O dissídio de Supervisor de Andar 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510115 no cargo de Supervisor de Andar.
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 2.812,91
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
757 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 2.485,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
455 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 3.560,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
978 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de andar supervisiona os serviços de limpeza, arrumação e organização de apartamentos (ou quartos) e de áreas sociais de andar de hotel, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços realizados, e verificando o nível de satisfação dos hóspedes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Andar
O Supervisor de andar planeja as rotinas de trabalho da equipe de camareiras em hotel, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para a execução dos serviços Estabelece o horário para realização das tarefas, conforme plano de trabalho e ocupação dos apartamentos ou quartos.
Atende hóspedes, recepcionando-os, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente do hotel, examinando o fundamento de suas reclamações e verificando o seu nível de satisfação com os serviços.
Controla o suprimento de produtos e materiais necessários para a execução do trabalho no andar, monitorando o consumo e solicitando reposição Executa o controle de roupas de cama e banho e de utensílios existentes nos apartamentos (ou quartos) e no depósito do andar.
Realiza triagem de peças de roupa e utensílios, para descarte ou reparo Supervisiona a organização de carrinhos, copas e rouparia.
Monitora o funcionamento dos equipamentos usados no andar, providenciando pequenos reparos.
Lança no sistema ordens de serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel.
Verifica o estado de conservação das instalações do andar, providenciando pequenos reparos.
Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização Examina a qualidade da limpeza, da arrumação e da organização nos apartamentos (ou quartos) e nas áreas sociais, com o uso de formulário de checagem (“checklist”).
Pode realizar ações corretivas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe.
Intermedeia informações entre equipe e superiores Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina tempo de execução e qualidade na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.
Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre situação de reserva e ocupação de apartamentos (ou quartos) do andar, expondo o consumo de produtos e materiais em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores, e apresentando o nível de satisfação dos hóspedes.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do Supervisor de andar
O profissional Supervisor de Andar deve planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar execução de serviços, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar desempenho de funcionários, coordenar equipe de trabalho, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Supervisor de andar
Um Supervisor de andar deve liderar equipe, estabelecer rotinas de passagem de turnos, controlar recebimento de mercadorias e valores, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, orientar pedido do cliente, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, atender reclamações, solicitar autoavaliação dos funcionários, realizar reuniões de avaliação de funcionários, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, registrar ocorrências nos setores, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, sugerir atualização de equipamentos, delegar responsabilidade aos funcionários, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, manter boa postura pessoal, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, examinar padrão de arrumação dos quartos, dimensionar equipe de trabalho, examinar produtos, segundo validade de utilização, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, participar de programas de treinamento, propor treinamento externo para funcionários, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), simular atividades para aprendizagem, programar abastecimento dos setores, acompanhar visitações, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, providenciar reparos de equipamentos e instalações, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, manter bons hábitos de higiene, atribuir tarefas aos funcionários, coletar dados sobre operação de reservas, intermediar informações entre equipe e superiores, finalizar atendimento ao cliente, recepcionar clientes, demonstrar agilidade, tratar clientes e subordinados com cortesia, elaborar cronogramas de execução de tarefas, coletar dados sobre desempenho de funcionários, manter-se atualizado, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, coletar dados sobre venda de bilhetes, definir funções da equipe de trabalho, executar trabalho de subordinados, adequar equipe a situações atípicas, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, demonstrar atitudes inovadoras, orientar execução dos serviços, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, acomodar clientes, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, organizar treinamento para execução de novos serviços, demonstrar bom senso, registrar pedido do cliente, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, descrever procedimentos de execução dos serviços, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, elaborar normas para treinamento de funcionários, avaliar funcionários para promoções, distribuir funcionários em setores, controlar consumo de matérias-primas e insumos, demonstrar senso de organização, providenciar atividades de capacitação, verificar funcionamento de equipamentos, avaliar novos equipamentos e utensílios, motivar funcionários, verificar estado das instalações, encaminhar clientes, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Andar ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Andar e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Andar em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Andar ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025
O salário de Supervisor de Andar mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.233 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Andar com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: