O dissídio de Supervisor de Telefonistas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420130 no cargo de Supervisor de Telefonistas.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.159,58
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
86 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Caruaru - PE
R$ 1.621,18
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
70 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 3.538,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
133 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de telefonistas supervisiona a execução de serviços de atendimento telefônico, planejando o trabalho de telefonistas, controlando a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, avaliando a qualidade dos serviços prestados Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Telefonistas
O Supervisor de telefonistas planeja o trabalho de telefonistas, definindo rotinas, propondo ações de melhoria em processos e estabelecendo regras para atendimento e para fornecimento de informações Dimensiona a equipe e distribui a carga de trabalho.
Providencia materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas, capacitando e orientando a equipe Controla a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, orientando equipe quanto aos procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho, monitorando atendimento telefônico e administrando conflitos.
Propõe alternativas contingenciais para resolução de problemas Administra banco de dados e listagens, sistematizando informações sobre ligações realizadas.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de telefonistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos e analisando resultados da equipe em centrais telefônicas Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos.
Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de telefonistas
O profissional Supervisor de Telefonistas deve qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de telefonistas
Um Supervisor de telefonistas deve agir com ética e atitude profissional, expressar-se com fluência verbal, criar relacionamento interpessoal, administrar banco de dados e listagens, manter-se atualizado, propor reciclagem de funcionários, identificar prioridades, controlar as emoções, elaborar programação de férias, identificar falhas do processo de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, atuar com dinamismo, definir perfil para cargos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, propor promoções de funcionários, agir com flexibilidade, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, selecionar pessoal, reconhecer diferenças pessoais, treinar novos funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, controlar ligações telefônicas, definir rotinas de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, promover reuniões, monitorar atendimento telefônico, tabular dados, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, definir recursos de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, avaliar desempenho dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, esclarecer dúvidas dos funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, agir com empatia, verificar consistência de dados coletados, analisar relatórios, liderar equipe, verificar necessidades de novos equipamentos, agir com desenvoltura, prestar informações ao público e informantes, dimensionar equipe de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, emitir relatórios de controle e desempenho, rever rotinas de trabalho, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, propor penalidades aos funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, relatar falhas do processo de trabalho, demonstrar atitude proativa, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, agir com criatividade, aplicar penalidades aos funcionários, propor desligamentos de funcionários, elaborar escalas de trabalho, promover atendimento personalizado ao cliente, orientar trabalho dos empregados, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, propor admissões de funcionários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Telefonistas ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Telefonistas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Telefonistas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Telefonistas ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Telefonistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 419 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Telefonistas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Chefe de Cobrança
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Coordenador de Recepção
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)
- Chefe de Recepção
- Encarregado de Telefonistas
- Encarregado de Cobrança
- Coordenador de Cobrança