O dissídio de Teleoperador de Marketing (híbrido) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422310 no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 1.699,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

111.169 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Sumaré - SP

R$ 2.228,34

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

63.139 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.

Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.

Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Teleoperador de Marketing (híbrido)

O Operador de telemarketing ativo e receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.

Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.

Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Operador de telemarketing ativo e receptivo

O profissional Teleoperador de Marketing (híbrido) deve demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, cadastrar clientes, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, prestar serviços técnicos e especializados, oferecer serviços e produtos via teleatendimento.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo deve fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), efetivar a venda, ouvir mensagem do cliente, negociar valor de débitos, informar relação custo-benefício, autocontrolar-se, identificar problemas, demonstrar capacidade de compreensão escrita, avaliar perfil de consumo, aplicar questionário, identificar necessidades do interlocutor, negociar valores, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), oferecer alternativas de produtos e serviços, finalizar pendências de serviços, oferecer soluções, definir formas de pagamento, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar clareza de dicção, argumentar com o cliente, agendar retorno (follow-up), registrar respostas em papel, finalizar pendência técnica, confirmar dados cadastrais, oferecer vantagens, seguir o código de ética, negociar descontos, registrar respostas em formulário eletrônico, providenciar retirada de restrições ao crédito, oferecer formas e condições de pagamento, analisar reclamações com maior flexibilidade, depurar informações, consultar supervisor, finalizar contato, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), demonstrar poder de persuasão, demonstrar o cliente a sua importância, enviar mensagens pós-atendimento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, demonstrar objetividade, trabalhar a qualidade vocal, calcular encargos do débito, demonstrar capacidade de expressão oral, informar prazo de entrega, demonstrar aptidão à microinformática, identificar-se ao cliente, esclarecer dúvidas, demonstrar empatia, consultar área técnica, negociar datas de pagamento, descrever o produto, fornecer informações, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, abordar o cliente, solicitar informações ao cliente, evidenciar vantagens do produto ou serviço, consultar manuais, demonstrar agilidade de digitação, administrar conflitos, orientar usuário de telefonia, orientar o usuário, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), consultar histórico, realizar triagem de atendimento, acionar serviços emergenciais, comunicar débitos, atualizar listas, solicitar providências técnicas junto à área competente, demonstrar paciência, atualizar cadastro por telefone, apresentar produtos e serviços, trabalhar em equipe, informar sanções contratuais, pesquisar perfil do entrevistado, reverter a insatisfação do cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, informar restrições ao crédito, demonstrar agilidade no atendimento, confirmar dados, tomar decisões, direcionar atendimento, registrar informações com precisão, oferecer benefícios variados, identificar clientes potenciais, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, demonstrar capacidade de expressão escrita.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Marketing (híbrido) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Teleoperador de Marketing (híbrido) mostrado aqui é resultado do levantamento de 248766 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Marketing (híbrido) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Teleoperador de Marketing (híbrido) CBO 422310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Teleoperador de Marketing (híbrido) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Teleoperador de Marketing (híbrido) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.512,30 1.570,91 2.216,92 8,56 7.50%
Minas Gerais 37h 1.384,99 1.438,66 2.030,28 7,88 5.70%
Paraná 36h 1.388,24 1.442,04 2.035,05 7,95 8.00%
Santa Catarina 36h 1.490,57 1.548,34 2.185,06 8,49 5.30%
Rio de Janeiro 37h 1.527,46 1.586,66 2.239,14 8,58 7.40%
Rio Grande do Norte 37h 1.470,59 1.527,58 2.155,77 8,35 5.20%
Paraíba 36h 1.396,55 1.450,68 2.047,24 7,99 5.90%
Bahia 37h 1.416,30 1.471,19 2.076,19 8,06 7.70%
Alagoas 37h 1.374,06 1.427,32 2.014,27 7,81 5.60%
Piauí 36h 1.378,20 1.431,62 2.020,34 7,88 5.10%
Espírito Santo 37h 1.410,22 1.464,87 2.067,27 8,02 7.80%
Ceará 37h 1.385,83 1.439,54 2.031,53 7,82 7.60%
Sergipe 38h 1.364,44 1.417,32 2.000,17 7,55 4.60%
Goiás 37h 1.408,71 1.463,31 2.065,07 7,88 6.50%
Pernambuco 36h 1.397,03 1.451,18 2.047,94 8,00 6.80%
Maranhão 36h 1.368,74 1.421,79 2.006,47 7,81 4.10%
Distrito Federal 37h 1.527,06 1.586,24 2.238,55 8,63 4.20%
Rio Grande do Sul 38h 1.636,20 1.699,62 2.398,55 9,00 6.90%
Mato Grosso do Sul 37h 1.393,36 1.447,37 2.042,57 7,91 5.70%
Acre 36h 1.360,82 1.413,56 1.994,86 7,79 6.60%
Mato Grosso 40h 1.471,14 1.528,15 2.156,58 7,56 7.60%
Amazonas 38h 1.442,60 1.498,51 2.114,74 7,84 6.90%
Pará 40h 1.448,07 1.504,19 2.122,76 7,58 7.40%
Rondônia 41h 1.559,14 1.619,57 2.285,58 7,94 5.20%
Roraima 41h 1.398,85 1.453,06 2.050,60 7,03 7.20%
Tocantins 43h 1.540,31 1.600,01 2.257,98 7,45 7.00%
Amapá 43h 1.395,64 1.449,73 2.045,90 6,78 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Teleoperador de Marketing (híbrido).

