O dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.257,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

147 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 1.686,57

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

136 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

R$ 3.325,96

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

138 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)

O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.

Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem metropolitano

O profissional Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) deve conduzir trem, bonde e metrô, transportar passageiros, vistoriar teleférico, trabalhar com segurança, atuar em falhas de equipamentos, inspecionar trem, bonde e metrô, transportar cargas, operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco).

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano

Um Maquinista de trem metropolitano deve informar nome das estações, verificar livro de bordo, uniformizar-se, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, orientar passageiros sobre regras de segurança, adequar a condução ao tipo de veículo, demonstrar assiduidade, estacionar em local predeterminado, observar perfil de via, verificar o comportamento da composição durante a viagem, vistoriar sistema de comunicação visual, verificar condições de limpeza, comunicar entrada na via, informar situação de risco ao longo da via, cumprir tempo de parada, demonstrar autocontrole, treinar funcionários, posicionar vagão para carga e descarga, conduzir usuário na passagem de emergência, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, solicitar reboque, solicitar interdição da via, desligar o veículo, atentar para passagem de nível e pedestres, conduzir veículo para a via principal, aplicar freio de estacionamento e calços, preencher relatório de viagem, solicitar resgate de passageiros, trabalhar em equipe, demonstrar acuidade visual, prestar informações ao usuário, demonstrar firmeza nas decisões, operar aparelho de mudança de via (amv), acompanhar circuito fechado de televisão, movimentar o veículo na modalidade manual, repor equipamento de segurança, combater incêndios em casos de emergência, evacuar veículo, comunicar ocorrências externas ao sistema, solicitar manutenção, testar sistema de comunicação, conferir limite de tração, prestar primeiros-socorros, demonstrar percepção, demonstrar segurança, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, manobrar para lavagem, demonstrar capacidade de assimilação, acionar freio de emergência em situação de risco, verificar existência de fita velocimétrica, cumprir paradas programadas, manobrar para manutenção, estacionar para limpeza, usar equipamentos de proteção individual (epi), acionar buzina, solucionar pequenas falhas, testar sistema de portas, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, aperfeiçoar-se, inspecionar equipamentos de bordo, solicitar equipe de segurança, testar sistemas elétrico e pneumático, concentrar-se nas suas atribuições, interromper manobra em caso de perda de contato, movimentar o veículo na modalidade automática, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), cumprir tempo de percurso, verificar níveis de combustível e areia, emitir relatório de ocorrência, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, informar posicionamento, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, conferir a formação da composição, anunciar mensagens, zelar pelos equipamentos de trabalho, preencher livro de bordo, recolher veículo, verificar controle de falhas, desengatar locomotivas e vagões da composição, acatar instruções via rádio, liberar o freio, obedecer sinais de manobra, ligar o veículo, verificar dispositivos de segurança, comunicar-se com clareza, confirmar destino, efetuar reboque, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, solicitar desenergização da via, engatar locomotivas e vagões na composição, demonstrar responsabilidade, manobrar para testes operacionais, obedecer sinalização de via, preencher relatório de quilometragem, informar ocorrências com o usuário, manobrar para manutenção de via permanente, cumprir horários, demonstrar rapidez de raciocínio, preparar trem para reboque, cumprir licenciamento via satélite, controlar abertura e fechamento das portas, observar condições de via, monitorar equipamentos de bordo, demonstrar iniciativa, monitorar embarque e desembarque de passageiros, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), vistoriar freio manual, solicitar prefixo do trem, manter farol aceso, obedecer velocidade máxima autorizada, comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) mostrado aqui é resultado do levantamento de 206 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) CBO 782615 salário