O dissídio de Maquinista de Locomotiva 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Locomotiva.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 4.224,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
366 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 3.901,38
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
261 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Maquinista de Locomotiva
O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.
Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem.
Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.
Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.
Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.
Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Maquinista de trem
O profissional Maquinista de Locomotiva deve trabalhar com segurança, conduzir trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, transportar passageiros, transportar cargas, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), demonstrar competências pessoais, atuar em falhas de equipamentos, inspecionar trem, bonde e metrô.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Maquinista de trem
Um Maquinista de trem deve demonstrar capacidade de assimilação, cumprir tempo de parada, conferir documentação da carga, demonstrar percepção, verificar controle de falhas, verificar existência de fita velocimétrica, verificar níveis de combustível e areia, vistoriar dispositivos de segurança, conduzir trem em licenciamento emergencial, solicitar reboque, demonstrar responsabilidade, manobrar para pesagem de vagões, prestar informações ao usuário, comunicar impedimentos de circulação do veículo, obedecer sinais de manobra, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), cumprir tempo de percurso, anunciar energização do veículo, combater incêndios em casos de emergência, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), uniformizar-se, informar ocorrências com o usuário, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, informar situação de risco ao longo da via, trabalhar em equipe, observar perfil de via, solicitar desenergização da via, solicitar prefixo do trem, emitir relatório de ocorrência, demonstrar assiduidade, estacionar para limpeza, atentar para passagem de nível e pedestres, verificar vazamentos de carga, movimentar o veículo na modalidade manual, solicitar manutenção, manobrar para lavagem, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, treinar funcionários, separar vagões por destino, manobrar guindaste para prestar socorro, cumprir horários, solicitar equipe de segurança, prestar primeiros-socorros, testar sistema de comunicação, verificar dispositivos de segurança, comunicar entrada na via, demonstrar rapidez de raciocínio, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), retirar equipamento detector de trem completo (dtc), demonstrar acuidade visual, monitorar equipamentos de bordo, manter farol aceso, acionar buzina, anunciar mensagens, vistoriar freio manual, desligar o veículo, demonstrar firmeza nas decisões, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, verificar ficha e documentação do trem, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, conferir a formação da composição, detectar falhas de equipamentos, interromper manobra em caso de perda de contato, inspecionar equipamentos de bordo, repor equipamento de segurança, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, adequar a condução ao tipo de veículo, informar nome das estações, acatar sinalização do painel de bordo, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, conferir número, quantidade e peso dos vagões, preencher livro de bordo, operar aparelho de mudança de via (amv), cumprir paradas programadas, observar condições de via, preparar trem para reboque, verificar livro de bordo, demonstrar segurança, conduzir veículo para a via principal, solucionar pequenas falhas, solicitar licenciamento para partida, recolher veículo, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), testar sistemas elétrico e pneumático, comunicar ocorrências externas ao sistema, manobrar para testes operacionais, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, demonstrar iniciativa, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), evacuar veículo, conferir acondicionamento da carga, verificar o comportamento da composição durante a viagem, efetuar reboque, manobrar para manutenção de via permanente, acionar freio de emergência em situação de risco, engatar locomotivas e vagões na composição, aperfeiçoar-se, demonstrar autocontrole, conferir limite de tração, acatar instruções via rádio, aplicar freio de estacionamento e calços, ligar o veículo, solicitar resgate de passageiros, usar equipamentos de proteção individual (epi), instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, comunicar-se com clareza, informar posicionamento, preencher relatório de viagem, concentrar-se nas suas atribuições, obedecer velocidade máxima autorizada, desengatar locomotivas e vagões da composição, zelar pelos equipamentos de trabalho, estacionar em local predeterminado, monitorar embarque e desembarque de passageiros, remover vagões avariados, cumprir licenciamento via satélite, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), liberar o freio, verificar condições de limpeza, manobrar para manutenção, obedecer sinalização de via, solicitar interdição da via, confirmar destino, posicionar vagão para carga e descarga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Maquinista de Locomotiva ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Locomotiva e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 6.