Dissídio de Teleoperador de Marketing (híbrido) por cidade

Quanto ganha um Teleoperador de Marketing (híbrido) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Teleoperador de Marketing (híbrido) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 37 1.555,06 1.615,33 2.279,60 8,79 7.20%
Curitiba, PR 36 1.379,06 1.432,51 2.021,59 7,91 8.20%
Montes Claros, MG 36 1.360,20 1.412,91 1.993,95 7,80 5.50%
Belo Horizonte, MG 37 1.404,98 1.459,43 2.059,59 7,94 5.40%
Barueri, SP 37 1.503,43 1.561,70 2.203,91 8,40 5.80%
Uberlândia, MG 36 1.382,21 1.435,78 2.026,21 8,00 6.70%
Rio de Janeiro, RJ 37 1.535,79 1.595,31 2.251,35 8,70 5.70%
Florianópolis, SC 36 1.410,77 1.465,44 2.068,08 8,13 5.00%
Teresina, PI 36 1.361,06 1.413,81 1.995,21 7,78 4.20%
Salvador, BA 36 1.428,88 1.484,26 2.094,63 8,16 7.60%
João Pessoa, PB 36 1.388,13 1.441,93 2.034,89 7,99 4.40%
São Caetano do Sul, SP 38 1.495,78 1.553,75 2.192,70 8,11 5.60%
Vitoria, ES 36 1.400,08 1.454,34 2.052,41 8,06 7.40%
Campinas, SP 36 1.469,71 1.526,68 2.154,49 8,46 7.00%
Osasco, SP 36 1.421,67 1.476,77 2.084,07 8,18 4.50%
Maceió, AL 37 1.382,83 1.436,42 2.027,12 7,83 4.40%
Nossa Senhora do Socorro, SE 38 1.359,51 1.412,20 1.992,93 7,47 8.20%
Goiânia, GO 37 1.404,00 1.458,41 2.058,16 7,93 4.70%
Mogi das Cruzes, SP 37 1.368,28 1.421,31 2.005,79 7,73 6.60%
Bauru, SP 34 1.416,73 1.471,63 2.076,81 8,55 7.30%
Parnamirim, RN 37 1.616,25 1.678,89 2.369,30 9,06 4.50%
Franca, SP 36 1.469,64 1.526,60 2.154,38 8,43 4.30%
São Bernardo do Campo, SP 37 1.425,59 1.480,84 2.089,81 8,11 7.30%
Juiz de Fora, MG 37 1.368,57 1.421,62 2.006,23 7,78 8.00%
Marilia, SP 35 1.408,76 1.463,36 2.065,14 8,35 6.80%
Mossoró, RN 36 1.360,98 1.413,73 1.995,10 7,83 8.20%
Campina Grande, PB 37 1.411,17 1.465,87 2.068,68 8,00 4.20%
Fortaleza, CE 36 1.390,43 1.444,32 2.038,27 7,92 5.30%
São José dos Campos, SP 36 1.430,62 1.486,07 2.097,18 8,17 4.10%
São Luís, MA 36 1.364,75 1.417,64 2.000,62 7,84 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Teleoperador de Marketing (híbrido). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Teleoperador de Marketing (híbrido) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.427,60 1.482,93 2.092,75 7.90%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.391,41 1.445,34 2.039,71 7.90%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.371,68 1.424,84 2.010,78 7.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.706,72 1.772,86 2.501,92 5.70%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.477,21 1.534,47 2.165,49 6.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.489,85 1.547,59 2.184,00 7.70%
Serviços advocatícios 1.394,11 1.448,14 2.043,67 8.10%
Planos de saúde 1.791,28 1.860,71 2.625,89 7.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 1.484,71 1.542,25 2.176,47 7.20%
Administração de cartões de crédito 1.395,79 1.449,89 2.046,12 6.10%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.493,31 1.551,18 2.189,08 8.30%
Promoção de vendas 1.484,86 1.542,41 2.176,69 6.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 1.541,84 1.601,60 2.260,22 7.90%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.691,90 1.757,48 2.480,20 4.20%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.439,06 1.494,84 2.109,56 5.00%
Correspondentes de instituições financeiras 1.603,05 1.665,17 2.349,94 8.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.438,89 1.494,66 2.109,31 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 1.960,47 2.036,45 2.873,90 7.60%
Consultoria em tecnologia da informação 1.418,44 1.473,42 2.079,33 4.30%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.532,79 1.592,20 2.246,96 6.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.