O dissídio de Supervisor de Recepção de Hotel 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510120 no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel.

Estado com maior salário médio

Acre

R$ 3.500,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

356 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.950,45

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

103 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Chefe de portaria de hotel supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Recepção de Hotel

O Chefe de portaria de hotel planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.

Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.

Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário.

Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos.

Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços.

Monitora a realização dos serviços de dedetização Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.

Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros.

Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe Intermedeia informações entre equipe e superiores.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.

Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

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Funções do Chefe de portaria de hotel

O profissional Supervisor de Recepção de Hotel deve coordenar equipe de trabalho, avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, demonstrar competências pessoais, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar execução de serviços, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel deve avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, solicitar autoavaliação dos funcionários, avaliar funcionários para promoções, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, descrever procedimentos de execução dos serviços, verificar funcionamento de equipamentos, propor treinamento externo para funcionários, demonstrar atitudes inovadoras, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, tratar clientes e subordinados com cortesia, sugerir atualização de equipamentos, atribuir tarefas aos funcionários, providenciar reparos de equipamentos e instalações, definir funções da equipe de trabalho, recepcionar clientes, examinar produtos, segundo validade de utilização, demonstrar agilidade, simular atividades para aprendizagem, distribuir funcionários em setores, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, registrar ocorrências nos setores, atender reclamações, intermediar informações entre equipe e superiores, verificar estado das instalações, providenciar atividades de capacitação, supervisionar horários de portaria, coletar dados sobre venda de bilhetes, controlar recebimento de mercadorias e valores, adequar equipe a situações atípicas, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, acomodar clientes, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, elaborar cronogramas de execução de tarefas, participar de programas de treinamento, supervisionar acesso às bilheterias, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, estabelecer rotinas de passagem de turnos, manter bons hábitos de higiene, manter-se atualizado, delegar responsabilidade aos funcionários, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, demonstrar senso de organização, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, examinar padrão de arrumação dos quartos, dimensionar equipe de trabalho, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, elaborar normas para treinamento de funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, manter boa postura pessoal, controlar venda de bilhetes, programar abastecimento dos setores, orientar pedido do cliente, orientar execução dos serviços, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, avaliar novos equipamentos e utensílios, realizar reuniões de avaliação de funcionários, encaminhar clientes, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), controlar consumo de matérias-primas e insumos, organizar treinamento para execução de novos serviços, liderar equipe, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, acompanhar visitações, motivar funcionários, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, coletar dados sobre desempenho de funcionários, demonstrar bom senso, executar trabalho de subordinados, coletar dados sobre operação de reservas, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, registrar pedido do cliente, finalizar atendimento ao cliente, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Recepção de Hotel ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 4.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Recepção de Hotel em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Recepção de Hotel ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2024

O salário de Supervisor de Recepção de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 1143 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Recepção de Hotel com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 510120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Recepção de Hotel em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Supervisor de Recepção de Hotel por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.774,75 2.882,29 4.067,58 13,21 8.20%
Rio de Janeiro 43h 2.852,22 2.962,76 4.181,14 13,77 7.10%
Minas Gerais 43h 2.405,24 2.498,46 3.525,90 11,73 7.20%
Rio Grande do Sul 44h 2.729,43 2.835,22 4.001,14 12,98 7.40%
Santa Catarina 43h 2.462,74 2.558,19 3.610,19 11,80 6.80%
Bahia 44h 2.321,15 2.411,11 3.402,63 11,01 6.10%
Paraná 43h 2.619,38 2.720,90 3.839,82 12,55 4.60%
Pernambuco 43h 2.501,12 2.598,05 3.666,45 11,97 7.00%
Pará 43h 2.215,82 2.301,70 3.248,23 10,71 5.80%
Mato Grosso 41h 2.732,22 2.838,12 4.005,23 13,69 5.80%
Ceará 42h 2.122,19 2.204,44 3.110,97 10,44 4.40%
Amazonas 43h 2.736,42 2.842,47 4.011,38 13,30 5.00%
Goiás 43h 2.403,37 2.496,52 3.523,17 11,67 4.70%
Mato Grosso do Sul 44h 2.437,47 2.531,94 3.573,15 11,51 4.90%
Distrito Federal 43h 3.121,47 3.242,45 4.575,85 15,17 4.30%
Alagoas 44h 2.693,61 2.798,01 3.948,64 12,72 5.60%
Paraíba 43h 1.955,49 2.031,28 2.866,60 9,36 4.50%
Maranhão 40h 1.805,23 1.875,19 2.646,33 9,34 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Recepção de Hotel.

