O dissídio de Operador de Trem Metropolitano 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Trem Metropolitano.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 5.310,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
111 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 2.707,86
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
107 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Trem Metropolitano
O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.
Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Maquinista de trem metropolitano
O profissional Operador de Trem Metropolitano deve operar teleférico, vistoriar teleférico, demonstrar competências pessoais, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), atuar em falhas de equipamentos, transportar cargas, conduzir trem, bonde e metrô, transportar passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano
Um Maquinista de trem metropolitano deve manobrar para lavagem, solicitar interdição da via, solicitar prefixo do trem, estacionar para limpeza, estacionar em local predeterminado, liberar o freio, demonstrar iniciativa, conduzir veículo para a via principal, acompanhar circuito fechado de televisão, prestar informações ao usuário, preencher livro de bordo, prestar primeiros-socorros, testar sistema de comunicação, demonstrar segurança, acionar buzina, repor equipamento de segurança, efetuar reboque, verificar existência de fita velocimétrica, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), manobrar para manutenção, monitorar equipamentos de bordo, ligar o veículo, verificar livro de bordo, obedecer sinalização de via, treinar funcionários, observar perfil de via, testar sistema de portas, cumprir tempo de parada, conduzir usuário na passagem de emergência, emitir relatório de ocorrência, demonstrar rapidez de raciocínio, conferir a formação da composição, demonstrar autocontrole, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), acatar instruções via rádio, testar sistemas elétrico e pneumático, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, observar condições de via, recolher veículo, aplicar freio de estacionamento e calços, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, preencher relatório de viagem, posicionar vagão para carga e descarga, demonstrar percepção, preencher relatório de quilometragem, cumprir paradas programadas, inspecionar equipamentos de bordo, demonstrar assiduidade, engatar locomotivas e vagões na composição, informar posicionamento, informar nome das estações, demonstrar capacidade de assimilação, vistoriar sistema de comunicação visual, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, cumprir licenciamento via satélite, cumprir horários, usar equipamentos de proteção individual (epi), concentrar-se nas suas atribuições, orientar passageiros sobre regras de segurança, evacuar veículo, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, adequar a condução ao tipo de veículo, comunicar-se com clareza, verificar o comportamento da composição durante a viagem, manter farol aceso, conferir limite de tração, solicitar desenergização da via, desligar o veículo, obedecer sinais de manobra, verificar condições de limpeza, informar ocorrências com o usuário, monitorar embarque e desembarque de passageiros, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, vistoriar freio manual, verificar dispositivos de segurança, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, combater incêndios em casos de emergência, acionar freio de emergência em situação de risco, anunciar mensagens, confirmar destino, comunicar ocorrências externas ao sistema, comunicar entrada na via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, zelar pelos equipamentos de trabalho, uniformizar-se, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, manobrar para testes operacionais, interromper manobra em caso de perda de contato, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar responsabilidade, movimentar o veículo na modalidade automática, manobrar para manutenção de via permanente, operar aparelho de mudança de via (amv), solicitar resgate de passageiros, demonstrar firmeza nas decisões, atentar para passagem de nível e pedestres, informar situação de risco ao longo da via, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, cumprir tempo de percurso, solucionar pequenas falhas, movimentar o veículo na modalidade manual, trabalhar em equipe, aperfeiçoar-se, solicitar manutenção, controlar abertura e fechamento das portas, verificar níveis de combustível e areia, verificar controle de falhas, solicitar equipe de segurança, solicitar reboque, demonstrar acuidade visual, preparar trem para reboque, desengatar locomotivas e vagões da composição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Trem Metropolitano e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Trem Metropolitano em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Trem Metropolitano ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024
O salário de Operador de Trem Metropolitano mostrado aqui é resultado do levantamento de 184 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Trem Metropolitano com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Trem Metropolitano em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 40h | 2.589,70 | 2.690,07 | 3.796,31 | 13,39 | 7.90% |
Ceará | 41h | 1.569,72 | 1.630,56 | 2.301,10 | 7,93 | 5.90% |
Rio de Janeiro | 44h | 2.876,89 | 2.988,39 | 4.217,30 | 13,58 | 8.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Trem Metropolitano. |
Dissídio de Operador de Trem Metropolitano por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 40 | 2.606,83 | 2.707,86 | 3.821,41 | 13,53 | 7.80% |
Fortaleza, CE | 41 | 1.569,72 | 1.630,56 | 2.301,10 | 7,93 | 7.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 2.945,79 | 3.059,97 | 4.318,31 | 13,91 | 5.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Trem Metropolitano. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Trem Metropolitano no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 2.632,27 | 2.734,29 | 3.858,71 | 6.20% | |
Transporte metroviário | 1.933,98 | 2.008,93 | 2.835,06 | 4.90% | |
Comércio atacadista de materiais de construção em geral | 1.444,03 | 1.500,00 | 2.116,85 | 4.30% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.132,84 | 2.215,50 | 3.126,58 | 7.40% | |
Comércio varejista de materiais de construção | 2.252,69 | 2.340,00 | 3.302,28 | 4.20% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.636,57 | 1.700,00 | 2.399,09 | 5.80% | |
Comércio varejista de pedras para revestimento | 2.144,87 | 2.228,00 | 3.144,22 | 4.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |