotriz ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Operador de Automotriz mostrado aqui é resultado do levantamento de 212 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Automotriz com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Automotriz CBO 782620 salário