Dissídio de Supervisor de Recepção de Hotel por cidade

Quanto ganha um Supervisor de Recepção de Hotel nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Supervisor de Recepção de Hotel na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.803,06 3.950,45 5.575,00 18,23 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 43 3.165,22 3.287,90 4.639,98 15,37 7.40%
Sorocaba, SP 44 1.802,53 1.872,39 2.642,38 8,51 6.90%
Porto Alegre, RS 43 3.127,97 3.249,20 4.585,37 15,29 7.70%
Gramado, RS 44 2.986,66 3.102,41 4.378,22 14,10 7.20%
Belo Horizonte, MG 44 3.263,51 3.389,99 4.784,06 15,55 7.60%
Manaus, AM 43 2.736,42 2.842,47 4.011,38 13,30 4.30%
Florianópolis, SC 44 2.881,38 2.993,05 4.223,89 13,60 5.70%
Salvador, BA 44 2.479,66 2.575,76 3.635,00 11,77 6.10%
Brasília, DF 43 3.121,47 3.242,45 4.575,85 15,17 7.10%
Ribeirão Preto, SP 44 3.061,25 3.179,90 4.487,57 14,45 5.90%
São Leopoldo, RS 44 2.157,18 2.240,79 3.162,26 10,19 6.90%
Ipojuca, PE 43 3.024,91 3.142,14 4.434,29 14,52 6.30%
Belém, PA 43 2.112,21 2.194,08 3.096,35 10,19 7.80%
Osasco, SP 44 2.148,53 2.231,80 3.149,59 10,14 4.40%
Porto Seguro, BA 43 2.241,23 2.328,09 3.285,47 10,78 4.60%
São Luís, MA 40 1.845,76 1.917,30 2.705,75 9,63 7.10%
Fortaleza, CE 41 1.829,72 1.900,64 2.682,24 9,25 5.80%
Tubarão, SC 44 1.828,63 1.899,50 2.680,63 8,63 5.40%
Cairu, BA 44 2.262,70 2.350,40 3.316,95 10,68 6.90%
Novo Hamburgo, RS 44 3.271,41 3.398,20 4.795,64 15,55 4.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Recepção de Hotel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Supervisor de Recepção de Hotel no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 2.516,89 2.614,44 3.689,57 8.10%
Condomínios prediais 3.633,75 3.774,58 5.326,80 4.80%
Motéis 1.804,75 1.874,70 2.645,63 6.30%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.763,04 3.908,89 5.516,34 4.10%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 2.114,40 2.196,35 3.099,55 6.90%
Outros alojamentos 2.014,91 2.093,00 2.953,70 5.80%
Atividades de vigilância e segurança privada 2.038,04 2.117,02 2.987,61 4.30%
Restaurantes e similares 2.036,97 2.115,92 2.986,05 4.90%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.127,26 2.209,71 3.118,40 4.40%
Agências de viagens 3.588,39 3.727,47 5.260,31 6.60%
Apart-hotéis 3.455,73 3.589,67 5.065,85 5.50%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.394,45 2.487,25 3.510,08 7.20%
Clubes sociais, esportivos e similares 1.682,90 1.748,13 2.467,01 4.10%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.655,51 1.719,67 2.426,85 5.80%
Atividades de apoio à gestão de saúde 2.868,81 2.980,00 4.205,47 7.80%
Pensões (alojamento) 2.106,04 2.187,67 3.087,30 7.20%
Condomínios residenciais para idosos 3.147,89 3.269,89 4.614,57 4.70%
Aluguel de imóveis próprios 2.314,79 2.404,50 3.393,30 4.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.311,90 2.401,50 3.389,07 4.30%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 3.059,67 3.178,25 4.485,24 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.