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Locomotiva em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Maquinista de Locomotiva ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024
O salário de Maquinista de Locomotiva mostrado aqui é resultado do levantamento de 826 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Locomotiva com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Maquinista de Locomotiva em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 2.096,60 | 2.177,86 | 3.073,46 | 10,28 | 5.70% |
Minas Gerais | 40h | 2.354,81 | 2.446,08 | 3.451,97 | 12,35 | 6.20% |
Espírito Santo | 39h | 2.623,71 | 2.725,39 | 3.846,16 | 13,87 | 6.80% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.318,33 | 2.408,18 | 3.398,50 | 10,95 | 5.10% |
Maranhão | 40h | 2.634,35 | 2.736,45 | 3.861,76 | 13,74 | 7.60% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.644,16 | 3.785,39 | 5.342,06 | 18,21 | 8.30% |
Paraná | 44h | 2.193,03 | 2.278,02 | 3.214,81 | 10,35 | 7.70% |
Mato Grosso | 44h | 2.046,04 | 2.125,33 | 2.999,33 | 9,66 | 7.70% |
Goiás | 41h | 2.080,37 | 2.161,00 | 3.049,67 | 10,59 | 8.20% |
Bahia | 32h | 2.432,79 | 2.527,08 | 3.566,29 | 16,03 | 6.60% |
Pará | 42h | 3.376,77 | 3.507,64 | 4.950,09 | 16,63 | 4.10% |
Ceará | 44h | 1.916,70 | 1.990,99 | 2.809,74 | 9,05 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Maquinista de Locomotiva. |
Dissídio de Maquinista de Locomotiva por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.062,19 | 2.142,11 | 3.023,01 | 9,75 | 7.80% |
Paulínia, SP | 37 | 2.176,19 | 2.260,54 | 3.190,14 | 12,26 | 5.00% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 2.267,62 | 2.355,51 | 3.324,17 | 13,12 | 6.80% |
Vitoria, ES | 39 | 2.612,95 | 2.714,22 | 3.830,39 | 13,90 | 8.30% |
São Luís, MA | 40 | 2.634,35 | 2.736,45 | 3.861,76 | 13,74 | 7.60% |
Juiz de Fora, MG | 44 | 2.367,32 | 2.459,07 | 3.470,31 | 11,18 | 6.00% |
Canoas, RS | 44 | 2.240,17 | 2.326,99 | 3.283,92 | 10,58 | 6.90% |
Curitiba, PR | 44 | 2.193,03 | 2.278,02 | 3.214,81 | 10,35 | 6.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.755,82 | 3.901,38 | 5.505,75 | 18,58 | 6.00% |
Serra, ES | 41 | 2.560,45 | 2.659,68 | 3.753,43 | 13,06 | 6.90% |
Araraquara, SP | 44 | 1.982,93 | 2.059,78 | 2.906,82 | 9,36 | 6.50% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.046,04 | 2.125,33 | 2.999,33 | 9,66 | 4.70% |
Ipatinga, MG | 43 | 2.465,16 | 2.560,70 | 3.613,74 | 12,04 | 7.10% |
Anápolis, GO | 44 | 1.988,22 | 2.065,27 | 2.914,57 | 9,39 | 6.30% |
Alagoinhas, BA | 32 | 2.505,78 | 2.602,90 | 3.673,29 | 16,27 | 5.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Maquinista de Locomotiva. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Maquinista de Locomotiva no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Transporte ferroviário de carga | 2.226,46 | 2.312,75 | 3.263,82 | 6.90% | |
Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não | 2.533,08 | 2.631,26 | 3.713,31 | 8.00% | |
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 4.680,39 | 4.861,79 | 6.861,10 | 6.60% | |
Construção de edifícios | 2.881,52 | 2.993,20 | 4.224,09 | 6.20% | |
Manutenção e reparação de veículos ferroviários | 1.979,15 | 2.055,86 | 2.901,29 | 5.30% | |
Parques de diversão e parques temáticos | 1.925,38 | 2.000,00 | 2.822,46 | 5.00% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 1.973,51 | 2.050,00 | 2.893,02 | 6.30% | |
Extração de minério de alumínio | 2.124,92 | 2.207,28 | 3.114,98 | 4.40% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.310,45 | 2.400,00 | 3.386,95 | 5.10% | |
Agências de viagens | 3.494,00 | 3.629,42 | 5.121,95 | 8.10% | |
Produção de laminados planos de aços especiais | 2.569,74 | 2.669,33 | 3.767,04 | 4.20% | |
Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio | 2.595,09 | 2.695,67 | 3.804,21 | 6.90% | |
Serviços de engenharia | 3.766,68 | 3.912,67 | 5.521,67 | 7.90% | |
Transporte metroviário | 2.189,48 | 2.274,33 | 3.209,61 | 4.60% | |
Produção de semi-acabados de aço | 1.848,95 | 1.920,61 | 2.710,43 | 6.50% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.538,13 | 2.636,50 | 3.720,71 | 6.00% | |
Criação de bovinos para corte | 3.476,59 | 3.611,34 | 5.096,42 | 5.00% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.416,35 | 2.510,00 | 3.542,19 | 5.60% | |
Operações de terminais | 3.654,37 | 3.796,00 | 5.357,03 | 4.40% | |
Fabricação de outros produtos de metal | 2.034,16 | 2.113,00 | 2.981,93 | 4.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |