O dissídio de Supervisor de Recepção de Hotel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510120 no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.600,73

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

379 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.395,22

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

114 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Condomínios Prediais

R$ 3.079,21

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

621 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Chefe de portaria de hotel supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Recepção de Hotel

O Chefe de portaria de hotel planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.

Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.

Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário.

Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos.

Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços.

Monitora a realização dos serviços de dedetização Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.

Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros.

Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe Intermedeia informações entre equipe e superiores.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.

Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

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Funções do Chefe de portaria de hotel

O profissional Supervisor de Recepção de Hotel deve avaliar execução de serviços, avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, demonstrar competências pessoais, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, coordenar equipe de trabalho, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel deve liderar equipe, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, orientar pedido do cliente, controlar venda de bilhetes, atribuir tarefas aos funcionários, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, organizar treinamento para execução de novos serviços, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, manter-se atualizado, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, verificar estado das instalações, elaborar cronogramas de execução de tarefas, coletar dados sobre operação de reservas, demonstrar bom senso, solicitar autoavaliação dos funcionários, atender reclamações, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, dimensionar equipe de trabalho, sugerir atualização de equipamentos, acomodar clientes, estabelecer rotinas de passagem de turnos, registrar ocorrências nos setores, elaborar normas para treinamento de funcionários, supervisionar acesso às bilheterias, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, finalizar atendimento ao cliente, controlar recebimento de mercadorias e valores, delegar responsabilidade aos funcionários, distribuir funcionários em setores, recepcionar clientes, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, motivar funcionários, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, orientar execução dos serviços, demonstrar senso de organização, examinar produtos, segundo validade de utilização, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, coletar dados sobre desempenho de funcionários, manter boa postura pessoal, demonstrar atitudes inovadoras, encaminhar clientes, definir funções da equipe de trabalho, avaliar novos equipamentos e utensílios, supervisionar horários de portaria, registrar pedido do cliente, realizar reuniões de avaliação de funcionários, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, participar de programas de treinamento, tratar clientes e subordinados com cortesia, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, adequar equipe a situações atípicas, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, avaliar funcionários para promoções, providenciar reparos de equipamentos e instalações, examinar padrão de arrumação dos quartos, descrever procedimentos de execução dos serviços, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, manter bons hábitos de higiene, propor treinamento externo para funcionários, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, controlar consumo de matérias-primas e insumos, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, acompanhar visitações, providenciar atividades de capacitação, simular atividades para aprendizagem, executar trabalho de subordinados, coletar dados sobre venda de bilhetes, demonstrar agilidade, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar funcionamento de equipamentos, programar abastecimento dos setores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Recepção de Hotel ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Recepção de Hotel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Recepção de Hotel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Recepção de Hotel ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025

O salário de Supervisor de Recepção de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.203 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Recepção de Hotel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Recepção de Hotel CBO 510120 salário