O dissídio de Tecnólogo em Secretariado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Tecnólogo em Secretariado.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.411,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.882 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.711,41

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

5.100 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo

R$ 48.244,32

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

4.439 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Tecnólogo em Secretariado

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Tecnólogo em Secretariado deve arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, supervisionar equipes de trabalho, atender pessoas (cliente externo e interno), demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo(s) / Área(s), gerir suprimentos, elaborar documentos, gerenciar informações.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve demonstrar espírito de liderança, ordenar documentos, atender ligações telefônicas, trabalhar sob pressão, tomar ditados, enviar correspondência, datilografar documentos, demonstrar iniciativa, demonstrar dinamismo, contornar situações adversas, monitorar horários de entrada e saída, priorizar compromissos e ligações telefônicas, anotar informações, monitorar o trabalho da equipe, cobrar relatórios, acompanhar processos, transmitir fax, contratar serviços de terceiros, solicitar verbas, triar correspondência, dar suporte durante o evento, elaborar convites e convocações, elaborar lista de presença, demonstrar senso de organização, identificar a natureza do documento, confeccionar clippings, registrar correspondência, divulgar informações, formatar documentos, elaborar planilhas e gráficos, reproduzir documentos, elaborar base de dados, acompanhar contratos e garantias, estabelecer atribuições da equipe, arquivar correspondência, secretariar reuniões, consultar profissionais de outras áreas, levantar necessidades de material, pesquisar local, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, formular pedidos de compra, transmitir recados, selecionar pessoal, trabalhar em equipe, manter atualizado o banco de dados, enviar convite ou convocação, programar as atividades da equipe, demonstrar paciência, atualizar arquivos, administrar agenda do(s) executivo(s), determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), encaminhar pessoas, encaminhar certificados, adaptar-se a mudanças, elaborar atas, marcar compromissos, administrar conflitos, cotar preços, anotar recados, preparar apresentações, requisitar material, confirmar presença, assinar documentação escolar, adaptar espaço para armazenagem, escolher cardápio, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, capacitar equipe, demonstrar proatividade, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), encaminhar documentos, colher assinatura, demonstrar sensibilidade, elaborar relatórios, fazer checklist, fazer ligações telefônicas, recepcionar pessoas, conferir material, transcrever textos, redigir documentos, receber correspondência, pesquisar informações e dados, administrar arquivos, demonstrar discrição, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, preparar sala/local, reservar sala/local, cancelar compromissos, dar suporte em reuniões, filtrar ligações telefônicas, controlar cronogramas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, elaborar ficha de avaliação, encaminhar ligações telefônicas, estabelecer cronograma de atividades, atender pedidos e solicitações, controlar malote, avaliar a equipe, definir horários, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, comprar material, equipamento e mobiliário, fornecer informações, controlar prazos, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar prestação de contas, administrar estresse, classificar documentos, cobrar ações, contratar expositores e palestrantes, cobrar respostas, demonstrar capacidade de retórica, digitar documentos, identificar o assunto, direcionar informações, administrar pendências, despachar com o(s) executivo(s), protocolar correspondência, cadastrar documentos, ler documentos, orientar pessoas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Tecnólogo em Secretariado ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Secretariado e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Secretariado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tecnólogo em Secretariado ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Tecnólogo em Secretariado mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Secretariado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Tecnólogo em Secretariado CBO 252305 salário