O dissídio de Tecnólogo em Secretariado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Tecnólogo em Secretariado.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.411,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.882 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.711,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 48.244,32
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
4.439 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Tecnólogo em Secretariado
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Tecnólogo em Secretariado deve gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, demonstrar competências pessoais, assessorar executivo(s) / Área(s), gerir suprimentos, atender pessoas (cliente externo e interno), supervisionar equipes de trabalho, elaborar documentos, controlar correspondência física e eletrônica, organizar eventos e viagens.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve formatar documentos, protocolar correspondência, administrar agenda do(s) executivo(s), demonstrar discrição, secretariar reuniões, encaminhar ligações telefônicas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, demonstrar espírito de liderança, adaptar-se a mudanças, preparar apresentações, cobrar relatórios, orientar pessoas, manter atualizado o banco de dados, monitorar horários de entrada e saída, identificar o assunto, estabelecer cronograma de atividades, arquivar correspondência, levantar necessidades de material, adaptar espaço para armazenagem, datilografar documentos, definir horários, fazer checklist, confirmar presença, estabelecer atribuições da equipe, monitorar o trabalho da equipe, demonstrar iniciativa, cobrar respostas, demonstrar capacidade de comunicação, transmitir fax, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), escolher cardápio, recepcionar pessoas, redigir documentos, elaborar lista de presença, fazer ligações telefônicas, acompanhar processos, requisitar material, administrar estresse, conferir material, atender ligações telefônicas, filtrar ligações telefônicas, comprar material, equipamento e mobiliário, marcar compromissos, identificar a natureza do documento, colher assinatura, demonstrar dinamismo, atender pedidos e solicitações, digitar documentos, cancelar compromissos, cobrar ações, anotar recados, priorizar compromissos e ligações telefônicas, contornar situações adversas, elaborar atas, programar as atividades da equipe, ordenar documentos, elaborar prestação de contas, registrar correspondência, transmitir recados, elaborar base de dados, consultar profissionais de outras áreas, administrar pendências, ler documentos, elaborar planilhas e gráficos, triar correspondência, contratar serviços de terceiros, reproduzir documentos, dar suporte durante o evento, cotar preços, preparar sala/local, anotar informações, demonstrar capacidade de retórica, direcionar informações, confeccionar clippings, atualizar arquivos, demonstrar sensibilidade, controlar cronogramas, dar suporte em reuniões, demonstrar paciência, controlar malote, trabalhar sob pressão, enviar convite ou convocação, elaborar relatórios, encaminhar pessoas, encaminhar certificados, selecionar pessoal, administrar conflitos, elaborar ficha de avaliação, controlar prazos, receber correspondência, demonstrar proatividade, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), acompanhar contratos e garantias, formular pedidos de compra, cadastrar documentos, despachar com o(s) executivo(s), reservar sala/local, assinar documentação escolar, encaminhar documentos, contratar expositores e palestrantes, enviar correspondência, fornecer informações, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, capacitar equipe, solicitar verbas, divulgar informações, avaliar a equipe, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, classificar documentos, tomar ditados, trabalhar em equipe, demonstrar senso de organização, pesquisar informações e dados, administrar arquivos, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, pesquisar local, elaborar convites e convocações, transcrever textos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Tecnólogo em Secretariado ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Secretariado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Secretariado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tecnólogo em Secretariado ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Tecnólogo em Secretariado mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Secretariado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: