O dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782615 no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 5.310,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
111 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 2.707,86
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
107 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de trem metropolitano conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)
O Maquinista de trem metropolitano prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.
Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Maquinista de trem metropolitano
O profissional Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) deve demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), atuar em falhas de equipamentos, conduzir trem, bonde e metrô, operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, transportar cargas, transportar passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano
Um Maquinista de trem metropolitano deve verificar existência de fita velocimétrica, observar condições de via, efetuar reboque, usar equipamentos de proteção individual (epi), atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar rapidez de raciocínio, aperfeiçoar-se, estacionar em local predeterminado, demonstrar responsabilidade, comunicar entrada na via, prestar informações ao usuário, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, verificar livro de bordo, demonstrar capacidade de assimilação, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, solicitar interdição da via, manter farol aceso, posicionar vagão para carga e descarga, vistoriar sistema de comunicação visual, comunicar-se com clareza, manobrar para lavagem, engatar locomotivas e vagões na composição, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, cumprir paradas programadas, manobrar para manutenção, trabalhar em equipe, obedecer velocidade máxima autorizada, solicitar reboque, demonstrar acuidade visual, orientar passageiros sobre regras de segurança, combater incêndios em casos de emergência, adequar a condução ao tipo de veículo, obedecer sinalização de via, manobrar para testes operacionais, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), testar sistema de portas, demonstrar assiduidade, monitorar equipamentos de bordo, movimentar o veículo na modalidade manual, demonstrar firmeza nas decisões, ligar o veículo, solicitar prefixo do trem, solicitar equipe de segurança, observar perfil de via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, confirmar destino, uniformizar-se, solicitar resgate de passageiros, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, preencher relatório de viagem, liberar o freio, preencher livro de bordo, informar ocorrências com o usuário, demonstrar percepção, solicitar manutenção, desengatar locomotivas e vagões da composição, acatar instruções via rádio, estacionar para limpeza, preparar trem para reboque, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar condições de limpeza, obedecer sinais de manobra, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, inspecionar equipamentos de bordo, prestar primeiros-socorros, evacuar veículo, informar situação de risco ao longo da via, movimentar o veículo na modalidade automática, acionar freio de emergência em situação de risco, verificar o comportamento da composição durante a viagem, treinar funcionários, acionar buzina, conduzir usuário na passagem de emergência, aplicar freio de estacionamento e calços, comunicar ocorrências externas ao sistema, controlar abertura e fechamento das portas, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), conferir limite de tração, preencher relatório de quilometragem, acompanhar circuito fechado de televisão, testar sistemas elétrico e pneumático, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, informar posicionamento, conduzir veículo para a via principal, zelar pelos equipamentos de trabalho, monitorar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar segurança, manobrar para manutenção de via permanente, cumprir licenciamento via satélite, demonstrar iniciativa, recolher veículo, desligar o veículo, concentrar-se nas suas atribuições, conferir a formação da composição, informar nome das estações, vistoriar freio manual, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, verificar dispositivos de segurança, emitir relatório de ocorrência, interromper manobra em caso de perda de contato, repor equipamento de segurança, testar sistema de comunicação, cumprir tempo de parada, verificar níveis de combustível e areia, demonstrar autocontrole, cumprir tempo de percurso, solicitar desenergização da via, operar aparelho de mudança de via (amv), anunciar mensagens, solucionar pequenas falhas, cumprir horários, verificar controle de falhas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 4.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024
O salário de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) mostrado aqui é resultado do levantamento de 184 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 40h | 2.589,70 | 2.690,07 | 3.796,31 | 13,39 | 5.40% |
Ceará | 41h | 1.569,72 | 1.630,56 | 2.301,10 | 7,93 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 44h | 2.876,89 | 2.988,39 | 4.217,30 | 13,58 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano). |
Dissídio de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 40 | 2.606,83 | 2.707,86 | 3.821,41 | 13,53 | 7.20% |
Fortaleza, CE | 41 | 1.569,72 | 1.630,56 | 2.301,10 | 7,93 | 8.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 2.945,79 | 3.059,97 | 4.318,31 | 13,91 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 2.632,27 | 2.734,29 | 3.858,71 | 7.70% | |
Transporte metroviário | 1.933,98 | 2.008,93 | 2.835,06 | 5.70% | |
Comércio atacadista de materiais de construção em geral | 1.444,03 | 1.500,00 | 2.116,85 | 7.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.132,84 | 2.215,50 | 3.126,58 | 6.20% | |
Comércio varejista de materiais de construção | 2.252,69 | 2.340,00 | 3.302,28 | 4.90% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.636,57 | 1.700,00 | 2.399,09 | 7.10% | |
Comércio varejista de pedras para revestimento | 2.144,87 | 2.228,00 | 3.144,22 | 8.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |