O dissídio de Turismólogo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Turismólogo.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.548,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

106 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.711,17

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

47 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Turismólogo

O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do Turismólogo

O profissional Turismólogo deve coordenar equipes, comunicar-se, analisar mercado, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, garantir qualidade de produtos e serviços, produzir resultados, traçar plano operacional, executar planos de negócios, definir planos, políticas e diretrizes.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Turismólogo

Um Turismólogo deve gerir recursos materiais e financeiros, analisar oferta e demanda turística, gerir informação turística, escolher produtos para promoção, planejar eventos, monitorar indicadores de desempenho, organizar eventos, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, receber visitantes, realizar visitas de inspeção, elaborar plano de marketing turístico, avaliar desempenho de equipes, gerir custos, selecionar equipes, demonstrar visão de mercado, demonstrar confiabilidade, definir políticas de segurança, assessorar a realização de eventos, corrigir desvios, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, monitorar projetos, pesquisar fornecedores, emitir declaração de interesse e relevância turística, acompanhar desenvolvimento das viagens, decidir políticas de comissionamento, fomentar o envolvimento da sociedade, elaborar planos de turismo, comparar condições da concorrência, representar empresa em eventos, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, realizar diagnósticos turísticos, acompanhar concorrência, monitorar eventos, avaliar relatórios, programar eventos, inventariar oferta turística, escolher formas de divulgação, escolher produtos para veiculação, gerir reuniões participativas, demonstrar objetividade, definir estratégias de vendas, demonstrar agilidade, adequar estratégias e planos, calcular retorno de investimento, avaliar desempenho dos parceiros, captar eventos, firmar contratos de compras, participar de feiras nacionais e internacionais, demonstrar poder de convencimento, prestar consultoria e auditoria, definir estratégias de marketing, contatar fornecedores, estabelecer formas de pagamento, prestar contas a superiores, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, conceder entrevistas, programar promoções, avaliar vendas, demonstrar liderança, zelar pelo funcionamento da organização, articular com os atores sociais envolvidos, identificar os atores sociais envolvidos, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, visualizar futuro, monitorar metas, definir objetivos, detectar tendências de mercado, identificar nichos de mercado, definir indicadores de desempenho, analisar legislação pertinente, aprovar campanhas de marketing, capacitar equipes, demonstrar dinamismo, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, cobrar padronização de produtos e serviços, estabelecer relações institucionais, demonstrar criatividade, demonstrar fluência em outro idioma, informar-se da situação da organização, elaborar planos de lazer e entretenimento, avaliar margem de lucros, analisar pesquisa de satisfação do cliente, participar de processo de licenciamento ambiental, coordenar cerimonial, captar recursos, patrocínios e apoio, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, trabalhar em equipe, identificar público alvo, elaborar cronogramas de viagens, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, participar da elaboração de planos de manejo, elaborar planos de desenvolvimento local, elaborar plano de negócios, atender a franqueados e parceiros, implementar parcerias, estabelecer preços de produtos e serviços, implementar projetos, elaborar programas turísticos, emitir pareceres e laudos técnicos, controlar divulgação de produtos, demonstrar flexibilidade, firmar contratos de seguros, supervisionar contratos de serviços turísticos, demonstrar proatividade, definir prioridades, fixar metas, analisar pontos turísticos, definir tipos e quantidade de auditorias, elaborar orçamentos, definir políticas de qualidade, zelar pela imagem da organização, coordenar elaboração de planos de uso público, visitar parceiros, coordenar programas de sensibilização em comunidades, avaliar comportamento dos resultados, aprovar orçamentos, estabelecer parcerias, planejar roteiros turísticos, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, avaliar impactos socioambientais e econômicos, tomar decisões, orientar equipes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Turismólogo ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Turismólogo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 4.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Turismólogo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Turismólogo ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2024

O salário de Turismólogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 259 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Turismólogo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Turismólogo CBO 122520 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Turismólogo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Turismólogo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.106,98 3.227,40 4.554,60 15,01 6.40%
Bahia 42h 1.774,48 1.843,25 2.601,25 8,77 5.30%
Minas Gerais 41h 2.669,24 2.772,69 3.912,91 13,64 5.90%
Santa Catarina 43h 2.335,97 2.426,50 3.424,35 11,22 4.80%
Paraná 44h 2.488,80 2.585,25 3.648,39 11,83 5.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Turismólogo.

Dissídio de Turismólogo por cidade

Quanto ganha um Turismólogo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Turismólogo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 3.572,70 3.711,17 5.237,32 16,93 6.70%
São Caetano do Sul, SP 42 3.065,08 3.183,87 4.493,17 15,16 5.50%
Belo Horizonte, MG 41 2.647,36 2.749,97 3.880,83 13,56 6.80%
Mata de São Joao, BA 40 2.144,58 2.227,70 3.143,80 11,14 7.70%
Ilhéus, BA 44 1.321,05 1.372,25 1.936,56 6,24 7.60%
Ponta Grossa, PR 44 1.662,48 1.726,92 2.437,08 7,85 4.60%
Itu, SP 44 1.830,11 1.901,04 2.682,81 8,64 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Turismólogo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Turismólogo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de viagens 2.976,50 3.091,86 4.363,33 7.70%
Hotéis 2.551,06 2.649,93 3.739,66 7.90%
Operadores turísticos 1.705,84 1.771,96 2.500,64 7.90%
Locação de mão-de-obra temporária 2.156,30 2.239,87 3.160,97 4.40%
Serviços de reservas e outros serviços de turismo 2.291,66 2.380,48 3.359,40 4.70%
Atividades de teleatendimento 2.452,44 2.547,49 3.595,10 4.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.979,64 2.056,36 2.902,00 6.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.588,69 3.727,78 5.260,75 4.80%
Administração pública em geral 2.933,31 3.047,00 4.300,02 6.40%
Serviços de assistência social sem alojamento 4.908,19 5.098,42 7.195,05 8.30%
Educação profissional de nível técnico 2.021,65 2.100,00 2.963,58 6.90%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 1.270,75 1.320,00 1.862,82 8.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.626,27 5.844,33 8.247,69 5.20%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.531,87 2.630,00 3.711,53 4.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.839,93 2.950,00 4.163,13 4.60%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.732,84 1.800,00 2.540,21 5.40%
Produção de laminados longos de aço, exceto tubos 6.931,36 7.200,00 10.160,86 7.70%
Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho 2.406,72 2.500,00 3.528,08 6.60%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 6.995,86 7.267,00 10.255,41 7.10%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.332,10 4.500,00 6.350,54 4.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.